Bärner Fasnacht 2012

Aqui na Suiça cada cantão tem suas datas e tradições pra tudo, embora haja similaridades entre elas. Claro, a Suiça é uma confederação e apesar de ser bem diferente a parte Alemã da Francesa e Italiana, o país é um só. Aqui na parte Alemã, que é onde vivo e o que eu mais conheço e convivo, o carnaval (Fasnacht) acontece em Fevereiro mas não exatamente na mesma época para todas as cidades. Nem toda cidade tem carnaval. Tem umas e outras que são mais famosas como Basel e Lucerna, e eu não sei como é determinada a data de carnaval de cada cidade.
Claro, não é como no Brasil uma semana de feriado em Recife, semanas e semanas pré de agitação em Salvador e o nobre carnaval carioca, mas até que o povo se esforça.
Este ano, depois da frente fria horrorosa que veio da Sibéria e deixou todo mundo triste de frio com temperaturas beirando os -20 graus, o inverno voltou a ser legal e semana passada fazia 8 graus e um solzinho tímido. Faz 1 semana que não uso cachecol, que coisa maravilhosa. Então este fim de semana que passou que era o carnaval aqui em Berna, a capital suiça, não foi tão horrível ir pra rua ver o carnaval porque o frio não tava tão intenso.
A folia começou na quinta-feira e foi até o sábado. E eu inocente em plena quinta-feira voltando da minha academia tive que descer em uma estação diferente do tram, andar pela cidade no meio da bagunça lá - quer dizer, "bagunça" ne... - e pegar outro tram pra casa. O centro da cidade estava parado, não passava carro nem ônibus, era só gente, bandinhas e fantasias. Um carnaval meio que de antigamente.
Na sexta, trabalhei em Berna e marquei com uma amiga de ir a cidade então ver o carnaval de perto, e aí sabe como é ne, brasileiro quando se junta e encontra outros amigos brasileiros que estavam realmente prontos pra farra, é só alegria.
O fon-fon da guggenmusik não é um eskidum eskidum mas a gente tem que dançar conforme a música ne. O que vale é a greia. No sábado ainda topei me juntar a tropa e me fantasiar de dama da corte ou sei lá o que, e entrar na brincadeira.
Tinha até nego fantasiado de Michel Telo dançando Ai Se Eu Te Pego sem parar. A coisa mais engraçada!!! Hahahahaha! O mais legal mesmo era ir dando de cara com uma fantasia mais legal e criativa que a outra, ver todo mundo se divertindo num clima espontaneo e bacana, e mesmo no alto da noite fazendo 0 graus, não tinha frio que desanimasse essa galera.
Foi muuuuito legal. Meu terceiro carnaval suiço e a cada ano é melhor que outro!

Marcadores: , , , ,