EuroAirport Basel

O aeroporto de Zurique é o maior e o principal ponto de entrada a Suíça. Natural. Zurique é a maior cidade do país. Porém há outros aeroportos menos conhecidos, como o de Basel, por exemplo, o EuroAirport que é compartilhado com a Alemanha e França também, pois fica a 20km de Mulhouse na França e a menos de 50km de Freiburg, na Alemanha. De Basel, menos de 4km distanciam a estação de trem principal da cidade até o aeroporto.
Na prática o aeroporto é a principal base da EasyJet, a companhia aérea inglesa bem conhecida na Europa pelos valores abaixo do mercado das suas passagens. A Swiss por exemplo, a companhia aérea mais importante da Suíça, tem a maioria dos vôos saindo de Zurique. Lá de Basel só tem vôo Swiss para Barcelona, Hamburg, Londres, Praga e Palma de Maiorca no verão. Aqui na Suíça, a EasyJet só opera de Zurique para Londres, então as outras opções de vôo ou saem de Genebra ou de Basel.
Não são tantas conexões assim oferecidas de Basel ou Genebra pela EasyJet, mas na última viagem, o vôo para Pristina, no Kosovo, saiu de lá de Basel. Eu já conhecia o aeroporto desde uma viagem há alguns anos a Amsterdã, então achei que valia o post.
Apesar de ser mil vezes menor que o aeroporto de Zurique, o EuroAirport cumpre direitinho o que se propõe a fazer. Um aeroporto pequeno mas moderno que tem tudo. Além da infra estrutura básica com restaurantes e lojas, wifi free, serviços de aluguel de carro, câmbio de moedas, etc., existe um ônibus que leva e traz passageiros da Bahnhof de Basel até a frente do aeroporto a cada 7 minutos, o bus 50.
O ônibus sai da frente da estação principal de trem e vai até a frente do aeroporto. O percurso dura 16 minutos. O bilhete avulso sem abonamento Basel Bahnhof-Euroairport custa 4,40 francos. É realmente uma mão na roda porque um estacionamento custaria muito mais do que isso. Então para chegar lá voce pode ir de qualquer cidade até Basel de trem e de lá pegar o ônibus até o aeroporto, e vice versa.
Grande parte dos balcões é ocupada pela EasyJet, onde toda a sua estratégia e tática de negócio está espalhada como o medidor da bagagem de mão permitida e tudo mais.
O desembarque no Euroairport é um pouco especial. Você tem a opção de desembarcar oficialmente em 3 países diferentes, então precisa escolher a fila do país que vai desembarcar, pois as leis e a polícia que vai olhar seu passaporte serão de acordo com a sua escolha. Mas seja qual for, a fila anda rápido. 

Como o aeroporto é compartilhado por mais de um país, tem também dois códigos IATA, aquele que vai na etiqueta da sua mala indicando pra onde vai. Um código para a Suíça (BSL - Basel) e um para a França (MLH - Mulhouse), mas na prática para nós viajantes isso não faz muita diferença porque a esteira pra onde vão as malas de um vôo é uma só. 

Mesmo viajando low-cost, não acho que tem nenhuma inferiorização de serviço em comparação ao aeroporto de Zurique. Estou falando do aeroporto, não da companhia aérea. Se bem que ok, claro, o vôo Swiss podendo regular as costas da cadeira e com lanches incluídos no preço da passagem sem dúvida dão mais conforto do que a EasyJet. Mas em relação ao aeroporto, a experiência de sair e chegar pelo EuroAirport é tão boa quanto o aeroporto de Zurique, só que em menor dimensão.

Para mais informações: http://www.euroairport.com/en/

Marcadores: , , ,