Praga

A primeira vez que eu fui a Praga foi em 2004. Amei. Era o lugar mais exótico que eu conhecia naquela época. Em 2004, a República Tcheca não fazia parte da União Européia e até visto na embaixada em Munique eu precisei tirar pra poder viajar. Toda a burocracia valeu a pena. Praga tinha um quê atrativo de Europa misturado com o marcado leste europeu, que até então eu não conhecia absolutamente nada.
A segunda vez que eu fui a Praga foi mês passado na viagem do leste europeu com mamys. Depois de já ter passado por Budapeste, Viena e Bratislava, Praga nos esperava. 6 anos depois, bem mais madura. Eu e Praga. Hoje eu conheço um bocadinho mais da história do leste (não tão leste assim) europeu, e Praga continua sendo a capital da República Tcheca, agora já parte da União Européia e visto não é mais preciso pra entrar lá.
A minha impressão geral - além de que Praga continua belíssima, interessantíssima e tudo quanto é íssima - é que a cidade está muito mais lotadíssima também. O turismo cresceu exponencialmente desde a última vez que pisei ali. Não só muito mais gente, mas tudo mais comercial também. Mais restaurantes, mais bares, mais lojas, mais bugiganga e mais organização também. O turismo hoje é uma das principais rendas que Praga proporciona ao país e aquece a economia. Tudo pela sua beleza e encanto que não se vê em nenhum outro lugar. Praga está para o leste europeu assim como Paris está para a Europa central.
A capital tcheca tem pouco mais de um milhão de habitantes. Na Alta Idade Média, sob o reinado de Carlos IV, a localização de Praga contribuiu para sua transformação numa grande cidade, então maior que Paris e Londres. No século XVI, sob o domínio Habsburgo, surgiram muitos palácios barrocos e jardins que até hoje enchem os olhos de quem lá passa. Meu guia da Folha de São Paulo está certo, oder? Concordo em gênero, número e grau. Praga é toda preservada, apesar de ter sido tratada com descaso durante o regime comunista.
A República Tcheca divide-se em duas regiões: Boêmia e Morávia. No geral, a paisagem é toda marcada por montanhas e castelos pontudos. Boa parte da Boêmia é dominada por indústrias pesadas, como a de mineração. Praga é a maior cidade da Boêmia e é considerada um centro cultural e comercial muito próspero, o que vai meio contra o que se espera de uma cidade da Europa "Oriental". Tá tudo escrito no meu guia e eu conferi com meus próprios olhos. A arquitetura é única, magnífica. Sobreviveu às duas guerras mundiais. É fantástico!
Próximo post conto com detalhes o que ver (ou o que vi) em Praga, tá? Isso aqui foi só a introdução...
Ahh... Praga...

Marcadores: , , ,