Se mudando dentro da Suiça

Quero saber quem é que gosta de fazer mudança. Mudança de uma casa pra outra, de um bairro pra outro já é complicado, fazer uma mudança internacional então não é nada fácil. Eu graças a Deus quando vim do Brasil vim só com malas e caixas com meus livros, nada de móveis. Comprei absolutamente tudo aqui. Também quando cheguei não sabia se ia dar certo, se não ia. E já tinha me desfeito de quase todas as minhas coisas do meu antigo apartamento em Recife. O sofá foi pra casa da minha avó, a estante da sala pra casa da minha irmã, minha tv eu vendi, e por aí foi. Então antes de vim pra cá quando terminei de escrever minha dissertação do Mestrado em Natal, estava morando emprestada na casa de praia dos meus avós e só tinha meu carro mesmo. Vendi e trouxe o dinheiro pra me ajudar a montar minha casa aqui. Então não foi uma mudança de verdade. Foi só a "minha" mudança.

Na minha chegada em Berna, fui pra um apartamento de quarto e sala mobiliado que tinha alugado na internet antes de vir aqui. Lá passei 1 mês. Em 1 mês, visitei alguns apartamentos, aluguei um, onde morei os 3 anos seguintes. Aos poucos lá organizei meu canto e meu apartamento, apesar de antigo, eu adorava muito.

Mas as circunstâncias da vida fazem voce mudar. Mudar as coisas, mudar de casa, mudar de cidade. Quem não sabe da minha história pra encontrar um apartamento em Zurich? Bom, encontrar um apartmento foi um parto, e organizar a mudança inteira tambem. Então venho aqui compartilhar minha experiência, que pode servir pra alguem no futuro. Ou só pra eu lembrar mesmo como foi difícil.



Encontrar um apartamento

Aqui na Suiça, o esquema de encontrar apartamento é basicamente o mesmo no país inteiro. O que varia é a demanda que é bem maior em algumas cidades como Zurich e Genebra. O esquema é mil vezes mais fácil se vc conhecer alguem que esteja se mudando, onde vc possa ser o próximo inquilino. Se não, vc vai ter que se juntar à grande massa e buscar anúncio de apartamento em jornal e internet.

Os sites que eu usei (e são obviamente os mais usados aqui na Suiça) são:
- Immoscout
- Comparis
- Homegate
- Home.ch

Ou de sites das imobiliárias. Mas esses são legais que as próprias pessoas que querem alugar seu apartamento colocam o anúncio ou a imobiliária, então a variedade é maior.

Os anúncios geralmente são bem feitos, com descrição bem clara, direita, exata, com fotos, etc. Encontrando um apartamento do jeito que vc procura com X quartos, no Zo. andar, etc., normalmente vc pega o telefone/email da pessoa responsável que aparece no anúncio e liga pra marcar uma visita. Até aí nada de diferente. Ou pega os "termins" (datas marcadas) que podem estar escritos no anúncio e aparece lá pra visitar o apartamento nessa data e hora anunciada quando o apartamento vai estar disponível pra visita.

Aí normalmente não vai ser só voce visitando o apê. Quando tem assim dizendo uma data pra visitas, é porque o apartamento deve ser muito bom e vai ter gente fazendo fila pra visitar. Ou até nem tão bom assim mas sabe-se que a procura vai ser grande. Não to brincando. Já visitei apartamento que tinha fila na escada, e numa visita de meia hora apareceram 50 pessoas pra visitar. Sem falar nas histórias cabulosas que se ouve quando se está procurando apartamento. Tem gente que nem visita o apt, só pelas fotos, já quer alugar.




O processo

Gostando do apartamento, voce preenche um formulário de candidatura (que ou voce recebe do atual morador na visita - a visita pode ser feita com o apartamento vazio ou ainda com o atual inquilino lá - ou entrando em contato com a imobiliária) onde vc vai dar seus dados, dizer sua profissão, seu salário, se o apt é só pra vc, se tem animais, instrumentos musicais, etc.

