Fribourg

Sabe aquela história de que quando voce mora no Rio de Janeiro há muito tempo você nunca foi ao Pão de Açucar ou ao Cristo Redentor? Pois é. Faço analogia desta ideia com a minha relação com Fribourg. Sim, já fui a Fribourg muuuuitas vezes. Então me pergunto, por que nunca escrevi sobre essa cidade aqui no blog?
Fribourg é a capital do cantão de Fribourg, aqui na Suíça. Uma cidade bilíngue, porém a maioria fala Francês. Fribourg em Francês, Freiburg em Alemão. Eu diria que é uns 80% Francês e 20% Alemão. Mas as placas nas ruas e tudo mais é tudo em Francês. Não chega a ser como Biel/Bienne, mas ainda se fala os dois idiomas sim. Eu chego lá e falo Alemão nos restaurantes porque o meu Alemão é melhor que meu Francês, e normalmente eles respondem. Eu sempre chamo Fribourg primeiro porque a maioria lá é em Francês, e em Alemão me lembra a cidade de Freiburg, no sul da Alemanha, que pois é, mesmo nome em Alemão. Ai esse monte de idioma, que confusão. Coisas de primeiro mundo.
Mas então vamos ao que interessa, Fribourg. Fica a 20 minutos de trem de Berna, uma cidade de pouco menos de 40 mil habitantes. Pra mim é a definição de onde a Suíça muda de Alemã para Francesa. De novo: embora sim ainda seja bilíngue, a maioria é Francês por lá. Fribourg apareceu no meu conhecimento primeiro porque vários colegas de trabalho que conheci, desde o meu primeiro emprego aqui e até hoje continuo conhecendo gente nessa situação, moram em Fribourg e trabalham em Berna.
Isso porque Berna é a "cidade grande" mais próxima de lá, então por questões de emprego, oportunidade, etc. o pessoal continua morando lá e vem trabalhar aqui. Ora o que são 40 minutos de trem por dia não é mesmo? A mudança do idioma muitas vezes é um empencilho, mas pro lado francês, a "cidade grande" mais próxima seria Lausanne, também com mais oportunidades de trabalho e tudo mais, mas fica a 40 minutos de trem. 40 minutos pra ir e 40 pra voltar não é a mesma coisa que a metade disso. Então daí se tira.
Então depois de sempre ouvir muito falar de Fribourg pelos colegas, tive a chance de experimentar o fondue num dos restaurantes mais famosos do país, o Cafe du Midi, que olha, é mesmo. O fondue de lá é coisa de outro mundo. De outra vez fui com uma amiga andar mesmo em Fribourg, passar o dia conhecer a cidade, tirei mil fotos, e aí o que aconteceu? Deletei todas as fotos da câmera sem querer. Acho que deve ter sido por isso. Fiquei com tanta raiva que não quis mais saber de Fribourg por um tempo. Rs.
Mas foi só voltar a morar em Berna que já fui lá várias vezes, seja pra encontrar com alguém, seja pra festa do São Nicolau que já contei aqui, Fribourg é um encantozinho. Moraria lá tranquilamente, sabe aquelas cidades medievais que parece cenário montado? Fribourg é muito agradável, tranquila, segura.. Ok, aqui na Suíça, todas são assim, mas lá é especial. Não tem ar de cosmopolita, porém voce tem quase tudo. Eu adoro o centro de Fribourg. Apesar de ser uma cidade pequena e o centro ser mil vezes menor que o de Zurich, eu adoro. A cidade antiga é lindíssima. E lá tem restaurantes ótimos, tem a Manor que não tem em Berna, talvez as pontes dêem um ar de grandeza tambem, e sei lá, gosto da atmosfera da cidade.
Pois é aquela coisa. Você conhece tanto do lugar mas chega na hora de falar voce não sabe encontrar as palavras direito, porque não fala muito sobre ela normalmente. Em Inglês tem uma expressão que resume bem isso, seria "to take it for granted". Mas enfim. Fribourg é uma ótima opção para morar e para fazer bate e volta a partir de Berna ou de Lausanne. Essas fotos foram de Outubro do ano passado.

Marcadores: , ,