Macedônia

Tem uma estudante que é estagiária no meu trabalho que é da Macedônia. Fora isso, nunca tive nenhuma outra ligação com esse país, que honestamente falando, há um tempo atrás eu não sabia apontar no mapa direito onde fica.

Depois de ir praquela região balcã ali quando conheci a Sérvia e a Bósnia no ano passado e passei a realmente conhecer o leste europeu e sua fascinante história, foi que atinei pra Macedônia. Promoções de passagens para Skopje. .... Skopje? Onde fica? Ahh! Na Macedônia!
A Macedônia fez parte da antiga Iugoslávia, o Estado comunista formado após a Segunda Guerra Mundial, junto com a Sérvia, Bósnia, Montenegro, Croácia e Eslovênia. Desde 1991, se tornou independente da Iugoslávia e muita coisa já aconteceu desde então. Aliás, é interessante saber o que aconteceu por ali antes disso! A história da Macedônia é rica e nobre, vale a pena descobrir.
A região que é hoje a Macedônia foi mais um território dominado pelos romanos e otomanos. Acho interessante que, nessas viagens que faço sozinha, me ligo em vários detalhes que talvez se tivesse acompanhada não prestaria atenção. Quando fui a Turquia no ano passado foi que conheci de fato a história do Império Otomano e dos sultões, que influenciou tantas e tantas nações e culturas mundo afora, nações essas que estou ainda a conhecer até hoje, e sem dúvida a ida a Turquia foi fundamental pro meu conhecimento nessas viagens seguintes. Simplesmente sensacional...
Após o domínio otomano e uma sequência de conflitos turcos e até russos, a Macedônia foi disputada por gregos e búlgaros, e num tempo mais recente, digamos no início do século 20, uma série de desentendimentos e disputas entre seus vizinhos deixou o país com diversas influências e em dificuldades de encontrar sua própria identidade.
Ora, 500 anos de império otomano, quase 50 anos de regime comunista, até o próprio nome a Macedônia teve que mudar por desentendimentos com a Grécia e hoje é formalmente conhecida como FYROM - Former Yugoslav Republic Of Macedonia. Como se não bastasse estar no olho do furacão e fazer fronteiras com países como Kosovo e Sérvia, a Macedônia carrega uma história pesada de conflitos com a Albânia, que não fez parte da Iugoslávia, mas compartilha algumas de suas origens e cultura. A região é no mínimo delicada, vamos dizer assim. Não é toa que os franceses chamam uma salada mista de "salada macedônia", pois a Macedônia é isso mesmo, um mix de influências, invasões e domínios diferentes. Etnicamente diversa, a Macedônia é tudo menos uma terra homogênea. É a terra de Alexandre, o Grande, o rei grego da Macedônia, quando a Macedônia era território da Grécia em 350aC, criou um extenso império no mundo antigo, é um ícone no país.
A Macedônia hoje é em sua maioria cristã ortodoxa, essa religião que conheci mais um pouco quando conheci Belgrado. E está por todos os cantos. Apesar de 20 e poucos por cento da população do país ser islâmica, em cada rua há uma expressão religosa cristã, uma igreja, e o país é repleto de monastérios. Eu visitei uns quatro só nos arredores de Skopje.
Como um belo exemplo de leste europeu que é machucado pela história e tenta se reerguer diante de guerras e conflitos tão recentes, a Macedônia é, entretanto, um país que tenta redefinir o que é seu, preservar sua cultura e reconstruir seu orgulho, apesar da crise de identidade que o persegue. Com uma altíssima taxa de desemprego passando dos 30%, o país tenta buscar refúgio onde pode e hoje há uma grande iniciativa de investimento no turismo, pois a região é abençoada pela sua posição geográfica e não é o Brasil, mas é bonita por natureza. Lago Ohrid tá aí pra dar exemplo com nível de turistas aumentando a cada ano.
Só pra não confundir, esse da foto acima não é o Lago Ohrid, é Matka, que é outro belo refúgio que eu vou contar depois. Bem, apesar de ainda não ser tão popular fazer turismo na Macedônia e muita coisa na capital Skopje estar em reforma e renovação, escolhi a Macedônia e a Albânia como os primeiros destinos de viagem só por aqui, aproveitando 5 dias de feriado de Páscoa. A viagem foi programada em poucos dias, as informações eram poucas e isso deu um que de aventura e põe aventura nisso depois conto porque, mas foi maravilhosa, e eu definitivamente defendo a ideia de viajar só, é demais. O quanto aprendo, o quanto vejo e tenho tempo pra refletir e ler e observar e aprender... nossa, podia viver pra isso.

A seguir mais sobre a Macedônia!

Marcadores: , , , , ,