A imobiliária então recebe vários formulários, por vezes escolhe algum pra fazer uma entrevista por telefone pra confirmar algumas coisas e escolhe o que melhor se encaixar no perfil que estão procurando como inquilino. Nessa, vc vê que ser "o escolhido" pra morar num apartamento é meio que uma loteria.

Estrangeiros, pessoas que falam pouco Alemão, sem salário fixo ou salário baixo e animais de estimação normalmente são empencilhos pra conseguir uma "boa colocação" no ranking aí dos escolhidos.

Eu na minha busca em Berna, encontrei apartamento rapidinho, a busca era pequena, só tinha eu pra alguns apartamentos, então foi fácil. Já aqui em Zurich, em candidatei pra mais de 20 (e visitei mais de 20 tambem, imagina, não aguentava mais) e uns 3 entraram em contato comigo só.

Por sorte terminei conseguindo o apartamento de uma amiga de uma amiga. E assim recomendado pelo atual inquilino o caminho é menor e menos estressante. Nesse processo, vc se desgasta tanto, eu não aguentava mais preencher formulário.

Importante salientar também a data de início do aluguel, levando em consideração quando vc pode sair do seu apartamento atual. No meu caso, eu tinha um aviso prévio de 3 meses. Ou seja, ou eu continuava morando os últimos 3 meses lá até acabar o contrato, ou se quisesse sair imediatamente (dependendo da data de início do aluguel do próximo apt), eu tinha que arrumar alguém pra morar no meu apt no mês seguinte que eu saísse. Isso implica em um monte de coisa e a logística é grande aí. Se vc não arrumar ninguém pra morar no seu apartamento desde a época do seu aviso prévio e tiver que se mudar pro apt novo, sinto dizer, mas vc vai ter que pagar 2 alugueis.




A mudança

Fazer mudança entre cidades na Suiça tambem não é simples. Bom, aqui normalmente os serviços são muuuito caros, então o que acontece mais são as pessoas alugarem uma van ou um mini caminhão dependendo da quantidade de coisas que tiver que ser transportada, pagar o aluguel do veículo por hora, mas chamar amigos e pessoas que estejam afim de ajudar na sua mudança. Arrume caixas por si próprio em supermercado ou peça a alguém ou use malas, e os móveis grandes os amigos ajudam a desmontar e levar pro caminhão e descarregar e montar na nova casa de novo. Ufa!

Haja amizade pra tamanho programa de índio! Bom, apesar de eu não ter tantos amigos aqui, alguns ainda se ofereceram pra ajudar na mudança, porque é normal mesmo, todo mundo faz. Mas como a minha empresa ia me ajudar a pagar uma parte, e já era tanta logística pra organizar tudo, que eu resolvi contratar mesmo uma companhia de mudanças que fizesse tudo.

Ou quase tudo ne. O pior é isso. O serviço é carérrimo e ainda deixam um pouco a desejar. Ou melhor, não fazem mais que a obrigação. Tipo, as caixas são uma "cortesia" que a companhia de mudança dá pra vc. Eu recebi 10 caixas da companhia que aluguei. Claro que não ia dar tudo, então comprei mais caixas pelo Homegate e entregaram lá em casa. Muito prático mas também não é barato.

Porque o serviço é assim: o cara da mudança vai a sua casa, ve o quanto de coisa vc tem, e estima uma quantidade de homens pro serviço e a quantidade de horas. Multiplica o valor do homem por hora e dá pra vc o resultado. Então óbvio que quanto menos eles tiverem que fazer, menos vc vai pagar. Não é como no Brasil que embalam tudo e o valor é fixo. Então eu fiz tudo que dava pra fazer, embalei tudo de coisa pequena, e coisa grande como cama deixei pra eles desmontarem e claro, o transporte das coisas pro caminhão, a viagem (no caso Berna-Zurique) e o descarregamento dos móveis no meu apt em Zurich e a montagem da cama e do sofá, por exemplo.

