Inverno esse ano só na montanha

Tava lendo os posts de inverno por aqui. Ok que ainda não chegaram os dias della merla, mas pra mim por enquanto tá tudo certo. Esse inverno foi o melhor que já passei por aqui. Já estamos em fevereiro e o frio não foi tanto, um frio constante, com mais altos do que baixos. Só vesti a meia calça por debaixo do jeans 2 dias e nesses 2 dias eu estava na montanha, então não conta! Aqui na cidade tudo ótimo, inverno mesmo só na montanha.
Enquanto aqui embaixo na cidade eu consigo até suar se coloco um casacão muito pesado, lá em cima na montanha o inverno tá bem diferente. Fui um fim de semana desses novamente a Nante, uma cidadezinha bem pequena em Ticino. NOSSA! Primeira impressão que eu tive quando fui no verão totalmente destorcida... tudo totalmente branco!
Um pouco até demais na minha opinião. Já vi muita neve e já viajei pra muito lugar frio nesse mundo, aliás não era nem tanto o frio.. acho que no fundo já to me acostumando mesmo mais com o frio, mas o negócio foi a neve! Minha nossa senhora, nunca vi tanta neve na vida. A neve cobria a entrada das casas e virava montes assim sem dar nem pra ver direito a casa mais, distorcendo completamente a visão e a paisagem.
O carro de tirar a neve passa o dia todo pra lá e pra cá tirando neve do caminho, e olha que a cidade é pequena. No dia que cheguei, tava um dia lindo de sol e fiquei muito impressionada com tudo branquinho, as casinhas cobertas, esse montão de neve em cima dos telhados, não sei como não quebra... parecia de brinquedo mesmo.
Quase 5 anos de Suiça e fiquei encantada. Como já me disseram: o matuto saio do nordeste mas o nordeste não sai do matuto. Virei criança na neve, brinquei com os cachorros, deitei e rolei na neve, comi neve, tirei um milhão de fotos. Nossa como sou matuta meu Deus! Hahahahahaha! Isso que dá um inverno sem neve em Zurich. É, porque por aqui, na-da!
Andamos ainda por outras cidadezinhas próximas, mais acima, mais abaixo, e por todos os lados, na montanha, tudo coberto de neve! No domingo quando cheguei a Zurich, nem parecia que estava no mesmo país, apenas a 2 horas de distância.
Lá em Nante, é passagem das pistas de quem vai esquiar em Airolo, a "vila" maior mais próxima. Então voce ta andando assim normalmente e daqui a pouco PUFFF! Passa alguem esquiando! OK que andar "normalmente" é pedir um pouco demais nesse monte de neve e demanda muitos cuidados, mas quem mora lá tá super acostumado e são todos preparados. Botas, roupas, trenós, pás pra tirar a neve da frente de casa. Depois vou escrever um post sobre isso. Eu até me arrisquei num ski pela 1a vez, mas meu Deus, meu joelho não aguenta.
Alias Edi era o mais agasalhado. Eu com medo de ele pegar uma gripe ou coisa do tipo (graças a Deus não pegou nada!), vesti não sei quantas camadas nele e o bichinho não conseguia nem se mexer, tadinho. É bom que já vai se acostumando. Chegamos a pegar -8 graus a noite, mas de dia, ficava na beira dos -4, -2 graus. Pros nativos tava ótimo.
Olha, muito lindo mesmo. Em alguns ângulos parecia uma pintura. E neve pra mim só é bom mesmo na montanha, na cidade complica muito a vida. Ok que me deixou um pouco mais matuta mas tudo bem! hahahaha.. Foi bom depois voltar e poder vestir roupas normais, sem ser impermeáveis, sapatos normais e (apenas) um casaco. Pra fechar ainda o fim de semana, a noite nos juntavamos pra assistir os jogos de olímpicos de inverno da Russia, onde a Suiça terminou ficando na 7a. posição.
Por enquanto neve esse ano só na montanha! Deixa chegar mais a primavera que eu conto se ficou por isso mesmo.

Marcadores: , , , ,