Adelboden e os alpes Tschenten

Posts altamente gelados por aqui, e aqui vai mais um. Outro fim de semana fui com amigos a Adelboden, uma cidadezinha nos alpes na região do cantão de Berna. Inverno sem neve na cidade dá nisso, temos que ir atrás da neve! Hahahaha! Mas é só subir um pouquinho que lá está ela.
O dia estava meio nublado e consequentemente mais frio claro, mas ainda assim valeu. O plano era passar o fim de semana inteiro com várias outras pessoas, ficar num hotel, ir no bar de gelo e tudo mais, mas o outro bebe que ia fazer companhia ficou dodoi, outro lá desistiu, o tempo também não ajudou e terminamos passando pouco tempo, e só um amigo ia andar de snowboard, o resto só andar de trenó e olhe lá! Pelo menos moramos perto e dá pra só ir passar o dia e voltar. Passamos mais tempo apreciando a paisagem mesmo, tirando foto e no restaurante ingerindo calorias para ajudar na friaca. A foto com o snowboard é só pra tirar onda mesmo.
A cidadezinha Adelboden é típica cidade a beira dos alpes. Pequena mas com o básico para a sobrevivência. Uma lojinha de equipamentos de ski, snowboard, roupas de frio, botas, gorro, luvas etc., alguns restaurantes típicos, um bar e alguns hoteis. O preço é um pouco mais exorbitante que o "normal" da Suiça, mas ne, não tem pra onde ir, então tem que consumir as coisas lá mesmo. No inverno essas cidadezinhas ficam super cheias de gente e reserva de hoteis só com bastante tempo de antecedência. Mas com razão ne. É inverno, tem que curtir de algum jeito. E como a neve é fotogênica!
Os alpes de Adelboden se chamam Tschenten e o lugar fica a 1 hora de Berna, no caminho para Interlaken. Ainda preciso me acostumar mais a subir os zig zags de carro na montanha, porque meu Deus, como eu enjoo! Engraçado que quando vou de trem não tenho nada, mas agora dei pra enjoar de carro. É o costume! Mas nada que um pedaço de Lindt não resolvesse assim que chegamos lá em cima.
A região é ótima pra esquiar, tem pista de criança, mas melhor mesmo seria se o tempo tivesse mais aberto. Fazia 0 graus. Para subir no teleférico por meio dia e "alugar" seu uso da pista de trenó, paguei 17 francos. Sem trenó era 14. Achei barato até. Tem montanha que se paga 50, 70 francos pra subir e nem existe metade do preço se voce chegar já no final da manhã. Tivemos sorte porque não foi programado!
Subimos de teleférico, subimos, subimos, aquela mudança de paisagem de baixo de nossos pés, árvores enoooormes cobertas de neve e muito mais neve por todos os lados. Uma paisagem surreal e por todos os ângulos não tem como tirar uma foto ruim!
Lá em cima, nada além do necessário. Nada de luxo nem hotel cinco estrelas. É diferente por exemplo de Pilatus, que é bem mais turística. Só uma estação de teleférico, um restaurante típico de montanha tocando música de montanha e tudo, banheiro, guarda-volume, espaço pra "estacionar" os esquis, um iglu que é um bar no meio da neve mas coberto com um material (mais ou menos) protetor do frio, e ao redor, todas elas, as montanhas cobertas de neve, prontas para serem exploradas!
Voce pensa que não mas tava frio sim. Ok, ficar 5 minutinhos sem luva e cachecol pra tirar fotos dá pra aguentar, mas depois fui direto pro restaurante me aquecer.
Depois de estomago forrado de Rösti e antes que o tempo ficasse mais encoberto, coloquei Edi pela primeira vez num trenó e fomos descendo a pista das crianças. Sem curvas, sem obstáculos. Só uma linha reta, e mesmo assim quase que batemos na única placa que tinha no meio! Hahahahaha! No video da pra ver que paramos e depois continuamos. Edi parece que gostou.
 A brincadeira continuou e a minha amiga Re ainda subiu com ele deitado no trenó tadinho. Mas foi muito divertido!!! Tem que ser assim mesmo. Inverno com neve esse ano só na montanha, como disse no post passado, então tem que aproveitar como dá!

Marcadores: , , , , , , , , ,