Trenó não é só pro papai noel

Andar de snowboard e esquiar na neve é para os fracos! O negócio aqui é andar de trenó! 
Ok, ok. Talvez olhando essa foto seja o contrário. Mas olha, te digo, não é tão bobo quanto parece essa história de sledge (Inglês) ou schlitteln (Alemão).
Aqui no inverno, em montanhas ou qualquer lugar que tenha neve suficiente, os suiços (e não exclusivamente eles) costumam andar de trenó. É, estilo o do papai noel mesmo só que sem as renas, e eu nem te conto como existem tipos diferentes de trenó, maior coisa. A princípio parece só uns pedaços de maideira juntos e sair deslizando na neve, mas a verdade (segundo os suiços) é que tem toda uma técnica pra aumentar velocidade, pra deslizar melhor, freiar, tipos de trenó, madeira melhor que a outra, ixe, uma viagem.
Eu pra ser sincera achava que era tipo eskibunda, sabe aquele que andamos nas dunas de areias em praias do Brasil como Genipabu no RN, e lençois maranhenses? Pois é. A ideia tem o mesmo fundamento, talvez aplicadas em extremidades opostas de cenários, e eu não sei se aqueles meninos lá nas dunas de Genipabu que fazem isso estão preocupados com tais técnicas e pensando nelas debaixo de 40 graus do verão. No Brasil, a ideia é mais pra se divertir mesmo.
Aqui também claro tem o lado da diversão, mas tem vááários outros fatores envolvidos como a questão da neve, fazer esportes na neve, ganhar equilíbrio, e claro, não ficar trancafiado em casa quando tá -10 graus mesmo num dia bonito como esse aí das fotos. Isso foi num domingo quando fui com os suiços no Gurten andar de trenó. O Gurten, cenário de churrascos e festivais de música no verão, agora coberto de neve e palco de voltas de trenó dos suiços de todas as idades. Uma verdadeira winterwonderland.
Aqui cada um tem seu trenó, trenó de um, trenó de dois lugares, trenó de Davos, trenó alugado, o importante é participar. Eu talvez tenha subestimado um pouco a brincadeira. Ok que muita criança curte o tal do trenó por motivos óbvios, mas em algumas áreas que andamos, é tão inclinado que a gente desce tão rápido que olha, pra frear é difícil.
Mas é muuuuito divertido!!!
E depois de tanta descida e subida e descida e subida e quedas e dor nas costas de tanta lombada, nada melhor que a tradicional cerveja do Gurten ou um cafezinho se o frio tiver pedindo arrego.
Típico programa suiço de inverno.
Vale salientar que o trenó é um esporte e exige cuidados, pois em algumas áreas com curvas e muito inclinadas e com lombadas, o impacto de volta a neve pode ser grande e pode causar problemas à coluna. Já ouvi várias histórias de gente que quebrou a coluna, torceu o ombro, e etc e tal andando de simples trenó. Pode parecer inofensivo e infantil, mas a brincadeira tem status de gente grande!

Marcadores: , , , , , , , , ,