Imposto pra tudo

Quando voce vem morar num país estrangeiro, não pensa direito nesse assunto, não tem como conseguir cobrir tudo nos seus pensamentos e planos porque tem coisa que nem mesmo voce sabe. Ainda.

Quando aceitei o emprego e me mudei de Recife para Berna, eu só pensava nas vantagens das diferenças que eu podia ver, que eu conhecia. Transporte funcionando, pontual, ruas limpas, sem buracos, só isso aí já diminuía e muito o meu stress do dia dia. Medo de andar na rua a noite sozinha, coisas funcionando, regras e disciplina. Depois de viver e passar por tanto sufoco que todos nós que moramos no Brasil passamos, chega uma hora que voce ou desencana ou faz algo pra mudar.

Bom, fato é que depois que voce deixa tudo isso pra trás, fica feliz e deslumbrada com a realidade daqui, ah sim, as coisas funcionam, e muito. Os transportes são extremamente pontuais, dadas as exceções com muitas explicações, workarounds e pedidos de desculpas, sim as pessoas respeitam voce no trabalho, na rua, no comercio, nos serviços, voce raramente vê alguem tirando vantagem de uma situação por malícia e as regras são muito bem obedecidas.

Mas pra tudo existe um preço, certo? Há muita coisa pra se consertar na Suiça, sistema político que eu não saco muito, outsiders, suicídio, frieza das pessoas, sim, o aspecto emocional conta muito, é verdade. Mas existe também um preço literal para algumas coisas.

Morando aqui há quase 4 anos eu acho que nunca vi tanto dinheiro saindo do meu bolso pra pagar imposto. Imposto de renda é uma conversa a parte. Aqui, quem é estrangeiro com permissões de residência L ou B com rendas até 120 mil francos por ano não precisam declarar imposto de renda, tem deduções da fonte (Quellensteuer) direto do seu salário todo santo mês. E olha, não é pouco desconto não. Esse é o imposto federal (Bundessteuern). Tem outros impostos que são adicionados como o imposto do cantão onde voce mora (Kantonale Steuern) que são tipos imposto do carro, é tipo IPTU, ou imposto da comunidade (Gemeindesteuern) e esses voce paga por fora.

Olha, é tanto imposto, que sei não. O primeiro susto foi o imposto para a igreja. É, aqui quando voce se registra no cantão ou na comunidade onde mora, te perguntam a religião. Fica então registrada sua resposta, e pode esperar mais uma conta na sua casa. Cada religião tem um preço. Pagar o salário do padre, atender às missas, cultos ou seja lá o que for precisa "fazer parte" da comunidade - pagando. Se voce não declarar nada, não precisa pagar, mas também não pode entrar na igreja. E ficam assustados quando eu digo que no Brasil ninguém paga nada pra ir à igreja. Riem e perguntam quem paga então a roupa do padre. É, chegou então ao ponto que religião virou questão de cultura eu acho.
Outro imposto "engraçado" é o do cachorro. Esse da foto aí de cima. Ah claro. Voce anda pelas ruas de qualquer cidade da Suiça e ve vários lixeiros com saquinhos de cocô de cachorro coloridos, não ve um cocô no chão, muito legal. Ótimo que as pessoas respeitam, têm consciência e apanham o cocô do chão. Mas tem um preço pra ter um cachorro, pra manter um cachorro. O imposto do cachorro. Seu cachorrinho precisa ser registrado na comunidade onde voce mora com número do chip, seu nome, endereço, todos os seus dados, e voce paga uma taxa simbólica de 100 francos por ano. É, pra manter as latas de lixo, os saquinhos, o controle e sei lá mais o que.

Aqui também se voce coloca um anúncio num outdoor na rua, voce tem que pagar imposto. Deve ser por isso que a poluição visual aqui é baixa.

Outro imposto que deixa muita gente "doente" é o Billag. É um imposto privado, vamos dizer assim. Quando eu cheguei aqui era conhecido como o imposto para TV e Rádio. Sim, se voce tiver TV e Radio na sua casa, vai aparecer alguem tocando a campainha "convidando" voce a se registrar no Billag pra pagar o imposto, com uma "ameaça" de leve que se não se registrar ou não pagar pode levar uma multa de 3 mil francos. Pra quem tem rádio, é um preço. Pra quem tem TV, é outro. E claro pra quem tem os dois, paga pros dois. Mas agora mudou. Agora TODO MUNDO tem que pagar o Billag graças aos avanços da tecnologia de poder assistir TV e escutar rádio no seu laptop. E aí todo mundo tem computador hoje, certo? Aqui tem várias pessoas que não têm TV em casa, mas computador têm. Então essas pessoas ganharam um novo imposto pra pagar. E olha não é barato não. Voce pode pagar a cada 3, 4 meses ou de uma vez a taxa do ano onde tem um pequeno desconto e o total fica por volta dos 500 francos por ano.

O Billag já foi tema e motivo de muitas e muitas discussões, manchetes de jornais, reclamações, protestos e petições que nunca dão em muita coisa. Até hoje pago isso, acho um saco mas não tenho escolha. Afinal não quero pagar multa e sujar meu nome.

É revoltante porque voce paga Billag e ainda tem que pagar a assinatura da sua TV a cabo, sua energia. Sim, ok, é verdade que energia aqui é muito barato. Pago de 2 em 2 ou 3 em 3 meses e é sempre uns 40 e poucos francos. Mas não compensa o Billag não.

Existe ainda imposto pra quem tem carro, lógico, pra manter as ruas lindas como são, mas aí já foge do meu domínio pois não tenho carro. É, tem imposto pra tudo mesmo e mais um pouco nessa Suiça. É verdade que aqui a gente ve realmente o que está pagando e de uma forma ou de outra ve o resultado. Eu nunca vi um apagão, uma queda de energia. Vejo tudo muito organizado e respeitado. Mas o preço que se paga é literalmente alto. Só aí eu já concordaria que a Suiça é um dos países mais caros a se viver. Fora tudo o que se gasta com contas e despesas normais do dia a dia, do mês. Mas isso aí já é outra história e outro post.

Marcadores: , , , , ,