Biel/Bienne

Biel / Bienne
Faz tempo que não escrevo um post da Suiça aqui hein. Post turístico então nem me lembro quando foi o último. Ok que a timeline do blog já virou piada ne, postei sobre Dijon que eu fui há 2 meses atrás, mas tudo bem. Pelo menos eu to tentando manter o blog. Com essa rotina corrida fica difícil mas vamo lá.

Com o tempo - já estou há 3 anos na Suiça - to me acostumando mais com as cidades que vou passando e uma vez conhecidas e devidamente registradas aqui no blog, termino deixando de lado escrever sobre uma ou outra visita numa cidade repetida porque acho que não tem muito o que falar mais. Já escrevi sobre Interlaken, Lausanne, Spiez, e outras menos conhecidas como Meiringen, Berna então... tem post aí que só.

Embora seja verdade que ainda há muito o que ver aqui nessa Suiça linda e toda vez que abro o guia dou de cara com algo que ainda quero ver, com o tempo fui meio que deixando de lado não o interesse, mas o entusiasmo unbedingt de visitar essa ou aquela cidade no fim de semana ou em qualquer tempo livre que tenho, simplesmente porque não sou mais uma recem-chegada. Ainda acho a Suiça lindíssima e tento agarrar as oportunidades de explora-la aqui e acolá, mas com a vida inevitavelmente se acomodando por aqui, termino aproveitando os fins de semana e o tempo livre de outra forma. Seja socializando com meus conhecidos ou explorando outras terras alem, a verdade é que inconscientemente a minha querida Suiça foi caindo na minha lista de prioridades.

Uma pena, pena mesmo, e agora que oficialmente me toquei disso, e bom, depois que me mudar, e que me organizar e tudo mais tudo mais e coisa e tal, quero me organizar pra explorar o que ainda quero ver daqui, mesmo que tenha que ir só. Não tenho data pra sair daqui então é meio que um plano a longo termo. Isso são planos para o futuro. Agora eu quero falar de uma cidade que tive o prazer de ser apresentada recentemente num passeio mais que agradável aqui no cantão Berna: Biel, ou Bienne.

Bom, pra começar, a cidade tem oficialmente dois nomes mesmo - Biel e Bienne. Nada mais é que a versão alemã (Biel) e a francesa (Bienne) pelo simples fato de ela ser bilíngue, ou seja, lá se fala tanto alemão quanto francês. Apesar que oficialmente a maioria da população lá fala é alemão mesmo.

Não é novidade que aqui na Suiça é sempre essa salada de idiomas nos mais variados aspectos, mas são poucas as cidades que são bilíngues assim assumidamente como Biel. Ou Bienne. É engraçado, nunca se ouve alguém falar "Fui a Biel" ou "Fulano mora em Biel", é sempre "Fui a Biel/Bienne", "Fulano mora em Biel/Bienne". Eu achava isso tudo muito esquisito e desnecessário quando ouvi da primeira vez e até achava que quem tava falando tava era sendo esnobe e falava os dois caso quem tivesse ouvindo não soubesse alemão ou francês. Ignorante eu. TODOS falam assim, no matter what.

Mas então. Biel/Bienne fica no pé das famosas montanhas de Jura e tem a benção de ter o Bielersee (ou Lac de Bienne), isto é, o Lago de Biel/Bienne (nossa, como é complicado isso!) ao seu redor. O lago é a principal característica da cidade, é o ícone, a marca, o que todos lembram quando se fala tanto a versão francesa ou a alemã do nome da cidade.

E com razão...
Que lago lindo! Que vista linda! Que paisagem incrível!

Como eu negligenciei (negligenciar é forte ne?) turistar pela Suiça nesses últimos tempos sabendo que tem uma coisa dessas aqui do meu lado? É aquela coisa.. voce ai que mora no Rio de Janeiro, tá dando atenção a praia de Copacabana ou Angra dos Reis? Voce que mora na França, tá dando valor às maravilhas daí? Eu aqui na Suiça tenho que ficar me lembrando que essas paisagens de cinema são exclusivas daqui, e na verdade é só eu sair daqui por alguns dias que sinto falta, mas que quando estou aqui termino taking it for granted...

Tudo surgiu com a ideia do Eric (é, o Eric.) de fazer um tour de bicicleta por algum lugar. Sabe como é ne, suiço, bicicleta, verão. Pronto, não preciso dizer mais nada. Fomos num sábado de verão, de sol, e acredite, de calor, até Biel/Bienne que é inacreditavelmente perto de Berna - 30 minutos de trem. Inacreditavelmente porque Berna não tem lago, tem rio, o rio Aare. E o lago de Biel/Bienne é tão lindo, com as montanhas de Jura próximas, dá uma sensação que estamos em outra cidade.. ok, estamos em outra cidade, mas mais distante que Berna, porque a paisagem é bem diferente. Mas não, é aqui do lado.

