Zürichberg

Berg em Alemão significa montanha. A região de Zürichberg aqui em Zurique é um bairro que fica - obviamente - na montanha, a quase 700 metros de altura. Com vista para o Lago Zürich, no lado leste da cidade, entre os vales dos rios Limmat e Glatt, não podia ser menos que um bairro de luxo na cidade. Não há prédios "normais" como o que eu moro. Por Zürichberg, apenas casas grandes, bonitas, algumas mais pomposas que as outras. Apenas alguns minutinhos andando por Zürichberg e já se percebe que quem mora ali mora muito bem.
Perto de tudo, mas ainda assim, na tranquilidade da montanha e com a vista para a natureza, como numa cidade pequena. Aliás, para os íntimos, é Züriberg, porque não é "Zürich", e sim "Züri", para quem mora aqui. Não há lojas nem nenhum comércio na região de Züriberg. Uma região totalmente residencial e de passeio, e sem turistas.
Como é uma montanha, há diversas maneiras de chegar lá e a região corta boa parte da cidade. Mais próximo do centro da cidade, é possível chegar a Züriberg de transporte público com o teleférico que falei no post sobre o Rigiblick, onde comemorei meu aniversário. Dê uma olhada nesse post. Como falei lá, para muitos, o bondinho é só um meio de transporte e pode ser usado pra chegar em Züriberg, mas provavelmente quem mora lá anda de carro mesmo. Rs.
Já pelo outro lado da cidade, a região do zoológico e onde fica a sede da FIFA também, ali também é Zürichberg. Embora já seja beeem mais afastado do centro e a área não é mais tão residencial e bem cotada como a Züriberg do centro, no topo da estação Rigiblick. É mais área verde isolada mesmo. Eu já fui passear por ali algumas vezes, e aqui tem fotos de dois passeios. Essas que parece estar mais frio foi num domingo bem pacato e gelado, peguei Edi e Juca e fomos dar uma volta por lá.
Para nós, pobres mortais que não temos como bancar uma simples morada em Züriberg, podemos pelo menos passear pelos arredores que é de graça. De um lado, olhar a vista, a bela paisagem verde e o lago Zürich ao fundo, e do outro, as belas casas e mansões. Ao longo do caminho, há vários banquinhos, onde não só eu, mas também Juca, aproveitamos pra fazer uma pausa e admirar a paisagem #acaradariqueza #quemsabeumdia.

Marcadores: , ,