E então...

O mais legal de ter um blog é olhar pra trás e ver a última coisa que escrevi sobre um assunto, depois vir aqui pra escrever as novidades e ver o quanto se passou de lá pra cá. O último post desse blog foi no primeiro dia do mês. Hoje estamos no final. Passou-se o mês inteiro e eu não sentei aqui nenhuma vez pra continuar a escrever sobre a Macedônia, ainda tem as lembranças todas da Albânia na minha cabeça, e o blog aqui criando mofo.

Há pouco mais de 50 dias atrás eu me toquei que não ia mais rolar essa de ficar trabalhando em Berna, os projetos aqui acabaram e meu trabalho é em Zurique mesmo. Me toquei também que por mais que eu tente não dá pra bancar a durona e por mais que eu adore a viagem de trem, o trem nosso de cada dia cansa que é uma beleza.

Assumi a parada com Zurique de que finalmente meus dias em Berna estavam chegando ao final e o compromisso que assumi há mais de 1 ano quando troquei de emprego de me mudar pra lá estava chegando perto de ser cumprido. Iniciei uma busca de apartamento como se não tivesse mais onde morar. Eu olhava em sites, perguntei a Deus e o mundo do meu trabalho, até no forum de english speakers eu olhei, aliás adorei as dicas pelos comentários muito obrigada! Até a Mel se solidariezou e me mandou umas ofertas do jeito que eu queria por email.

Faz um mês que não vou a academia. Minhas noites depois do expediente se resumiram por 4 semanas em visitar apartamentos. Porque aqui funciona assim: pelo menos em Zurique onde a oferta é imensamente menor que a procura, há uma oferta de apartamento pra alugar na internet, e lá tem o horário que o apê vai estar disponível para visitas dos possíveis interessados. Aí o horário é aquela belezinha ne, bem apertadinho, tipo das 17h às 17:30, das 20h às 20:30. Não, só voce vendo...

Aí lá fui eu me meter a "explorar" Zurique de trem, tram, s-bahn, ônibus, por pouco não peguei um taxi uma vez. As histórias que passei nas visitas merecem um post só. Até apartamento de neo-nazista apareceu na história. Triste. Se não fosse cômico.

Houve noites que visitei 4 apartamentos. Cheguei em Berna de volta às 10 da noite. Pra no outro dia pegar o trem as 7:30 da manhã, ve se alguém merece isso? Fora depois chegar em casa tarde da noite, pegar todos os formulários de cada apê, preencher, escaniar, mandar por email ou no dia seguinte pelo correio e esperar (em vão) uma ligação, um retorno, e rezar pra que considerassem a minha pessoa como inquilina.

Olha, outra coisa não, mas conhecer os Kreis que são os distritos de Zurique, como a cidade é dividida, os ônibus, as linhas, onde uma conecta com a outra, isso aí eu sei, viu.. porque eu rodei!

E aí, no meio do meu desespero, do meu cansaço e quando eu comecei a desanimar e ver a realidade onde a média era 40 pessoas por apartamento.... me liga uma amiga do trabalho de Berna chamando pra fazer alguma coisa depois do trabalho. E ai Liana, vamos tomar um drink amanhã? ... ora! Eu adoraria mas estou aqui louca afobada como Deus está de prova, expliquei todo meu drama pra justificar que não podia fazer nada até achar esse bendito apartamento, e ela super espontania me disse que uma amiga tinha comentado que estava comprando um apartamento e estava de mudança de Zurique. Ah! Bom.... legal, ótimo, me passa aí o contato dela, não custa nada, ja to na chuva mesmo...

Mandei uma mensagem pra tal menina dizendo que era amiga da amiga dela que estava interessada no apartamento, sem pretensão nenhuma, porque ora, daqui que o apartamento tivesse uma boa localização, uma boa vizinhança do jeito que eu estava buscando, fosse mais ou menos do jeito que eu queria, que não fosse terreo, que pudesse ter cachorro, etc etc etc e tal..... não me animei não.

