Lixo e reciclagem na Suiça - Parte II

Há 3 anos atrás, escrevi este post sobre lixo e reciclagem na Suiça. Reli todinho hoje e fiquei até admirada comigo em como eu já sabia de muita coisa em pouco tempo morando aqui. Disse até que no início achava chato mas que "agora" já estava acostumada. Hoje com quase 5 anos de Suiça... agora sim, estou acostumada. E hoje vim aqui finalmente escrever a segunda parte desse processo, com mais informações e mais detalhes que não escrevi naquele post.
Até quando estive no Brasil das últimas vezes, ali foi que notei como já estou acostumada com sempre amassar as garrafas PET quando acaba, amassar as latinhas, separar vidro, papelão, etc. Com uma certa "culpa" de fazer errado quando estava no Brasil, ao mesmo tempo sem ter outra opção lá. Ali foi que vi como minha rotina aqui já é o normal pra mim, e como deveria também ser normal em todo lugar.
O sistema de garrafas PET, vidro e latas de alumínio eu já expliquei no outro post. Então vamos a mais detalhes de outros aspectos do lixo e reciclagem. Bom, se voce estiver andando por áreas residenciais qualquer lugar na Suiça, mais cedo ou mais tarde vai dar de cara com lixos com saquinhos coloridos com um desenho de um cachorro. É para o cocô do cachorro. Aqui raramente se vê cocô de cachorro no chão. Ok, em Zurique se vê ainda as vezes.
Lembram do imposto do cachorro que falei nesse post? Pois. Aqui é o dinheiro que pagamos sendo empregado. Não se vê um lixo dos cachorros sem saquinhos. E assim não tem nem desculpa pra deixar o cocô no chão ne. Os saquinhos são até bonitinhos. As cores variam de acordo com os lugares. Alguns bairros são rosa, aqui é vermelho, tem verde, laranja, etc.
Ah, no outro post eu já falei da reciclagem de papel, jornal, caixa, papelão em geral, é verdade. A história de cortar a caixa em pedaços de papelão ou jogar tudo num container específico para papel, empilhar os jornais. Aqui em Zurique, o negócio é diferente mais desorganizado mais simples. Ainda se vê os papelões cortadinhos em amarrados com um barbante, mas ou o lixo é muito maior, ou o povo daqui é mais desleixado, porque só o que se vê na rua é um montão de caixa uma por cima da outra sem precisar estar cortadinha, bonitinha e tal. E o melhor: não há multa.
O pior que pode acontecer é voce levar um bilhetinho na sua caixa e ela não ser levada. Mas nunca vi isso acontecer. Acontece por exemplo quando voce deixa uma caixa lá fora e ainda falta sei lá umas 2 semanas pro lixo do papel passar, e a caixa vai ficar lá esse tempo todo mofando, tomando chuva, etc. Aí vai aparecer um bilhetinho colado na caixa em cor fosforecente que eu não sei o que diz. Mas multa pode até ser, mas desconheço alguém que já tenha passado por isso.
No outro post não falei também sobre todas os tipos de garrafas. Tem garrafa do leite também, de detergente, de plástico em geral. Todas vão pra reciclagem também do lado das garrafas PET, mas por alguma razão, essas não é pra amassar.
Pilhas e baterias também vão na mesma leva. Podem ser deixadas em mercados, as vezes até no Correio.
Outra coisa interessante também e que não mencionei no outro post, não é exatamente lixo e reciclagem, mas mais como se desfazer de algumas coisas, tipo roupa, móveis, colchão, que talvez caiba aqui num adendo. Bom, sobre roupas, acho que não falei aqui ainda. A gente recebe na caixa de correio uns saquinhos sacos enormes com alguma antecedência e podemos encher de roupa e sapato usado e deixar na porta do prédio no dia que forem recolher.
Na própria sacola tem dizendo o dia que vai passar pra recolher e essa informação não consta no livrinho que recebemos da prefeitura no início do ano com o calendário do lixo, reciclagem, etc. Talvez pertença a outro órgão. Sei que vai para abrigos e necessitados, então pra mim é ótimo porque eu não sei o que ia fazer com tanta roupa de Edi que não cabe mais. Outra informação também que vem nesse livrinho da prefeitura no início do ano é o dia que vão passar recolhendo árvores de Natal. Aqui o comum é ter árvores de verdade em casa como árvores de Natal, então na primeira ou segunda semana de janeiro, pode deixar sua árvore na rua que vai ser levada. Legal, ne?
Para jogar um colchão no lixo, voce não pode simplesmente por ele num container. É preciso ligar para a prefeitura, agendar um dia que possa ser recolhido e nesse dia deixa-lo na porta do prédio ou no local combinado. Então se voce tiver andando e ver um colchão na rua, não se assuste.
Fonte: http://am.xn--rschiba-90a.ch/
Com móveis, o que acontece muitas vezes, é deixar o móvel na porta do prédio com uma plaquinha "GRATIS" e na volta não esta mais lá. Simplesmente levam. E não é a prefeitura, é algum morador mesmo. Caso passe muito tempo e o móvel permaneça lá, aí sim acho que a prefeitura deve ser contactada para recolher o tal. E isso acontece tão normalmente, chega até ser engraçado voce ve um sofá assim na calçada com um papel escrito "ZUM MITNEHMEN" ("para levar"). Até impressora eu já vi assim e ainda com os CDs de instalação! hahahaha! Só na Suiça mesmo.

Outra coisa, se voce mora em casa ou num térreo de um prédio e tem um jardim, apara a grama do seu jardim, voce tem que coloca-la num lixo específico, não vai junto com o lixo normal. Há containers menores tipo latas de lixo mas de plástico verde que são específicas pra isso.
Fonte: http://www.stadtluzern.ch/
Isso aí são as regras para os cidadãos, que devem ser respeitadas e mantidas com frequência, o que em conjunto ajuda a manter a cidade organizada, limpa e favorável ao meio ambiente. O governo faz sua parte também. Frequentemente, se vê carrinhos de limpeza que rodam a cidade inteira para manterem o chão das ruas limpos como em lugar nenhum da Europa se vê.
Embora sim claro, no centro e em praças e estações de ônibus mais movimentadas se vê ainda muita bituca de cigarro e sujeira no chão e lixos lotados, mas na minha opinião a Suiça é um dos países mais limpos que eu já vi na vida, ficando só atrás ou igual talvez com alguns lugares que visitei na Escandinávia. Então dá gosto participar do processo. E como disse no início, voce termina se acostumando e hoje pra mim é tão normal que nem sei mais como fazer de outro jeito.

Marcadores: , , , , ,