Os docinhos da festa

Esse blog é multi uso, eclético, bombril. Não preciso repetir que o blog é a minha vida aqui na Suiça ne, e tudo que está envolvido. Em 2011 quando viajei 19 países, algumas pessoas descobriram o blog e achavam que era um blog de viagens. Gente, 19 países e eu escrevendo post sobre todos os lugares, dá mesmo pra achar que é blog de viagens. Agora que a poeira assentou um pouco e Edi apareceu, coisas sobre maternidade e tudo que está envolvido também tornaram-se tema desse espaço. Desculpa aí voce que achava que o blog era "SÓ" sobre isso ou aquilo (recebendo unfollows em 3, 2, 1...).

Mas hein.
Na festinha de 1 ano do Edi (há 1 mês atrás, mein Gott!), eu falei da festa e mencionei rapidamente sobre a decoração. Gente, deu um trabalho... mas fiz tudo com tanto carinho que nem notei a quantidade de coisa que eu fiz. Agora mostrando as fotos e revendo tudo é que me dou conta. Então queria escrever um pouco sobre algumas coisas. Hoje venho falar de uma coisa que me levou muito tempo e dedicação mas que valeu muuuito a pena....... tcharaaaammmm: os docinhos!
Bom, não é novidade que eu não sou nenhuma Ofélia na minha cozinha (apesar de ser maravilhosa), mas estou perdendo a vergonha e criando mais intimidade com esse cômodo do meu apartamento. Mas claro, coisas que eu sabia que não ia conseguir fazer, tive que terceirizar. O bolo, as coxinhas, o pão de queijo. Mas os docinhos, eu achei que podia dar conta.

Nas minhas festas de criança lá em Natal e nas da minha irmã, minha mãe sempre fazia, então acho que isso me deu mais coragem. Fui ainda mais ousada e tentei receitas novas, com o apoio da minha tia que é chef patisserie em São Paulo e me mandou váááárias receitas numa apostila, eu fui lá e tentei.

Umas deram muuuuito certo, como a de caramelo, gente, o que era aquilo!! Outras nem tanto, como o de limão... acho que usar essência de limão e raspa de limão é limão demais, mas tudo bem, estava comível. Então vamos lá.

Docinho branco
O que fez mais sucesso foi o docinho de baunilha que eu fiz pela primeira vez no chá de bebê do Edi. A receita é super simples e o segredo acho que é mesmo o ponto. Mexer bem com a colher de pau sem deixar embolar e parar na hora certa. Saber a hora certa é o X da questão. Eu páro quando a massa começa a endurecer e grudar no fundo da panela (e quando meu braço tá quase caindo de tanto mexer).
Ingredientes
2 latas de leite condensado (a medida vai de acordo com a necessidade, essa medida dá para uns 30-40 docinhos, dependendo do tamanho)
1 colher de sopa de margarina
100ml de leite
100ml de creme de leite
Essência de baunilha
2 colheres de baunilha em pó (pode ser desses pós de mousse)
Corante amarelo
Como o leite condensado já é amarelo, não precisa nem por corante se não quiser. É só misturar tudo em fogo médio (bom, eu começo mexendo em fogo alto e baixo para fogo médio porque em fogo alto começa a ferver rápido demais e haja braço pra mexer sem embolar, então prefiro demorar mais mexendo mas aguentar a mexida), e parar quando chegar ao ponto. Depois põe num prato com margarina para não grudar. Já houve dias de não dar tempo de enrolar no mesmo dia, então ponho papel no prato, ponho na geladeira e no outro dia termino. Aí no outro dia pra não ficar tão duro, põe 40 segundos no microondas e já dá pra enrolar. E a cobertura vai a gosto, eu enrolei já com granulado colorido e desta vez enrolei com açucar cristalizado amarelo que trouxe do Brasil. Ficou uma DEEEE-LIIII-CIIIAAAA!!!!
No do docinho branco, voces vão ter que me perdoar, mas eu esqueci de fotografar o passo a passo.


Docinho de caramelo
Esse foi a grande novidade e maior surpresa pra mim. Bom, pra início de conversa, não sabia nem como fazia caramelo e não sabia que era tão fácil. Mas com as dicas da minha tia lá de SP fui com garra.
Ingredientes
120g de açucar
2 latas de leite condensado
100ml de leite
1 caixinha de creme de leite
1 pitada de sal

Para caramelizar o açucar, é só deixar queimar o açucar até ele escurecer.
Deixa queimar e fique mexendo com a colher de pau pra não embolar muito. Depois, despeje o leite condesado e misture bem e deixa cozinhar um pouco pra ganhar cor e sabor. Pode ser que logo apareça uns bolos de açucar que parece que não vai soltar mais, mas pode continuar mexendo que ele vai soltando.
Depois junta o creme de leite e o sal e continua mexendo até chegar ao ponto como no do docinho branco. O creme de leite daqui eu acho muito líquido, em comparação ao do Brasil. Então eu coloco sempre menos do que o que tem na receita.
Aí esse eu enrolei a maioria com nozes trituradas que achei no Coop. Ficou MARA! E enrolei também com uns granulados especiais da Dr Oetker, e além de gostoso ficou bonito também.


Docinho rosa
Bom, esse era um dos que eu mais gostava quando eu era criança. Porem porem porem....  a bonita aqui esqueceu do principal: o aroma! kkkkk!! Ficou com gosto de leite condesado, o que naõ estava ruim, mas podia ter ficado melhor como era pra ficar.
Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá rasa de essência de morango ou framboesa (pode ser pó de suco ou de gelatina)
Corante rosa
Mesma coisa como no do docinho branco. Mexer até chegar ao ponto.
Esses eu enrolei com granulados diferentes que achei por aqui da Dr. Oetker e ficou bem diferente e bonito pra enfeitar a mesa.


Docinho de limão
Esse teria ficado bom melhor se eu tivesse usado ou essência de limão na massa ou raspa de limão na cobertura. Os dois foi exagero de limão demais. Ainda usei alguns granulados em uma meia dúzia pra misturar a decoração, mas a grande maioria foi de raspa de limão mesmo.

Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
Essência de limão
Corante verde (opcional)
Como de praxe, mexer até achar o ponto, por num prato com margarina pra não grudar, deixa esfriar um pouco e enrola. A cobertura pode ser raspa de limão ou até mesmo as nozes trituradas também como no de caramelo, também combina.

Conforme eu ia fazendo e postando no instagram (novo id: http://instagram.com/elaeamericana_liana), várias pessoas deixaram comentário perguntando se prestava congelar pra descongelar e comer depois. Como eu já comentei aqui em outro post, presta sim, gente! Estando no ponto ideal e não muito mole, o descongelamento depois não altera em nada a consistência nem o sabor. É só tirar do congelador no dia da festinha de manhã e deixar descongelando, depois que tiver na temperatura ambiente, distribuir nas forminhas.
E depois organizar nas bandejas pra por na mesa ficou super bacana. O de baunilha que tinha bastante e eu que eu sabia que tava muito bom, deixei uma bandeja só dele. Os outros eu misturei em organizações variadas e deu um toque diferente no visual da mesa. Eu gostei muito! Minha mãe ainda fez brigadeiro de copinho no dia da festa de manhã e colocou bolinhas de chocolate em cima, nossa, ficou bom demais!

Bom, não sei se vou ficar escrevendo posts desse tipo aqui no blog, mas esse eu tinha que fazer.
Outras combinações? Aceito sugestões para as próximas festinhas :-)

Marcadores: , ,