Ia ter um feriado, mês já chegando perto do fim, marquei de olhar o apartamento (mais um) dessa menina num dia depois do feriado. Chegou o feriado, pela primeira vez em muitos feriados eu em casa, sem ter programado nada, nenhuma viagem, fiquei só por aqui mesmo, fui ao cinema com um amigo, saí pra almoçar com outro, porque simplesmente estava gastando todas as minhas energias e tempo livre nessa busca frenética por um lugar pra morar em Zurique. Passou o feriado, fui lá visitar o apartamento da menina....  olha.... sei não.... é nessas horas que eu até sinto vergonha de ter duvidado que as coisas dão certo no final.... O APARTAMENTO ERA EXATAMENTE O QUE EU ESTAVA PROCURANDO! Quase que eu dou um beijo na menina quando eu vi! Melhor ainda, eu era a PRIMEIRISSIMA que estava visitando porque ela nem tinha avisado ainda a imobiliaria que estaria se mudando, tinha apenas comentado com amigos que em breve ia se mudar porque ela tinha comprado um apartamento e ele estaria pronto em agosto. PutZ! Agosto! justamente a época que eu preciso! E aí ela me diz que já que tinha recebido a minha mensagem, ia começar a mostrar o apartamento, por no mercado, porque ela teria que se mudar mesmo. E aí eu fui visitar o apartamento dela numa quinta. Ela me deu o formulário, me disse pra mandar por email pra imobiliaria naquela noite mesmo porque no dia seguinte eles já queriam me avaliar, resolver se eu ia ser a nova moradora mesmo ou não, porque no sábado já ia outro cara amigo dela interessado visitar o apartamento! ou seja... se não fosse eu... é aquela coisa, a fila anda!! O QUEEEEEEEEEEEEEEEE NAAAOOOO!!!!!!!!!! Pensei: putz se eu não conseguir assim sendo a primeira a ser considerada pela imobiliaria, recomendada pela atual moradora, não vou conseguir mais... naquela quinta-feira ali era tudo ou nada.

Peguei o trem de volta pra casa e dessa vez por mais cansada que estivesse não peguei no sono não. Vim pensando em como organizar meus móveis lá, em no que danado eu vou fazer se eu não conseguir esse apartamento, porque a outra opção de ficar visitando apartamento da internet tava mais sem futuro que tudo. Cheguei em casa, preenchi o formulário, escaniei, mandei junto com o papel do nada consta do Betreibungsamt que é tipo o spc daqui, e além disso escrevi uma carta explicando minha situação, minha permissão de residência, meu trabalho, minha troca de emprego, meu cachorro, enfim minha vida aqui em um resumo de 1 página e meia. Mandei tudo.

No dia seguinte, sexta-feira passada, eu ia trabalhar de casa. Coloquei o despertador pra 8:30 e as 8:15 toca meu celular da IMOBILIARIA DIZENDO QUE NÃO TÁ CONSEGUINDO FALAR COM NINGUEM DA MINHA EMPRESA NO NUMERO DE TELEFONE QUE EU COLOQUEI NO FORMULARIO OOOOOOOOOHHHHHHHHHHH MAAAAAAAAAA GOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWDDDDDDDDD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nao... voces não imaginam o pulo que eu dei da cama não. Limpei minha voz, disse que não sabia porque ninguem tava atendendo e dei o telefone do meu chefe. Desliguei e fiquei num pé e noutro esperando ligarem de volta. 20 minutos. Foram meus últimos minutos de angustia. Me ligaram pra dizer que tinham confirmado todos meus dados, meu salário e minha história com meu chefe, e que se eu quisesse...... o apartamento era meu.

Aí voce pode tocar aquela música AAAAAAAAAAAAAAAA--LELUIA AAAAAAAAAAAAAAAALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALEEEEEEEEEELUIAAAAAA!!!!!!!!!!!

E assim sem grandes pretensões com o apartamento da amiga da amiga, ele virou meu. No sábado, o contrato estava na minha caixa de correio, e no mesmo dia já falei com a imobiliária do meu atual apartamento dando aviso prévio.

Essa semana já comecou com outro ar, sabe. Primeiro que depois de muitos e muitos dias, eu deixei de ir pro apero no lago em Zurique, pra chegar cedo em casa, porque eu não tinha mais que olhar apartamentos depois do expediente.

Muita coisa ainda tem pela frente pra organizar. Oh Deus, mais uma mudança! E finalmente a mudança pra Zurique! Só de pensar o tanto de coisa que tenho pra fazer dá meio que um nó, mas é passageiro. Logo me lembro do meu novo cantinho e me encho de vontade e energia pra por tudo em ordem mais uma vez.

Essa novela não acaba aqui...

E o blog volta a sua programação normal.

Obrigada a todos pelas palavras encorajantes e de força. Esse bloguinho ainda há de contar muitas histórias...

Marcadores: , , , ,