Chegando lá, bicicleta alugada na Bahnhof por meros 20 francos, o que vale mais a pena do que levar a bicicleta no trem porque ela paga meia tarifa e pagar meia tarifa na ida e meia tarifa na volta custaria mais que 20 francos, além do stress de levar a bicicleta no trem, arrumar lugar, carregar, etc. Mochila nas costas, óculos escuros, vestido de alça, muito protetor solar na pele do suiço, lá vamos nós andar de bicicleta. Aliás, andar de bicicleta não! Fazer um TOUR de bicicleta.
A ideia era arrodear o lago de bicicleta que no total seriam quase 60km em umas 3 horas, sem parar. Mas eu estava de bom humor, disposta, o Eric ainda apareceu com a camisa do Brasil, o dia estava lindo, tudo parecia perfeito. Bom, mas aí voce olha pra mim ne, eu não sou atleta nem acostumada a andar de bicicleta por muito tempo. Aula de spinning na academia é a que eu menos gosto. Ando uma hora já começo a ficar com o bumbum e as costas doendo, mas tudo bem. 


O início foi tranquilo, começamos já parando pra apreciar o ponto de partida que era o lago e era a primeira vez que eu estava vendo such thing. Depois começou. 


Não é tão difícil, tirando as subidas, a troca de marcha frequente e mudar de pista. E pra falar a verdade, eu não tava muito preocupada com as técnicas, pra mim o que me interessava era mesmo o passeio.
Em suma, vou contar logo que fizemos metade do tour. Andei metade do lago de bicicleta, o que, gente, já é muita coisa! 25km!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu andei 25km de bicicleta ao redor do lago de Biel/Bienne! Meu recorde.

E não foi nem porque eu pedi pra parar nem nada. Eu até teria andando mais, mas primeiro que a hora de devolver a bicicleta tava chegando, e paramos algumas vezes pra apreciar a vista e, por justa causa, pedi (perdemos) um tempão!

Me diga se eu tenho culpa. Ora, eu queria era aproveitar o passeio, pouco me importa se não completei o tour. Podia ter sido 5 ou 40km, eu tava satisfeita.

A cada vez que parávamos, dava de cara com uma paisagem linda, um cenário mais fofo que o outro. Nem sempre dava pra andar ao longo do lago, e por vezes tínhamos que ir pra auto estrada ou encarar o emaranhado de ruazinhas.


É, porque andar de bicicleta na Suiça é coisa séria. Tem que seguir as regras, andar na pista, dar sinal. É um dos motivos pelo qual eu ainda não mudei minha carteira de motorista do Brasil pra cá, são esse monte de regras diferentes, pista pra tram, setas, placas e sinais que não conheço, enfim. Até pra andar de bicicleta por aqui precisa-se de uma base informativa, principalmente num tour!

Então nas paradas, dar de cara com casinhas típicas suiças, com flores vermelhas na janela, bandeira suiça hasteada era certeza de tirar alguns minutos do tour e apreciar a atmosfera mais suiça impossível, tirar foto, sentir o sol bater. É verão! No final, ainda fizemos um picnic na grama, uma beleza.

Sem falar nas fontes jorrando água pura, encher a garrafa direto na fonte ou beber direto dela, nada mais suiço. Eles são muito orgulhosos de terem um nível de qualidade de água tão bom e tão puro por causa dos alpes que beber na fonte é mais uma característica desse país dos alpes, do chocolate, dos queijos, e porque não, das fontes.

Até mesmo a água do lago, tão pura, clara, limpa, nas beiras dá pra ver o chão ao fundo de tão limpa. Uma coisa linda. Dá vontade de pular e tomar banho e eu até o teria feito se a temperatura da água não tivesse 15 graus. Tomar banho no rio a 17 graus é o máximo que eu já fiz. 2 graus a menos é demais. De menos, quero dizer.

Biel/Bienne é uma cidade pequena, tem cerca de 50 mil pessoas só, e é conhecida por ter muitos estrangeiros. Infelizmente também é conhecida por não ser muito segura a noite, e mais infelizmente ainda, é dito que uma coisa está ligada a outra: segurança - estrangeiros.

É sabido também que Biel/Bienne é o coração da fábrica de relógios suiços com marcas como Festina, Candino, Swatch, Omega e Rolex tendo sede lá, mas o que atrai mesmo os turistas é o lago e o centro histórico da cidade. É atraente, é viva, é multicultural, e contraditoriamente, é bastante suiça também. Conhecer Biel/Bienne no verão é poder desfrutar das vantagens das paisagens e do clima é ainda mais interessante.

Biel/Bienne já deveria estar há tempos na rota de principais cidades a serem conhecidas nessa Suiça. Ou na lista das mais bonitas. Ou nas duas.

Marcadores: , , ,