Sofia

Eu depois que soube que a capital da Bulgária se chama Sofia passei a ver todas as meninas chamadas Sofia de outra forma. Sempre lembro da Bulgária, e agora que eu conheço o país então, não tem jeito. Dá vontade de perguntar: voce sabia que Sofia é a capital da Bulgaria? A cidade que foi fundada pelos romanos, foi capital imperial e atingiu o apogeu no início do século 4 sob comando de Constantino, o Grande, voltou a mão dos búlgaros e do império bizantino na Idade Média até os Otomanos dominarem tudo por 500 anos. Mesquitas e outras marcas da época dos otomanos sem dúvida mudaram a história da Bulgária e da cidade de Sofia, que aliás se tornou oficialmente capital do país depois da libertação da cidade do domínio turco, em 1879.
Porém muito foi destruído na capital búlgara nas duas Guerras Mundiais, considerando que a Bulgária ficou do lado da Alemanha, e os arquitetos socialistas do pós-guerra tiveram um grande trabalho para levantar a cidade de volta, e assim o fizeram seguindo o modelo comunista que melhor se apropriava na época. 

Hoje se vê essa Bulgária, essa Sofia. Com um centro de prédios altos, dominantes, imponentes, como era a ideia comunista. Construções monstras altíssimas e blocos de concreto que não se vê em outras arquiteturas. Assim como em Kiev, por exemplo, ou mesmo em Bucareste, Sofia tem sim um centro com fortes marcas comunistas. Porem achei a cidade menos "sofrida" do que as outras cidades ex-comunistas que já visitei.
Não sei explicar direito. O clima na cidade é tranquilo, apesar de guardas 24 horas na frente do prédio onde fica o presidente (President's Building, esse da foto acima) com cerimônias de troca da guarda e tudo mais. Mas é que é relativamente fácil andar por conta própria em Sofia com um mapa na mão. E mesmo com poucos turistas batendo perna pela cidade, o clima na praça City Garden onde fica o Teatro Nacional Ivan Vazov é imbatível. Sem dúvida o lugar mais relaxante que encontramos, um clima descontraído com gente tocando música, gente sentado nos bancos ao redor das fontes numa tranquilidade contagiante.
Aliás foi lá nessa praça que vimos pessoas colocando uns cordões vermelhos em árvores e eu curiosa fui atrás de saber o que era. Uma búlgara me contou que eram Martenitsas, uma tradição nacional da primavera quando pessoas penduram esse adorno que são bonequinhos feitos de cordões de tricô típico de lá. Primeiro as pessoas oferecem os adornos umas as outras antes da chegada da primavera. Segundo as crenças antigas, as martenitsas serviam para espantar os males do inverno e no dia 1o de março acontece essa troca entre familiares e amigos que mantêm a peça no pulso até avistar a primeira cegonha da estação. Depois disso têm que amarra-las em árvores que dão frutos, como maneira de simbolizar saúde e prosperidade. É folclore da Bulgária e eu fiquei simplesmente encantada que a menina lá me explicou tudo isso sem nem saber quem eu era.
Andamos tudo a pé em Sofia, sem guia, sem taxi, sem nada, só com muita vontade e um guia de viagem. Edi se comportou super bem. Esticamos até a principal atração da cidade, a catedral Alexander Nevsky, lindíssima, com seu domo de ouro, foi construída no início do século 20 em memória dos 200 mil soldados russos, bielorussos, búlgaros e ucranianos que morreram na guerra Russo-Turca. É uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo e é realmente impressionante.
A boulevard Vitosha, perto do nosso hotel, é também uma atração turística e era meio que nossa "base" da viagem, ponto de referência, tudo. A principal rua da cidade, área de pedestres apenas, com muitas lojas, marcas conhecidas no ocidente, redes de fast food e mesmo assim típica búlgara e tranquila, com bares, restaurantes típicos, banquinhos, canteiros floridos, e ao final o imponente prédio branco, o Palácio da Justica de Sofia a esquerda e a frente a igreja ortodoxa Sveta Nedelya.
Mas é descendo mais um pouco onde está ela, Sofia, a estátua de Santa Sofia, no meio de um cruzamento. Com rosto de ouro olhando para a praça Batemberg, que aliás é onde fica o prédio do presidente que falei antes, a estátua tem 24 metros de altura e é de bronze. Foi levantada recentemente, no ano 2000 apenas, para substituir a estátua de Lenin, o lider revolucionoário da Uniao Sovietica, que estava ali naquele mesmo local, que aliás se chamava Praça de Lenin na época do socialismo. Sofia significa "sabedoria" em grego, e a estátua traz um novo ar de modernidade à cidade.
Enfim, mesmo com pouco tempo de ver só o principal que Sofia tem a oferecer, só tenho coisas boas para contar da Bulgária. Eu adorei a experiência, acho que devia haver um trabalho de turismo e divulgação do país mais aberto e mais efetivo mundo afora, mas entendo que há outras preocupações e problemas para lidar, desde o fim da USRR a economia bulgara tenta se recuperar da antiga dependência e andar com as próprias pernas. Bom pelo menos eu estou fazendo minha parte :)

Marcadores: , , ,