Frauenfeld

No fim de semana que estava conhecendo cidades mais 'desconhecidas' aqui na Suíça, uma das paradas foi Frauenfeld. Ao pé da letra, é o campo das moças. Frauen é o plural de Frau que é Senhora. Por que esse nome?! Queria saber também. A informação histórica que consegui só tem a ver com cavaleiros de famílias ricas que moravam ali, do Império dos Habsburgos e tudo mais, mas nada sobre as moças.
Enfim. Frauenfeld é a capital do cantão de Thurgau, onde também fica Arbon e Weinfelden, que falei em posts passados, no nordeste da Suíça. Tem pouco menos de 25 mil habitantes e fica a 40 minutos de trem de Zurique. Aqui na Suíça a cidade é mesmo conhecida pelo festival OpenAir Frauenfeld que acontece no verão e sempre tem atrações legais.
Fora isso, não vi nada de muito diferente em Frauenfeld não. Como toda cidade suíça, é super fofa, organizada, com um centrinho legal de andar, cheio de bandeirinhas suíças e do cantão, uma igreja, enfim, tudo muito agradável mas nada demais. Acho que tirando o festival que deve atrair bastante gente no verão, a atmosfera na cidade fora dessa época é bem pacata. Claro pra quem não mora aqui só esse "agradável normal" já é demais, e eu como pareço que nunca vou deixar meu encanto pra trás, ainda também me encanto com essas "normalidades".
Outro dia recebemos um colega do trabalho que é de Israel e veio passar dois dias aqui pra dar um treinamento e ele disse: Aqui na Suíça é tudo muito calmo. E eu e os suíços na mesa olhamos um pro outro e comentamos...: é... normal. Mas eu que não sou de fato daqui sei como é a vida na correria e na barulheira e stress de transito, etc. Seja na India ou no Brasil mesmo, sei como a vida pode ser diferente e influenciada sem essa "tranquilidade normal" daqui que faz parte da qualidade de vida que eu tanto busquei na vida.
Pra mim, só em poder sair num dia assim qualquer e fazer um passeio desse, andar na rua sem medo, na calmaria mesmo que muitos chamam de tédio, isso pra mim conta muito, é a minha fonte de energia e inspiração pra muita coisa. Então numa sexta-feira livre fomos lá conhecer a tal Frauenfeld eu e Edi. Era setembro, começaaaando a tirar aquele ar de verão dos nossos dias, começando a por um casaquinho, uma jaquetinha. Edi de colete andando pelas ruas da cidade foi inesquecível. Assim como o Coupe Dänemark que tomei lá num cafe pra encerrar o passeio. Enfim nada demais, mas quem tiver com tempo sobrando, é um ótimo passeio.

Marcadores: , , , ,