Qutb Minar, Delhi

Depois de dormir muuuuito o resto do sábado no maravilhoso hotel em Agra, depois de visitar o Forte Vermelho e o Taj Mahal, eu tava tão exausta de toda a viagem que só acordei no dia seguinte, que era domingo, e tinha o dia inteiro pra fazer o trajeto de volta todo de novo, ou seja: Agra - Delhi de carro, e Delhi - Bangalore de avião, e me preparar para o primeiro dia de trabalho em Bangalore na segunda-feira. Ainda bem que não topei ir lá ver o elefante no dia anterior, meu corpo precisava de descanso. E o domingo também não foi mole não.
A viagem de carro Agra - Delhi de volta no domingo foi mais rápida que a ida e eu ainda coloquei 4 horas de folga antes da hora que queria chegar no aeroporto (que já era 2 horas antes de vôo!) porque sei lá ne, nunca se sabe, na India tudo pode acontecer. Vai que acontece alguma coisa com o carro, um elefante no meio da pista, sei lá, eu não podia perder meu voo. Achei melhor sair horas e horas antes do vôo e se sobrasse tempo, dar uma volta por Nova Delhi, a capital da India.
O guia do dia anterior não estava mais no carro, era só eu e o motorista. Aquele que não fala Inglês direito. Graças a Deus, no dia anterior, eles conversaram lá e o guia falou mais ou menos qual era o esquema pra não ser tão complicado nosso entendimento. Porque era tipo assim, eu dizia "Falta muito pra chegar?", e ele dizia "Ontem". Daí voce tira. Aí lá, chegando em Delhi, o motorista vem me perguntar aonde eu quero ir primeiro. Só que peraí, deixa eu dizer. Delhi é a maior cidade da India. Não... peraí, de novo: A MAIOR CIDADE DA INDIA!!! Então são milhõõõõees de pessoas. Eu quando cheguei já percebi logo o calor que aumentou e sim, é muito mas muuito barulhenta e nossa, não me canso de dizer como tinha gente!!!
Tem muita coisa pra ver em Delhi, mas a cidade foi dividida em duas partes: a parte nova e a parte velha: Nova Delhi e a velha Delhi. Dã! O aeroporto fica na parte nova, Nova Delhi, e a maioria das coisas mais legais pra ver fica obviamente na parte velha, o que é assim no mínimo 2 horas de uma parte pra outra. Sem brincadeira.
Se voce quer conhecer Delhi mesmo, tem que reservar dias e dias ali, porque olha, não é fácil. Então eu infelizmente não dispunha desse tempo pra conhecer por exemplo o templo Lakshmi Narayan, um dos principais pontos de interesse na cidade; ou o Hanuman Mandir... eu tinha que me conter com o que eu conseguisse ver em Nova Delhi apenas, que ficasse ali não tão longe do aeroporto. Então por sugestão do guia do dia anterior, o motorista me levou pra conhecer Qutb Minar.
Eu não consigo nem pronunciar isso direito, mas o Qutb Minar é o seguinte, é esta torre aí da foto acima esculpida com versos do Alcorão, a Bíblia dos Muçulmanos (Qur´an), construída no século 13 pelo primeiro sultão (rei muçulmano) de Delhi, Qutb-ud-Din-Aibak, para celebrar sua vitória sob reis hindus.
Eu já falei bastante aqui nesse blog como eu gosto de conhecer coisas da cultura dos países e religião, etc. Quando fui a Israel e Jordânia, esclareci ainda mais meus conhecimentos nesses assuntos através dos marcos da história e acho cada vez mais fantástico. A Turquia depois então foi outra maravilha. Então conhecer mais um exemplo de marca islã mundo afora, principalmente na India, em contraste com os hindus, a India tão vasta e tão rica em cultura, foi assim um fato marcante.
Hoje o lugar é um parque fechado, paga-se pra entrar e é patrimônio da Unesco. O monumento é a torre de pedra mais alta do mundo e a maior minarete na India com 72 metros de altura. É louvado pelos muçulmanos como belo exemplo de arquitetura islâmica e como lembrança do poder islão na região; mas não só isso, é rodeado de ruínas e partes de estruturas medievais antigas, formando o complexo de Qutb, grande centro de visitas e atração pros turistas que vão a Nova Delhi.
Realmente a torre é muito alta e muito impressionante, as cores muito exóticas e cheia de detalhes. O parque como um todo é bem interessante de visitar. Mas eu estava sozinha. O motorista não entrou comigo, ficou me esperando do lado de fora, então voce imagine eu andando lá e as pessoas apontando celular, camera pra mim e me pedindo pra tirar foto. Teve um que até me mandou tirar os oculos. Então é aquela coisa que voce não consegue nem relaxar nem aproveitar muito, porque tá todo mundo te olhando e eu não tinha nem o guia do meu lado pra me sentir menos assediada. Além de tudo, tava 33 graus nesse dia em Delhi, e eu não tava conseguindo nem respirar direito de tanto abafado. Visitei o parque inteiro em meia hora e fui dando meia volta.

Aonde eu ia, aonde eu andava, juntava uma trupe atrás de mim, ao meu redor, e se não tiravam foto, ficavam me olhando. Olha, agora eu sei como os artistas se sentem quando tem gente e paparazi querendo uma foto viu. Tive meus dias de celebridade na India. Até então, no Taj Mahal, tinha sido meu auge. Mas ali sozinha no Qutb Minar, em Delhi, foi o recorde. Em meia hora, tirei mais de 15 fotos com pessoas que eu não conheço, sem falar nas fotos que tiravam de mim sem nem me pedirem. Mas foi legal. Curti conhecer o Qutb Minar, mesmo nessa correria, e nessa brisa.
Voltei pro ar condicionado do carro e fui voltando a conseguir pensar direito de novo. Porque com aquele calor todo lá fora, eu tava ficando era sem força já. Fiquei fuçando no guia o que mais eu poderia visitar ali perto, mas o trânsito tava tão horrível, e eu não tinha comido nada ainda, que preferi parar num shopping, almoçar o frango menos picante que ainda era muito picante no KFC e ir me dirigindo pro aeroporto.
O aeroporto de Delhi é um mundo! Foi o primeiro aeroporto que vi que tem uma Prayer Room, ou seja, uma sala para rezar, fazer suas orações, sei lá como funciona. Comprei uma revista e fiquei lá esperando meu vôo, tentando descansar, sair do modo viajante e entrar no modo trabalhadora, porque no dia seguinte eu ia começar a curta mas grande jornada de trabalho em Bangalore!

Marcadores: , , , ,