Thun

5 anos de Suíça,os passeios começam a se repetir. A Suíça não é lá muito grande e sem dúvida tem muito ainda pra conhecer. Mas com o tempo, é normal que a gente comece a ir nos mesmos lugares de novo. Foi assim com Gruyères, por exemplo, que escrevi há algumas semanas. O primeiro post da primeira vez que fui a Gruyères é de 2009, quando eu mal escrevia aqui no blog. A mesma coisa agora nesse post é o caso de Thun, a pequena cidade no cantão de Berna, onde eu estive já também em 2009 num passeio (post aqui) e tive a alegria de ir de novo recentemente.
Thun fica a 30km de Berna, com pouco mais de 40 mil habitantes. O que faz dessa pacata cidade um pouco especial é a paisagem. Ela fica aonde o rio Aare (do qual eu já escrevi tanto quando morava em Berna - post aqui) desembarca no Lago Thun, o que torna o cenário ainda mais espetacular do que outras cidades.
Porque além do lago ser lindíssimo, a combinação de lago/rio/água e montanha, pelo menos pra mim, é um panorama no mínimo sensacional. As montanhas que cercam Thun são os alpes bernenses, incluindo a famosa Jungfrau e Stockhorn. Tipo... olhe essas fotos e diga se você não concorda comigo.
É isso que eu adoro na Suíça. Qualquer cidadezinha que você nem dava nada por ela de repente se torna a coisa mais linda do mundo apenas pela natureza "simples" do país. Já disse e repito... acho que posso morar vinte anos na Suíça e nunca vou deixar de cair o queixo com esses cenários.
Thun tem um castelo do século 12, que hoje é usado para aluguel de recepções e festas mais sofisticadas. De qualquer forma, mesmo podendo não visitar mais lá, torna a caminhada pelo centrinho da cidade ainda mais pitoresca. O centrinho que aliás é pequeno mas aquela coisa fofa e gostosa de andar.
Sem dúvida o turismo é uma fonte importante da economia da cidade e da Suíça como um todo. Thun já foi descoberta pelos turistas, é bem turística mesmo, os bares e restaurantes estão sempre bem frequentados. Se você mora aqui ou está planejando o seu roteiro do que visitar na Suíça, reserve umas horinhas para Thun. De Berna são apenas 18 minutos de trem e 30 minutos de S-Bahn. Um dia ou metade de um dia é mais que suficiente para andar por lá.

Marcadores: , , , ,