É pra frente que se anda!

Q​uando alguma coisa começa, a gente não pensa em como ela vai acabar. Qualquer coisa que seja. Um relacionamento, um emprego, uma amizade, uma mudança de apartamento. Ficamos empolgados, fazemos planos, tudo tim tim por tim tim achando que estamos no controle. Aí começa. O novo relacionamento, o novo emprego, a nova amizade, a nova morada. E com o passar do tempo, tudo deixa de ser novidade. O que no início enchia os olhos começa a ser incomodado por coisas que antes não ​víamos. Será que elas sempre existiram?Passamos a ver nossa nova empreitada com alguns problemas e passamos nossos dias tentando resolvê-los, melhorá-los, curá-los. Cabe a cada um enxergar se vale a pena lutar, manter a luta ou se dar por vencido e encarar mais uma mudança, uma renovação, ou um fim. Começamos a pensar então na nossa vida sem aquele relacionamento, sem o emprego, sem a amizade, em (mais) um novo apartamento... E nos damos conta que não é a primeira vez que aquilo acontece. Provavelmente não será a última? A verdade é que tudo tem um ciclo. Ciclos se renovam ou não.
Depois de contar a odisséia no maior posto da história desse blog, que foi esse fim do meu trabalho atual, aliás depois de reclamar tanto aqui sobre o que não gostava nele, ne. O trabalho em si, já contei por aqui, não é mal, seria até bacana se fosse feito direito. Como ninguém trabalha sozinho, o trabalho que depende do meu não combina com meu estilo de trabalhar, algumas pessoas não vão com a minha cara e vice versa e terminou que a grande razão de eu ter vindo morar na Suíça - meu trabalho - estava sendo a pior parte da minha vida hoje aqui.
E o que é que se faz numa situação dessas? Fico frustrada, fico triste, fico desapontada, fico, claro. Mas não me dou por vencida assim tão fácil. Vou me trancar no meu quarto e dar as costas pro mundo? NÃO! Investi tudo que construí até hoje pra estar aqui. Larguei tudo, tudo mesmo, e vim pra cá achando que tava fazendo certo, que merecia essa oportunidade, que eu precisava dessa experiência, que iria crescer profissionalmente, eu queria isso. Larguei tudo sem pestanejar. Vendi meus móveis, meu carro, devolvi meu apartamento em Recife, defendi minha dissertação de mestrado, me organizei toda e vim. Comecei tudo do zero achando ótimo. Não conhecia ninguém. Não sou casada com gringo. Não tenho tia casada com ninguém que conhece fulaninho. Vim bater aqui por mérito meu. Beleza. Lindo. Maravilhoso. Tudo ótimo mesmo. Tudo começou muito bem. E, como vocês já sabem, nem tudo teve um rumo tão legal assim. Me desentendi com meu chefe, uma alemã queria mandar em mim, houve uma reorganização de departamento. Em tudo, vi chances de mudança, de melhorias, conversei, expus minhas idéias, participei de reuniões que não deram em nada, e no final, não me restou nada a não ser constatar que eu não tava saindo do lugar.
Sim, fiquei muito frustrada. Mas graças a Deus a vida aqui foi legal comigo e me deu outras coisas pra não acentuar tanto minha decepção com o trabalho. Namorei, fiz amigos, viajei, fui pra farra, aprendi francês. Me distraí da melhor maneira quando estava longe do trabalho. Mas todo santo dia era a mesma coisa. Eu tinha que trabalhar pelo menos 8 horas por dia num projeto que não me interessa, que não me acrescentava em nada, não gosto, e as pessoas que trabalham comigo não são legais. Era a hora de tomar uma atitude e começar a pensar no fim dessa situação.
Meu status aqui na Suíça por trabalhar numa organização internacional tem suas vantagens, mas tem desvantagens também. E​u não fazia a menor idéia de como seria pra mudar esse status. Questões legais, sabe. Sou brasileira, cidadã não-européia e meu cartão de diplomata está atrelado ao meu trabalho. Sem trabalho, sem cartão, Alô Brasil novamente? Não! Não queria voltar agora. Que que eu fiz? Fui procurar emprego...
E como é desgastante essa coisa de provar que você merece, que você é bom, é isso, é aquilo. Bom, pelo menos deu certo. O que eu podia fazer eu fiz. Foi um stress danado, porque apesar de não conseguir pensar em nenhum motivo que poderia ter dado meu visto como negado, nunca se sabe, ne, vai que o cara que tá lá com meu processo não vai com a cara de uma brasileira que mora no prédio dele e nega meu querido pedido porque também sou brasileira. Sei lá ne... Por outro lado, foi a empresa que está me contratando que deu entrada com o visto lá, então é "mais fácil" de conseguir porque eles têm lá as manhas de provar que eu sou a melhor candidata para aquela vaga e nenhum europeu no momento é melhor que eu, sacou aí como funciona? Pelo menos é o que todos dizem. Negócio também é que não pode parecer que eu estou "roubando" a vaga de um europeu, apenas estou ajudando aqui com minha experiência no país que no momento não dispõe de ninguém pra fazer isso, nem ninguém na UE que é sempre prioridade antes de sul-americano, indiano, etc. Mas já ouvi falar de vários casos de pessoas altamente capacitadas com um contrato assinado na mão e ter seu visto negado. Fiquei muito tensa.
Não quero cuspir no prato que comi. O local que trabalho hoje tinha tudo pra dar certo, é um empregão, muitos benefícios legais e tal, eu vim pra cá pra passar o resto da vida, mas infelizmente pra minha pessoa não deu certo, não bateu. Sou muito grata pelo tempo que passei ali, aprendi muito, bla bla..., mas finalmente vou poder me libertar de um trabalho que no fim não tem nada a ver comigo e vou poder partir para novos ares, começar de novo em mais uma oportunidade de viver e trabalhar em paz com o que eu estou me propondo, que na verdade é o foco do que eu vim fazer aqui. Podia muito bem continuar indo lá fazer o feijão com arroz e ganhar meu salariozinho bonitinho, mas eu não queria ter de me acomodar e continuar trabalhando no meu emprego atual e odiando, mas contentinha só porque estou ainda na Suíça. Ia me tornar uma profissional medíocre. Tudo que eu estudei foi pra isso? Não, não é isso que eu quero. Essa não seria eu. E pra que? Quando tem um mundão aí pra ser explorado, tantas oportunidades, logo eu ficar parada por que? Eu não! Quem fica parado é poste! Estou muito feliz com as expectativas do novo job. Muito mais desafiador, dinâmico, muito mais a oferecer. Estou empolgadíssima!!!
E assim vou encerrar mais uma fase e começar mais outra nova, com novas promessas, novas descobertas, novas histórias que ainda não sei como vão se desvencilhar​, novos personagens vão aparecer, sem pensar como vai acabar e no que é que vai dar. E mais um ciclo vai se iniciar. C​omo disse Walt Disney, o difícil não é chegar lá em cima, é deixar de subir.

Marcadores: , ,