Raclette

Há algum tempo cheguei a conclusão que os pratos suiços se resumem a diferentes combinações de pão, queijo e batata. Fondue, Rösti, veja esse post que escrevi sobre o que comer na Suiça. Daí, chega o inverno, aquela desculpa época para comer coisas mais engordativas por causa do frio e os pratos típicos suiços. Na montanha, pratos calóricos são essenciais pra suportar o frio. Nem pense e subir a montanha e escolher uma saladinha no cardápio porque nem tem.
Daí me liguei que o outro prato mais famoso além do fondue é a Raclette, que já comentei aqui no blog há séculos, no aniversário de uma amiga, quando eu nem sabia o que era Raclette! Realmente anos de Suiça mudam a pessoa. Hoje estou aqui "a experiente" para falar sobre a Raclette, num post, digamos, mais elaborado, ou num jantar fotografado :-)
Já que este blog está muito suiço ultimamente, com posts de montanha, neve e inverno, achei apropriado abri mais um espaço aqui para uma Raclette. Mesmo com o inverno já dando tchau. Voce conhece esse prato, Raclette? Se voce mora na Suiça ou já veio aqui, claro. Mas voce lááá longe que lê o blog não sei aonde, talvez esteja ouvindo falar disso pela primeira vez, não é mesmo?
A Raclette na verdade é o prato e um tipo de queijo específico daqui da Suiça. O prato basicamente se resume em derreter o queijo num aparelhinho elétrico e comer com pão e batata (ohhh!), mas pra não ficar tão óbvio assim, acrescentam-se mais uns ingredientes extras. Na parte de cima da máquina é tipo uma grelha e voce normalmente põe uma fatia de bacon ou uma batata pra esquentar, enquanto o queijo derrete na parte de baixo.
O queijo da raclette é da vaca e já vende no mercado assim cortadinho no tamanho da pá pra por na maquininha. Confesso que come-lo puro é bem enjoativo. É por isso que os ingredientes "extras" aparecem, pra quebrar um pouco e misturar o gosto, sem tirar o foco principal do ingrediente principal.
A maquininha tem de vários tipos, de uma pessoa, de duas, de quatro, de seis. Cada pessoa na mesa tem sua própria pá, coloca o queijo na pá e na máquina e espera derreter. Nisso, enquanto derrete, voce conversa, toma chá, toma vinho, come um pepinho, e oh! o queijo está pronto! Derrame na batata cozida no seu prato, no pão, acrescente os ingredientes - cebola, milho, bacon, champignon, tomate (cereja), tudo em miniatura! E enquanto come, coloque já o próximo queijo na pá e na máquina!
Oregano, paprika e temperos a gosto a vontade, cada um se serve como quiser. É um jantar informal mas chique ao mesmo tempo. Combina com várias ocasiões - aniversário, comemoração de alguma coisa, ou apenas um jantar casual, uma desculpa pra reunir os amigos. Nunca estive numa Raclette que não fosse agradável, sempre pega bem. Primeiro porque é delicioso e depois porque é super agradável, voce passa horas na mesa na companhia de outras pessoas conversando, comendo, é uma beleza.
Até vir pra Suiça eu não sabia nem do que se tratava. Quando fui convidada a ir num aniversário que era um jantar de Raclette, fui sem nem saber pra que tava indo direito. Hoje tenho uma máquina de Raclette em casa e adoro! É costume suiço de toda parte do país, sem exceção, a Raclette sempre cai muito bem.

En guete!

Marcadores: , , , , ,