Platzspitz

Se eu tinha dúvidas que o Irchelpark era o Central Park de Zürich, agora encontrei mais um parque para fazer comparações. O Platzspitz fica bem no centro de Zürich, ao lado do Museu Nacional, entre os rios Limmat e Sihl. Entra na onda de comparações com o Central Park porque é um parque enorme bem no centro da cidade. Numa hora voce tá andando pela movimentada área da estação central com barulho de trem e carros, daqui a pouco voce está no parque andando no meio do verde, escutando barulhos de carro lááááá longe.
É diferente do Irchelpark porque não tem montanhas, não tem lago, e é menor. Mas pelo fato de estar bem no centro da cidade, o Platzspitz é mais um "Central Park" de Zurique. Como é bom morar numa cidade movimentada e poder mesmo assim ter lugares de "fuga" da correria, um passeio com Edi, um picnic. Esse é um dos principais motivos que me faz gostar ainda mais de morar aqui. Em outras cidades menores, não há tantos parques assim e áreas verdes para passear.
Este parque fica bem ao lado, colado com o Museu Nacional, que falei no post passado. O parque data da Idade Média, era usado como área de prática de tiros no século 14. Em 1987, foi liberado ali o uso de drogas e venda de drogas, para impedir o avanço do problema em Zurique. Agulhas limpas eram dadas por membros do projeto e o governo achava que liberando essa atividade num lugar específico ajudaria a manter o controle. Ajuda também era oferecida a quem quisesse se livrar do problema. Claro que essa iniciativa não deu certo, e no final da década de 80, início da década de 90, o parque era conhecido internacionalmente como área de tráfico de drogas. Vinha gente do mundo inteiro fazer "negócios" ali e a situação saiu de controle. Diz a lenda que o parque movimentava drogas em mais de 20 mil pessoas só em Zurique. Em 1992, foi proibido novamente o uso e comércio de drogas ali, e o parque que tinha então ficado conhecido como "Parque das Agulhas" (Needle Park - veja esse vídeo) e se tornado um motivo de vergonha para o governo suíço, foi tomado pela polícia e renovado aos poucos.
Ainda bem porque um lugar lindo desses não podia ser usado pra isso... Hoje o parque é limpo e restaurado, mantido e bem cuidado pela prefeitura como área de recreação familiar e amigável.
Então num lindíssimo domingo de verão, fui com Edi e amigos fazer um picnic ali. Ainda era cedo e o parque tava até vazio. Ficamos até receosos que sei lá, vai que o parque é usado para comércio de drogas de novo e a gente não sabe! Mas não, logo que o tempo foi passando, começou a chegar bastante gente e nosso picnic fluiu naturalmente... hahahaha!
Tão naturalmente que até Edi se sentiu tão a vontade que.... virou pela primeira vez! Sim! Já há algum tempo vinha tentando, mostrando esforços e esticando pernas e braços, que em breve isso ia acontecer. E foi bem ali que ele de bruços... puft! Virou e tava lá de barriga pra cima sem saber o que tinha acontecido, tão lindo.

Marcadores: , , , , , ,