Se eu fosse pagar sozinha talvez não tivesse feito assim. Teria apelado pros amigos e feito uma boa macarronada no final do dia pra agradecer todo mundo. Mas veja, se fosse dentro de Berna tudo bem, mas todo mundo ia ter que ir de Berna a Zurique, depois voltar, nossa, muito trabalho. Não, tive pena, meus amigos não merecem isso.

Aí resumindo, os caras chegaram lá em casa em Berna num sábado de manhã, desarrumaram tudo que faltava, levavam tudo pro caminhão, eu e Juca fomos de trem pra Zurich, almocei no trem, chegando no meu apt em Zurich, eles já estavam aqui com o caminhão na porta esperando, e pronto, começaram a descarregar as coisas. Montaram a cama, o sofá, paguei, foram embora. E depois fiquei eu com um apt entulhado de caixa e zero animação pra arrumar tudo.

Detalhe que eu já estava grávida ne. Tinha ficado sabendo há poucos dias e estava lá ainda firme e forte empurrando caixa, me abaixando, nossa. Só de lembrar, me canso.



A entrega do apartamento

A entrega do apê - tanto do seu antigo quando o recebimento do seu novo - é mais um processo a parte. Voce tem que entregar do jeito que recebeu. Limpo, sem buracos na parede, dependendo da corretora, pintado. Depende também do tempo que vc morou no apartamento. No meu caso, como passei 3 anos no antigo ape, não precisei pintar porque é certo que um aluguel de 3 anos vai precisar pintar pro próximo inquilino mesmo sem eu ter saído riscando as paredes, então é responsabilidade da imobiliária. Mas isso varia.

De lei, o básico é a faxina. E ô assuntozinho que rendeu! Tem um protocolo na entrega do ape que a corretora checa tim tim por tim tim, e se tiver um cabelo na parede do banheiro ela vai dizer que não está bem limpo. Por isso, há serviços aqui profissionais de limpeza especialmente para entrega de apartamento. Custam caríssimo e eu preferi a opção de chamar uma faxineira pra me ajudar na limpeza. O que também não é muito barato e o serviço como quase todos é por hora.

Foi o domingo inteiro de faxina e eu se soubesse que ia estar grávida na faxina, não teria dito que ia participar. Mas enfim. Limpar fogão, chão, teto, portas, vidros, lavar varanda, armários, meu Jesus, tanta da coisa, que eu juro que não gosto nem de pensar.

No recebimento do meu apt aqui também foi igual. A moradora antes de mim contratou um serviço profissional e o apt não tinha um grão de poeira. Chega deu pena mandar Juca entrar.

E aí, dependendo do resultado do protocolo, a corretora vai dando descontos no que não está 100% pra descontar do seu depósito. Sim. No início de um contrato de aluguel, sempre há uma calção que vc tem que dar como garantia. Varia de cidade, de prédio, de imobiliária. No meu antigo apartamento, era um aluguel a mais. Nesse de Zurich, foram 3. E aí nesse protocolo, depois dos descontos das imperfeições, é calculado o valor de cada imperfeiçãozinha e o que sobrar vc recebe de volta ao entregar o apt no final do seu aluguel.

O processo é longo, é demorado, até estar totalmente claro é complicadinho, e convenhamos, é chato.  Eu não sei se é porque eu já estava grávida que meus hormônios já estavam começando a estourar, mas ô diazinhos difíceis esses viu! Mas graaaaças a Deus deu tudo certo, consegui finalizar essa mudança que ô parto, desde o início do ano procurando apartamento, afe. E ainda bem também que era verão, porque primeiro que se mudar no inverno no meio da neve é praticamente impossível. Algumas imobiliárias restringem a época que os moradores "podem" se mudar, normalmente vai de março a outubro.

Estar aqui agora no meu apartamentinho em Zurich tranquilinha com tudo já no lugar é uma felicidade. Espero ficar aqui algum tempo até me recuperar dessa mudança até chegar a próxima. Apesar de ter me mudado muito no Brasil, acho que ninguém nunca está realmente acostumado à mudança.

Marcadores: , , , , , , , ,