De trem pela Suiça

Quando eu morava no Brasil e vim a Europa algumas vezes nas minhas primeiras viagens pela Alemanha e Espanha, sonhava em poder usufruir dessa maravilha de transporte que liga a Europa inteira, o trem.
Não é necessariamente barato nem a maneira mais rápida de ir de um canto a outro, mas na minha opinião, é a mais divertida. Olha que eu adoro viajar de avião, mas voce não concorda comigo que ter de chegar não sei quanto tempo de antecedência no aeroporto, despachar bagagem, embarcar não sei quanto tempo antes do vôo, ficar lá esperando no portão de embarque, embarcar em fila todo mundo e ainda estar sujeito a atrasos tão frequentes não torna a experiência de viajar de avião muito atraente? De avião, eu pelo menos perco muitas vezes mais que o tempo de vôo só na preparação da viagem. Claro que para algumas distâncias é inevitavelmente melhor e com companhias aéreas low cost vale a pena encarar um vôo baratinho de uma promoção. Mas voce me desculpa, colocando na balança, eu prefiro é mesmo o trem.
Eu já fiz Barcelona-Vigo de trem, na Espanha, que foram nada menos que 19 horas de trem. Ok, foi exagero, mas eu curto muito. Seja tirando um cochilo com o balanço gostoso do trem, ou ouvindo música, lendo um livro, ou o melhor, vendo a paisagem.

Ir olhando as paisagens da janela, poder me levantar a hora que eu quiser sem precisar estar com o cinto de segurança afivelado, poder usar o celular, ter mais espaço, porque sim, mesmo se voce estiver na segunda classe, as poltronas de trens normalmente ainda são bem mais espaçosas que em avião. Às vezes até to com sono e não consigo nem dormir de tão linda que a paisagem tá lá fora e eu não consigo tirar os olhos da janela.

Ainda bem que eu gosto ne, ate ja escrevi um post do dia a dia no trem.. porque desde fevereiro pego o trem todo santo dia pra ir pro trabalho e não é viagem curtinha não. Todos os dias Berna-Zurique, Zurique-Berna, cada trecho dura 1 hora. São 2 horas só de viagem de trem. Tudo bem que tenho que chegar mais cedo na estação, e porta a porta no final termina sendo quase 2 horas cada trecho, mas se fosse avião seria ainda mais tempo gasto!
Dadas as devidas proporções, a Suiça é o país que mais utiliza trem na Europa. É muito comum morar numa cidade e trabalhar em outra. Por quaisquer que seja o motivo, seja porque o imposto é mais caro numa, mais barato na outra, ou porque voce quer manter sua vida particular separada da profissional, o trem no dia a dia suiço é rotina.
As estações são cheionas de gente em horário de pico. Se voce não precisar muito, não pegue o trem Berna-Zurique as 7 da manhã. Ou às 7:30. Voce corre o risco de ter que viajar em pé, ou sentado na escada, ou no chão. Não existe trem de alta velocidade dentro da Suiça. Os trems mais rápidos são os chamados Inter City (IC) que fazer rotas principais como de Genebra a St. Gallen, passando por cidades principais como Lausanne, Fribourg, Berna e Zurique. Trens mais lentos são os que param em cidades menores entre as principais, sãos os Inter Regio (IR, Inter regional). 

Uma viagem de Berna a Zurique sem tarifas especiais custa 50 francos, que equivale a 100 reais. Mas quem mora aqui termina não gastando tanto quanto parece de trem não. Existem muitos passes onde quando se usa muito o trem, o preço de um passe mensal ou anual cai muito. Aqui existe por exemplo o Halbtax, que é o cartão de meia tarifa. Voce pode fazer a subscrição de 1, 2 ou 3 anos (1 ano custa 165 francos) e voce paga metade do preço de qualquer passagem de trem, tram, ônibus ou barco dentro da Suiça. Eu fiz pra minha mãe esse Halbtax por um ano e já valia a pena mesmo ela vindo me visitar 2x por ano. Só em economizar 50 francos na ida e volta Zurique-Berna quando chegava do aeroporto já quase pagava o preço do cartão meia tarifa. E andando tanto de transporte público e ainda viajando pra la e pra cá, termina compensando.

Tem também o GA, ou o Generalabonnement, é o abonamento geral, o passe que voce paga de uma vez e também pode fazer por 1, 2 ou 3 anos e andar de qualquer transporte na Suiça sem se preocupar. Com o GA na mão, adeus preocupação de comprar bilhetes toda vez que se vai pegar o trem ou o ônibus, chegar bem antes da hora na estação caso tenha fila pra comprar bilhete, nada. É só chegar e entrar em qualquer trem. Não é muito barato, mas se pra quem usa bastante o sistema, vale muito a pena. Eu graças a Deus agora tenho esse GA, benção sagrada, benefício do meu emprego, uma enorme vantagem já que ando tanto pra la e pra cá, uma preocupação a menos.
Andar de trem na Suiça é um deleite. Eu que já adoro, contar com a pontualidade de fazer gosto a um relógio suiço dos trens aqui é uma tranquilidade. Seja inverno seja verão. Faça neve ou faça calor. Ainda com a mordomia de lanches servidos (custo extra, claro), ar condicionado no verão e aquecimento no inverno, é de deixar qualquer um mal acostumado. Atrasos aqui acontecem mas não são comuns e são de poucos minutos. Trens cancelados só vi uma vez, e com um substituto em outra plataforma. É uma segurança.

Fora da rotina casa-trabalho, andar de trem é ainda mais gostoso. Primeiro que qualquer buraco é alcançavel se não de trem até lá, até uma cidade próxima e de lá a SBB sugere um outro transporte, seja onibus, seja tram.

