Milão

A região da Lombardia, na Itália, faz fronteira com a Suiça e é uma região que vai dos alpes, vilas românticas ao longo do lago Maggiore até às ruas largas e badaladas de sua capital, Milão. Ir da Suiça para Milão de trem é muito rápido e muito fácil e nada mais era preciso para me convencer de que muito em breve eu teria que tirar proveito dessa vantagem.
Ora, eu amo a Itália. Admiro muito um dos (senão o) países com maior autenticidade cultural, histórica, gastronômica. Fui tantas vezes lá e nunca me canso. É um dos países que posso ir sempre e não enjoo. Seja pra ver coisas novas ou coisas repetidas, a Itália é sempre ótima. Foi também pensando assim que fui até a Itália na Páscoa do ano passado, e tipo, é tão pertinho que pensando bem eu nem preciso de ocasiões especiais pra ir até lá ne. Então, na visita da minha mãe em dezembro 2011/janeiro 2012, voltamos do friozão do ano novo de Oslo, e dia 2 de janeiro ainda é feriado aqui na Suiça, e pensamos 'se o tempo tiver bom, vamos aproveitar o dia pra fazer um bate e volta em Milão'.
Sinceridade? O tempo estava uma porcaria e nós fomos mesmo assim. Depois de chegar da Noruega turistando a -10 graus, não ia ser uma chuvinha em Milão que ia impedir alguma coisa. Minha mãe já conhece a Itália mas nunca tinha estado em Milão. Eu já conhecia desde 2005, quando passei 1 mês na Itália a trabalho. Então, 3 horas de trem e lá estávamos. Sabia que um dia seria muito pouco. Ainda mais chovendo. Mas ia dar pra conhecer a Duomo, a Galeria Vitorio Emanuele, as principais ruas de compras que são uma ótima pedida para um dia de chuva ficar entrando de loja em loja, então topamos e fomos.
Milão é principalmente o centro fashion da Itália, o centro cosmopolita e internacional. Mas também é um grande centro financeiro e de negócios. A cidade é muito atraente, muito movimentada, tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, sendo a região metropolitana a maior e mais populosa da Itália, com 4 milhões de pessoas. Milão é considerada uma das capitais mundiais da moda, junto com Nova York, Paris e Londres, pois é aqui a sede de marcas conhecidas no mundo inteiro como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani, Dolce & Gabbana.
A Galeria Vitorio Emanuele na Piazza Duomo é o shopping mais antigo do mundo. É também um ícone de Milão, faz praticamente parte do passeio turístico na cidade, e faz parte da vida longe do turismo também. Só aquela arcada toda ornamentada já vale a pena. A galeria existe desde 1877 e o nome é do primeiro rei da Itália, de 1861 a 1878, após a unificação do país. A galeria é muito charmosa com várias lojas chiques como Prada, Louis Vuitton e até uma Mc Donalds muito da chique, além dos cafes e restaurantes e o mais especial na minha opinião, o piso tão lindamente decorado em mosaico.
O teto desta galeria foi o primeiro na Itália a usar vidros e metais numa estrutura como esta. A noite, quando escurece e as luzes internas se acendem, é um espetáculo a parte, e de graça! Ainda mais na época de Natal. Sério, já fui a Milão várias vezes e sempre me admiro com essa galeria.
Mas o dia não colaborou nem um pouquinho com nossa programação. o dia era curto, mas eu queria ainda ir ao parque Sempione que jurava que era logo ali perto, rodamos tudo e eu não achei o bendito parque. E a chuva não parava um segundo e às vezes dava um vento horroroso que cortava tudo e desanimava de continuar andando nas ruas. Resultado? Fomos encontrar abrigo na Corso Vitorio Emanuele II, a rua que segue da galeria e tem váááááárias lojas legais, de todos os gostos, gêneros e preços, um paraíso praticamente.
Te juro, eles fazem de tudo pra sua vontade de consumir perder as estribeiras. Mas sério, nem que voce não esteja disposto a gastar tons and tons, vale a pena ir só pra olhar. Porque as lojas são as atrações da cidade também. As decorações, as vitrines, os arranjos, as combinações, os shoppings e galerias um dentro do outro, uma coisa de louco, mas fantástico ao mesmo tempo. A hora (e a chuva) passou que a gente nem percebeu. Ver de perto marcas que só vemos na Tv foi muito bacana, marcas que só artistas famosos vestem, ali na nossa frente, modelitos exclusivos com preços acima de 5 mil euros, só em tocar e sentir um pouquinho desse luxo, ali ao nosso alcance tão fácil e por todos os lados, só ali. Sem dúvida alguma, Milão é acima de tudo um ótimo lugar para se inspirar, modisticamente falando hehehe.

Mesmo com tanta coisa pra olhar, ainda conseguimos sentir fome no meio do dia, e o que eu mais gosto na Itália é essa coisa de qualquer esquina ter um restaurante "italiano" servir sempre uma comida deliciosa. Ou será que sou eu que gosto tanto de pasta? Bom, não sei. Ainda assim, todos os restaurantes que fui na Itália foram ótimos. Sei que comemos um maravilhoso capeleti no A Santa Lucia, no centro de Milão. Não quero nem imaginar como seria se eu morasse ali viu..

Mas o dia era curto, a hora de pegar o trem de volta se aproximava e a gente tinha que deixar esse mundo paralelo para trás e voltar pra estação Milano Centrale, de volta à realidade.
A cidade, apesar da chuva, estava ainda com clima de Natal, toda decorada e foi muito especial ver Milão assim. Dia muito bem aproveitado, compras feitas, ahh! Para um dia apenas, com chuva, no inverno, acho que aproveitamos muito bem.
----------------

Não deixe de votar no blog Ela é americana na competicao de blogs de experiencias no exterior http://www.lexiophiles.com/english/vote-for-your-favorite-ix12-blog-2
A votação só vai até dia 12 de Fevereiro!
Obrigada!

Marcadores: , , , ,