Olten

Eu passei a conhecer Olten de tanto passar por ela. Cidade que fica exatamente no meio da rota entre Berna e Zurique (a meia hora de cada uma), nas minhas viagens de trem, ela sempre estava lá. Mas passei a conhecer só de ouvir falar. Em quase 4 anos de Suiça, ainda não tinha aparecido uma oportunidade pra conhecer a cidade.
Até aparecer uma festinha de aniversário do filho de uma amiga lá. Fui com Edi na sua primeira viagem de trem, e aproveitei pra dar uma volta. Olten é uma cidade pequena, tem 19 mil pessoas, mas suficiente pra ser destacada. Aliás talvez por ser pequena, fique ainda mais pitoresca. Não tem tantos parques como os que eu passeio com Edi aqui em Zurique, nem um centro grande de compras como o de Genebra, mas é cortada pelo Rio Aare e a natureza que embeleza esse país faz de Olten merecedora de atenção.
A vista das pontes é lindíssima. E os pedestres ainda podem se admirar com a arquitetura da cidade antiga, onde há vários prédios e casas históricas, principalmente na Hauptgasse, rua principal. Olten poderia ser uma cidade cenográfica, sabe como é, toda organizadinha, direitinha, tudo no lugar combinando. Na minha opinião merecedora de atenção sim, pois é uma cidade não turística (ainda) e dá pra se ter um gostinho de Suiça mais puro do que os grandes centros.

Marcadores: ,