Enquanto isso, na Suiça...

Quando o outono vai se despedindo no final de outubro, início de novembro, e começam aquelas tempestades de folha caindo, vento de derrubar um, é certo que é o inverno querendo dar as caras. A temperatura cai descaradamente, fica aquele frio de doer os ossos e todo mundo fica na maior expectativa de que neve logo pra aliviar o frio.

Quando planejei minhas férias no Brasil e Argentina pra voltar pra Suiça em dezembro, eu tinha certeza que esse ano ia perder a primeira nevada da estação, e que quando chegasse aqui ia estar tudo branquinho já. Afinal este é meu terceiro inverno na Suiça e nos dois últimos, a primeira nevada sempre caiu no finalzinho de novembro.

Quando eu saí da Suiça em novembro de férias, a paisagem que eu deixei foi mais ou menos essa aí da foto acima. Toda amarelinha, folhas caindo. Era outono. Eu tava crente que ia perder a transição quase mágica do outono pro inverno e os primeiros floquinhos caindo.

Mas como a natureza faz o que quer, enquanto o sol não aparecia nos meus últimos dias de férias no Rio de Janeiro, por aqui também nada de neve. Só muita chuva, e o frio nem estava tão ruim assim. Nos alpes e nas montanhas lá no alto já tinha nevado sim. Quando cheguei de volta, na primeira semana de dezembro, vi do avião os alpes bem branquinhos, mas aqui em baixo na cidade nadica, nada, niente, nichts! Achei ótimo que faziam 10, 12 graus pro meu choque de volta não ser muito grande. E logo me juntei a todo mundo na expectativa da primeira neve.

Este é meu primeiro fim de semana de volta a Suiça, e durante a semana enquanto aguentava os efeitos do jet lag no trabalho e tentava me acostumar de volta a rotina, o centro das atenções era a previsão do fim de semana que dizia que a temperatura ia cair muito e finalmente a primeira neve da estação ia cair! Máxima de -2 graus, mínima de -9 era a média da previsão meteorológica.
Na sexta-feira, fazia 2 dias que só chovia sem parar, e um furacao na Alemanha cancelou voos, atrasou trens e deixou aquelas bandas um caos, e daqui sentimos os efeitos.

Acordei no sábado com uma mensagem da minha amiga suiça-italiana dizendo que estava nevando lá pelo Ticino, e mesmo meio sonâmbula, a primeira coisa que pensei foi: se tá nevando lá, tá nevando aqui também! Dei um pulo da cama e fui na janela olhar! E lá estava ela: a primeira neve da estação: 17 de dezembro de 2011. Demorou, mas chegou.



Fiquei mó feliz e quase feito criança, me arrumei, arrumei Juca e fomos dar um passeio...

Finalmente tirei o casaco de astronauta da caixa que já estava guardada desde março deste ano. Faltou mão pra segurar guarda-chuva, coleira de Juca, celular, saquinho do cocô... fora o vento que ainda tava punk e mais punk ainda era ficar tirando e colocando as luvas.

Mas ontem não foi aquela nevaaaasca como foi a primeira dos anos passados não. Não estava tão frio e no final do dia já não tinha quase nada, só gelo. O que eu particularmente odeio quando a neve derrete e fica só o gelão mesmo porque eu sou mestre em escorregar, além de ficar uma melequeira só na bota e é um saco pra chegar em casa, tirar sapato, enxugar, etc. Mas a noite ontem mesmo começou a nevar de novo e eu fui dormir na expectativa de acordar hoje com tudo branquinho.

E voila, hoje quando acordei estava assim:
Pra quem há poucos dias estava a 30 e poucos graus em Buenos Aires...
Juca como sempre animadíssimo, e eu me lascando toda pra dar conta de tudo ENQUANTO nevava. Hoje ainda não parou de nevar. Quer dizer, tem hora que fica mais fraquinha, tem hora que os flocos estão grandões e pesados, mas parar ainda não parou. Dei uma volta com Juca quando deu uma melhorada e assim como no ano passado, fiz um vídeo no celular para registrar o momento. Nada de produção, apenas um simples vídeo.

É, parece que agora o inverno chegou de verdade. Vou confessar que estou sofrendo bem menos com o frio, em comparação aos anos anteriores. Até que enfim ne. Um dia teria que me acostumar. Mas a neve está aí. Demorou, mas chegou. Aliás, continua a cair até agora! Pra alegria da galera que tava esperando ansiosamente pra ir esquiar, andar de snowboard com bastante neve, ou só pra curtir a magia gelada, antes que enjoe.

Marcadores: , , , , , , , ,