Dirigindo na Suiça

Eu recebo vários emails de gente buscando informação na internet sobre como fazer passeios na Suiça, o que conhecer na Suiça e tal. Aliás, faz um tempo que não respondo os emails por causa da ausência dos últimos meses, mas vou responder. Apesar de eu só morar aqui há pouco mais de 3 anos, a experiência de quem mora no país é incrivelmente mais interessante do que ler guias de viagens que voce não sabem nem quem escreveu. Eu quando viajo sempre levo um guia de viagem, mas sempre busco em blogs e sites espalhados também por informações úteis de quem já viajou, que talvez não encontre no guia.
Eu apesar de adorar dirigir e desde os meus 18 anos sempre ter dirigido no Brasil, desde que cheguei a Suiça, conto nos dedos as vezes que pus as mãos na direção. Concordo com o dizer que luxo não é ter carro, é poder andar de transporte público. Eu adoro andar de tram, de ônibus e de trem aqui na Suiça. É bom demais poder confiar nos horários e organizar cada passo do seu trajeto baseado nos horários dos transportes que funcionam, mas confesso que vez ou outra sinto falta de um carro. Não no dia a dia, mas numa ida até o Ikea pra carregar as tralhas, por exemplo.
Dirigir na Suiça é muito tranquilo, eu acho. Na cidade, o limite de velocidade é 50km/h, nas estradas 80km e nas rodovias altas (Autobahn) é 120km/h. Dirigir na cidade acho estressante, mesmo tendo dirigido no trânsito em Recife por quase 10 anos. Sei lá, a preocupação de estar na faixa certa, aqui se deixar de ligar a seta quando vai virar é chance de multa, sem falar nos estacionamentos que são muito caros. Por tudo isso acho muito mais vantajoso e tranquilo usar o transporte público no dia a dia da cidade como Zurique, por exemplo.
Já as estradas... ah, as estradas são boas demais. 72 mil km de zero buracos, nenhum arranhão, a maior preocupação é segurar mesmo o pé no acelerador porque com uma pista tão boa a vontade é de pisar fundo.
Sem falar nas paisagens que o interior da Suiça proporciona numa viagem de carro. De trem também é possível ver lindas paisagens, óbvios, mas estrada de carro nem sempre é a mesma do trilho do trem. Por vezes o trem entra num túnel e passamos vários minutos sem ver nada lá fora. Enquanto pra quem está no carro há de admirar paisagens o tempo todo, parar pra tirar fotos...
Dirigir nas autobahns suiças é um sonho realizado pra quem gosta de montanhas e curvas lá no alto. Na passagem da estrada por volta de Interlaken por exemplo, que é preciso passar pra quem vai de Berna até Ticino é uma viagem literalmente falando! Mesmo em pleno verão, é possível ver num dia claro o topo dos alpes ainda com neve. E na viagem de carro é preciso subir tanto que ainda há rastros de neve, a temperatura cai bastante lá em cima e nem parece verão mais. Mais alguns minutos, descidas, e pronto, lá estão os alpes lááá no alto de novo. Fantástico.
A carteira de motorista internacional é sempre recomendada pra quem sai do Brasil e pretende dirigir aqui pela Europa. Porem turistas brasileiros que ficam por aqui até 3 meses podem dirigir com a sua carteira brasileira se estiver junto com o passaporte pra provar o tempo de estadia.

Alugar um carro é fácil como em qualquer lugar. Companhias internacionais "Rent a car" como Hertz, Avis e outras locais como a Autoeurope e a Sixt, essa última eu mesma já aluguei carro lá e é muito bacana, alugam carros com facilidade pela internet. O sistema "Car Sharing" da Mobility, por exemplo, também recomendo. Vc pode alugar por algumas horas, escolhe o tipo de carro e pode pegar e deixar o carro em vários lugares espalhados pela Suiça e é muito prático, e não é muito caro tambem. O carro deve ter um adesivo (vignette) que custa 40 francos por ano e é o pedágio pra manter rodovias tão perfeitas.

Radares e sensores existem espalhados pelas estradas e pela cidade e nem se assuste em receber em casa uma multinha se passar 2km acima do limite máximo. O valor da multa aumenta de acordo com a velocidade. Quanto maior a velocidade, maior a multa. Mas acredite, mesmo um pouquinho acima da velocidade máxima já sai por mais de 100 francos. E se não pagar, vc pode levar um processo nas costas.

Além de que os impostos pra se ter um carro próprio aqui são tão altos que não me convenço que um carro valha a pena ainda. Carro próprio significa impostos, adicionar o valor da garagem no orçamento mensal que não é barata, estacionamentos aleatórios pela cidade que também não são baratos. Enfim, o custo benefício não me convence, porque tenho o transporte público que me deixa nos lugares com muito menos preocupações. Mas já pra viajar, eu recomendo. Só é preciso atentar para todos os detalhes que mencionei acima e também um detalhe importantíssimo que é a época! No verão as estradas são muito cheias e o engarrafamento europeu não é melhor que o do Brasil não. Já no inverno as pessoas viajam menos estrada afora, mas já as montanhas são destinos tradicionais, então vale a pena o alerta. Sem esquecer que no inverno tem que trocar pneu por causa da neve, colocar frequentemente o óleo anti-freezing por causa do frio... ai, é tanta coisa, que sinceramente, só olhando muito pra essas paisagens pra me convencer a pegar num carro aqui ao invés de um trem.

Marcadores: , ,