SBB é a Schweizerischen Bundesbahnen, ou a Companhia Federal de Trens Suiça. Em Francês, conhecida como CFF, Chemins de fer fédéraux suisses. E em Italiano, é a FFS, Ferrovie Federali Svizzerre. E não to brincando, em cada trem, em cada anúncio, em cada outdoor, estão as três abreviações dos três idiomas, os idiomas oficiais do país.

Por ano, a SBB transporta quase 360 milhões de passageiros por todo o país, além de cargo e frete. O site www.sbb.ch existe nos três idiomas oficiais do país e em Inglês. To pra ver site mais completo, mais preciso e mais útil do que este no meu dia a dia por aqui. Qualquer informação de pra qual plataforma eu tenho que ir amanhã pra pegar meu trem pra Genebra até horários de trams e ônibus de qualquer cidade suiça, está tudo lá. Resolve metade dos meus problemas.

Zurique é a principal e maior estação da Suiça, com conexões e trens para as grandes capitais da Europa. Barcelona, Praga, Berlin, Viena, todas podem ser alcançadas de trem por Zurique. Mesmo com tráfego intenso, é uma das estações mais organizadas que já vi, mais bem sinalidadas e mais agradáveis. Sim, porque tem umas estações que são escuras, esquisitas, Zurique não.
A passeio, o transporte suiço oferece trens diferentes que vão por rotas por vezes inalcançáveis por carros e auto-estradas. Esses são os meus favoritos! Como o que vai pra Ticino, parte italiana da Suiça, trens super ultra confortáveis com vista panorâmica com aquele janelão até lá em cima te dá uma visão ainda maior de como a Suiça é linda. Andar de trem pelas montanhas é um sonho. Uma aventura de não deixar ninguém dormir, de apreciar cada trecho, cada paisagem, cada combinação de montanha no vale que se desacoberta no horizonte.

Pra quem vem aqui a turismo e quer sentir o gostinho maravilhoso de andar de trem pelas montanhas e ter uma vista privilegiada dos alpes e da natureza abençoada que se tem por aqui, existe uma variedade de passes que podem ser combinados de diferentes maneiras. Enquanto que pelo SBB voce pode ir em balcões de informações na Bahnhof (isto é, na Estação central de trem) da cidade e comprar seu bilhete que pode ser combinado com mais de um ticket ou mais de uma cidade, existe outros passes especiais pra turistas que valem a pena.

O Swiss Rail Pass dá acesso ilimitado a trens pela Suiça e pode ser comprado para 4, 8, 15, 22 dias ou 1 mês, além de também poder ser usado para trams, ônibus e passeios de barcos pelos lagos. O Swiss Pass é especialmente feito para turistas e só pode ser adquirido e utilizados por não residentes na Suiça ou Liechtenstein. Preços variam de acordo com os dias e estações do ano, ainda diminuindo o valor se comprado para grupos de pessoas. No site tem tudo explicadinho. Mapa de rotas pela Suiça voce encontra aqui

Já o Swiss Flexi Pass é basicamente no mesmo estilo do Swiss Rail Pass, mas voce pode ser mais flexível na sua viagem e usar o passe em dias não seguidos.

Já as rotas, é legal saber com antecedência por onde andar. Esse site aqui pode ajudar muito a planejar viagens de trem a passeio pela Suiça. As regiões de Zermatt, Grindelwald, Gruyères, Interlaken e por que não algo mais desafiador como Gstaad são sem dúvida regiões que atraem muitos turistas simplesmente porque a paisagem ali é sensacional. Mas rotas prontas como a Bernina e a Glacier Express são definitivamente as mais famosas. Enquanto a Glacier vai de Zermatt a Davos ou St. Moritz, nomes que exalam "suicidade", a Bernina começa em Chur e passa por alpes na parte italiana e paisagens mais escondidas de tirar o fôlego. O SBB também oferece os dois passes como um tour de trem.

A viagem nessas rotas duram bastante tempo, mas 7 horas parece passar rápido com tanta coisa linda pra ver.

Existem também passes regionais que vai como diz o nome por região. Com o Bernese Oberland, voce conhece as diversidades de uma região só, essa aqui perto de onde moro. Pelo menos por enquanto. E ainda conhece a Jungfrauhoch, o topo da Suiça, o pico de montanha mais alto que se pode/deve chegar. Já com o Regional Pass Lake Geneva - Alps, voce vai a parte francesa, na minha opinião, a mais bela de todas. Conhece Montreux, Chillon. Dá pra achar que se está em um cenário de filme. É muito perfeito.
Comprar bilhetes nas máquinas não é nada de outro mundo. De uns tempos pra cá, as máquinas estão sendo trocadas para sistemas touch-screen com opções de idioma em Inglês, além de Alemão, Francês e Italiano e uma interface muito mais intuitiva. Em Zurique, para bilhetes de transportes locais, em muitos lugares ainda há aquelas máquina antiguíssimas só de botões com nomes de zonas em Alemão pra deixar qualquer recem-chegado doido, mas isso está mudando.

Nas estações, sempre há balcões de informações e centros de vendas de bilhetes inter-regionais ou para fora da Suiça.

Isso aqui não é bem um guia, mas mais um conjunto de informações e claro, meus relatos e impressões de viagens de trem na Suiça. De vez em quando recebo emails com perguntas e já que estou inspirada, resolvi juntar tudo e fazer esse post. Quem sabe não contribui pra sua maravilhosa experiência de andar de trem na Suiça.

Marcadores: , , , , , ,