Centro antigo de Estocolmo

Como eu falei no post introdução da Suécia, o país é uma monarquia constitucional, onde assim como a Inglaterra e a Noruega, o rei é o chefe de Estado mas com poderes limitados. É mais uma coisa histórica e tradicional que política, vamos dizer assim.
Entre os séculos 16 e 17 a Suécia era uma das grandes potências da Europa, a população nessa época triplicou, e Estocolmo tornou-se capital do Império Sueco. Mas o que é bom durou pouco para os suecos e no século 19, o que é hoje a Finlândia era território sueco e foi perdido para a Rússia. A Suécia passou por muitas guerras e conflitos envolvendo domínio do mar Báltico e mar do Norte com outros povos nórdicos ali do norte, mas se manteve neutra durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, assim como na Guerra Fria.
No meio da década de 90, a Suécia entrou para a União Europeia, mas manteve sua moeda, a coroa sueca. A Suécia faz parte da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, e suporta a aliança em ocasiões como operações militares no Afeganistão e operações de paz no Kosovo, Bósnia e Chipre.
Embora hoje o sistema político na Suécia seja moderno, bem desenvolvido e exercido sob participação de vários membros de um Parlamento, o centro antigo da capital Estocolmo resguarda marcas e provas de uma época de riqueza e majestuosidade.
O Palácio de Estocolmo é a residência oficial do monarca sueco, trono hoje ocupado por Carlos 16 Gustavo, e fica no centro da cidade- Stadsholmen, na parte antiga da cidade, ou Gamla Stan. Gamla Stan é a cidade entre pontes, a ilha onde os arredores datam do século 13 e formam a parte mais turística e histórica de Estocolmo.
Ruas de paralelepípedos com jeito medieval e arquitetura arcaica, o centro antigo de Estocolmo é bem conservado, charmoso e chique ao mesmo tempo.

A residência do rei, o Palácio Real, é um prédio monstruoso, todo trabalhado e requintado, com guardas na frente, e até troca da guarda, claro, não tão pomposo como a do Palácio de Buckingham em Londres.

O Palácio foi destruído no século 17 por um incêndio mas foi reconstruído e o que vemos hoje tem um que de arquitetura italiana no exterior, e por dentro estilo francês com traços suecos. O Palácio não é onde o rei e sua família moram. A residência deles é o Palácio Drottningholm, na ilha Drottningholm, fora de Estocolmo.

Este Palácio no centro da capital sueca ainda é caracterizado como aposentos reais e tais são usados em cerimônias oficiais, banquetes em honra dos chefes de Estado que visitam o país, etc., além do que o tesouro real como coroa, cetro e orbe do rei Érico 16 é guardado lá.

Na Inglaterra, o príncipe William é o futuro rei. Na Suécia, a herdeira do trono é a princesa Victória, cuja avó é até brasileira, e ela é muito simpática e adorada pelo povo sueco. Até no bar que fomos, tinha cartazes dela e do marido, muito engraçado. 

Então ficamos eu e Maga andando ali pelo centro, vimos que tinha visitas em horários agendados ao interior do Palácio, mas o clima tava tão bom que ficamos do lado de fora mesmo, depois assistimos à troca da guarda e foi tudo muito bem, tudo muito bom. Andamos mais um pouco e chegamos a Stortorget! Cartão postal de Estocolmo, em Gamla Stan.
Stortorget é a praça mais antiga de Estocolmo, bem no centro histórico, na parte medieval da cidade e é sem dúvida a parte mais visitada da cidade. Cada casa ou prédio desses de cores diferentes tem uma história. A praça é centro de feiras de natal, comemorações, e tem uma lista de marcos históricos que aconteceram aí no passado. Na verdade não tem assim nada de extraordinário, e essa praça poderia ser em qualquer outro lugar. Mas talvez seja mesmo apenas a simplicidade e a bela combinação única de cores e estilos e características dos prediozinhos que torne o lugar tão popular, e sendo em Estocolmo, é portanto o cartão postal de Estocolmo!

O centro antigo fica numa ilha entre os lagos Saltsjön e Riddarfjärden, mas não tem erro, é lá onde os turistas se encontram. Embora a Suécia seja mega desenvolvida e seja maravilhoso andar por qualquer parte de Estocolmo, eu pelo menos não tenho nada a reclamar, adorei tudo como contei aqui, é no centro antigo onde a história se reúne e eu como fã entusiasta da história do mundo, curti horrores a andança com a Maga.
E tipo, a cidade é muito fotogência, não acham?

Marcadores: , , , , ,