Feira de Natal de Berna

Ok, ok, o natal já passou. Estou atrasadérrima aqui com os posts. Mas mesmo nessa época do ano, com minha mãe aqui comigo, com as lojas todas em promoção lá na cidade, eu ainda tenho que trabalhar, e ainda queimo o dedo na cozinha me impedindo de fazer movimentos bruscos (pausa para a risada), então o blog termina tomando as dores, pobrezinho. Oh well. Enfim. Mesmo já tendo passado o natal, vale a pena falar sobre a feira de natal que é costume nessas bandas aqui do mundo.
Feiras de natal são uma tradição alemã, onde como pode-se presumir, são feirinhas que se montam nessa época do ano em principais cidades para vender .... hum... qualquer coisa. Na verdade não é a primeira vez que falo sobre feiras de natal aqui. Apesar de ter passado 3 meses em Nürnberg, na Alemanha, em 2004, não estava lá na época de natal, então perdi o show, pois Nürnberg é a cidade que tem a feira de natal mais famosa do mundo. No meu primeiro ano de Suiça, conheci uma das principais feiras de natal, a de Montreux, na parte francesa. E ano passado mesmo no post de natal, tava lá a feira de Berna toda coberta de neve.
Este ano não tinha mais neve no natal. Aliás, esse ano tá sendo todo diferente. Mas a feira estava lá. Durante o mês de dezembro quase todo. De 3 a 24 de dezembro, e "os restos" de 27 a 29 de dezembro. Assim são todas as feiras de natal Alemanha afora, aqui na Suiça também, e em Berna, capital suiça, não é diferente.
Gueri-gueris de tudo quanto é coisa. Bugingangas de tudo quanto é tipo. Enfeites decorativos, velas, bijuterias, comilanças, coisinhas legais pra ficar passando e olhando. Mas o que tem mesmo é stand de cachecol e luvas porque olha, o frio não tá brincando não. Depois da primeira nevada, não tivemos mais neve nenhuma, mas o frio continua firme e forte. Vai entender. Bom mas só assim fica menos mico perigoso de andar porque os escorregões também continuam firmes e fortes quando tem gelo no chão. Jokes apart, a feirinha mesmo sendo a mesma coisa do ano passado e praticamente a mesma coisa todo ano, e o mesmo esquema de feiras de natal, e mesmo eu não estando no clima natalino, é muito legalzinha de visitar.
Voce termina achando alguma coisa interessante, e dar uma volta em feiras ao ar livre é algo que me cativa, pelo simples fato de não ter caráter de obrigação consumista, não tem vendedores te chamando, nem te fazendo perguntas, voce simplesmente anda na rua e olha o que quer, totalmente descompromissado, e eu gosto disso. Mesmo sendo no natal, que é uma coisa meio "yeah, vamos comprar tudo como se não houvesse amanhã", sinto que as feirinhas de natal - apesar dos preços bem ambiciosos - ainda são despretensiosas.
E, é claro, não podia faltar, o principal motivo das feiras de natal. Ou seria a principal consequencia? Depois de andar tanto no frio desgraçado, é natural precisar de algo quente pra se esquentar - o famoso glühwein, ou vinho quente. Os marmanjos do meu trabalho organizaram uma Weihnachtsmarktbummel, ou uma caminhada pela feira de natal na semana passada.. mas, veja voce, até parece que um monte de homem tá interessado em ficar andando pela feira pra comprar algo ou coisa do tipo. O interesse, o real motivo da "caminhada" era apenas-unica e exclusivamente o stande de glühwein, que aqui na feira de Berna, só tem um! E está sempre lotado. Seja o principal motivo de alguém ir a feira, ou a consequencia como eu falei antes, fato é que o glühwein é uma delícia e principalmente aquece o passeio. Voce pode até sair de mãos vazias de lá, mas feira de natal sem glühwein não é feira de natal.

Marcadores: , , , , , ,