O trem nosso de cada dia

Meu dia tem começado muito cedo. Às vezes tenho reunião em Zurique as 9h e tenho que pegar o trem as 7:30 da manhã. Hoje e amanhã também estou num treinamento lá que começa as 9, então essa semana não tá fácil. Quando não tenho nada marcado muito cedo, posso dormir um pouco a mais. Home office faz tempo que não faço. Cochilo no trem, chegando em Zurique, pego meu Grande Latte no Starbucks da esquina, aliás de tanto ir lá virei mayor no foursquare, já ganhei 3 cafes frees, as vezes ganho extra cafe e me chamam pelo nome. Me encontrei com o gerente outro dia no tram e ficamos conversando, muito engraçado. Virou rotina.

Ainda está chovendo desde que escrevi o último post. Talvez seja esse tempo mofo que tem me deixado meio azeda, ou talvez eu esteja novamente trocando as lentes com que vejo a Suiça já que estou chegando perto de completar 3 anos aqui, mas minha paciência e meu nível de tolerância com algumas coisas tem simplesmente diminuido drasticamente. Não sei. Talvez seja mesmo esse tempo. Cade a primavera que ja devia estar aqui com seu sol brilhando e temperaturas aumentando? Só vejo tempo frio de dar dó, ninguém merece isso em pleno mês de abril.

Aliás depois dizem que o homem não é produto do meio... estou eu aqui louca que chegue o verão pra ir nadar no rio Aare.. como explicar? Quando cheguei aqui morria de medo e achava tudo isso muito maluco... ir nadar no rio? HaHaHA! Hoje acho o máximo, super refreshing e uma experiência deliciosa. Faz parte da revisão dos conceitos e do grande aprendizado que tá sendo isso aqui.

Bom, eu tenho gasto tanto tempo no trem ultimamente que praticamente posso criar um blog só pra contar as experiências que vivo no trajeto. Que eu vivo correndo pra não perder o trem ou o tram que são sempre pontualíssimos é regra já. Exceção é quando não to correndo, e quando eles estão atrasados.

Lá dentro, oh... as mais diferentes situações, criaturas, interações ever. Tenho que dizer que a melhor experiência até agora é quando o vagão da 2a classe é trocado pelo da 1a e ainda assim é 2a classe, então posso ir mega confortável, e isso já aconteceu 2 vezes!!!! HAHAHAHA! Pobre é uma desgraça.. ah, fazer o que, o passe da 1a classe é quase o dobro do preço e minha empresa só paga 2a. Eu não me importo, só em já ter o passe to muito satisfeita. O problema é que os trens nos horários que pego são lotados, mesmo muito longos com muitos vagões e tal. Na 1a classe, as poltronas são mais largas, mais confortáveis e tem mais espaço se quiser ligar o laptop por exemplo. Na 2a, é menor, mais apertada, mais poltronas e é as vezes é uma farofada tão grande que nem parece que vc tá na Suiça. Trem as 6:30 da tarde é o pior que tem. Uma misturada danada de cheiro de comida, sim, porque a essa hora quem tá no trem tá voltando pra casa do trabalho e tá com fome ne. Bom, se fosse sempre SÓ cheiro de comida... mas deixa que essa parte é melhor eu não me aprofundar. Então é aroma de doner kebap com comida chinesa, cheiro de molho barbecue, mc donalds, batata frita, tangerina, afe, tudo no mundo. Péssimo. E as poltronas normalmente são de quatro em quatro, então se sentar 4 pessoas realmente fica muito apertadinho sem espaço nem pra baixar o braço entre uma cadeira e outra. Sim, é só um braço.

E a essa hora, assim como no trem das 8 da manhã, pode esperar que vc não vai conseguir ir sozinho nas 4 poltronas. Trem a essa hora é sempre cheio. Tambem ne, Zurique é tão cara que está muito alto o número de pessoas que moram em outra cidade e trabalham em Zurique e tem que pegar o trem todos os dias pra ir trabalhar. Mais cedo ou mais tarde, a Suiça vai ter que dar um jeito nisso, porque a tendência é piorar. Em dias de grandes eventos é ainda pior, pois é gente sentado até na escada, no chão do trem, não tem lugar mesmo pra todo mundo. E vc não paga a menos por isso. Mal tem espaço pro cara que pede o bilhete passar.

Eu normalmente vou escutando música ou lendo meu kindle. Nesses dias que tenho que ir muito cedo, sempre pego no sono. Acordo chegando em Zurique desnorteada. E é cada peça que senta do seu lado... uma vez apareceu um com um laptop gigante que tava com uma calça rasgada e uma meia furada e ele queria parecer um homem de negócios. Outra vez tinha um casal pegajoso que de manhã cedo 8 da manhã passou a viagem inteira trocando de posição. Quase sempre tem alguém no maior bate papo no telefone. Engraçado foi quando na ida foi uma menina na minha frente tomando café e assistindo video no celular, e na volta a noite a mesma menina sentou de novo na minha frente e veio jantando comida chinesa e assistindo video no celular de novo. Triste mesmo foi essa semana que sentou um cara na minha frente falando sozinho a viagem inteira. E logo depois que tinha lido que 1 terço da população suiça tem problemas mentais... sério, me deu vontade de chorar.. fico muito impressionada com essas coisas. E vejo tanto tipo diferente de gente nesse vai e volta que querendo ou não termino absorvendo alguma coisa nessas diferenças todas.

Cansativo é, não vou mentir, mas eu não vou reclamar muito não. Tem suas vantagens, por exemplo hoje estava chovendo em Berna e tava sol em Zurique. Eu gosto de pegar o trem, sentir o balanço, olhar as paisagens, só rola um leve desânimo em adicionar muito mais tempo quando planejo alguma coisa que lembro que ainda tenho que pegar o trem. Mas tenho pra mim que é uma situação temporária. O maior problema mesmo é eu dormir de verdade na volta, perder a parada e ir bater em Genebra...

Marcadores: , , ,