Bern: Einstein Cafe

Albert Einstein nasceu em 1879 no território do antigo Império Alemão, hoje Alemanha mesmo. Ele viveu em diversos outros países como Itália, Austria, Belgica, Estados Unidos e aqui na Suíça viveu por mais de 50 anos, e morou inclusive aqui em Berna! Nem acredito que é a primeira vez que falo sobre isso aqui. Aqui em Berna, até a casa onde ele morou virou museu e é um dos pontos mais visitados da cidade. Mas hoje eu vim falar do Einstein Kaffee und Rauchsalon, que é o Cafe Einstein e salão para fumantes. 
Antes de mais nada: o salão para fumantes não é esse principal. Eu não fumo e não vi ninguém fumando lá, acredito que seja no andar de cima. Mas vamos lá! Cafe Einstein! Claro, não tem como falar do Cafe do Einstein, sem falar do Einstein. O famoso cientista até os dias de hoje talvez tenha desenvolvido a Teoria da da Relatividade e a fórmula E=mc2 aqui onde eu moro hoje, talvez tomando um cafe em sua casa, na Kramgasse 49. No terreo desse endereço hoje é onde funciona o Cafe Einstein e no andar de cima o museu do Einstein, que eu falarei em outro post separado.
Um Cafe típico europeu, com a cultura do café e chá cultivada ao máximo, oferece um ambiente super simpático e agradável, como uma sala de estar para encontros. Um lugar inspirado e relaxado, muito bem recomendado mundo afora, funciona não só para cafe mas tambem para aperitivo, drinks e almoços. O local não podia ser mais central. Da praça do Zytglogge, é só ir descendo a rua em direção ao parque dos ursos Bärengraben.
Einstein viveu também em Zurique, foi professor da ETH e frequentava o Cafe Odeon por lá. Teve três filhos, um nasceu na Austria, outro lá em Zurique, que aliás, se chamava Eduard, e o outro nasceu aqui em Berna, e se chamava Hans, esse morreu por último em 1973. Não é fantástico saber dessas coisas? Eu fico fascinada. E ainda visitar o lugar onde viveram, saber das histórias, aqui tão perto de onde estou hoje. Sensacional.
Einstein Kaffe & Rauchsalon
http://einstein-kaffee.ch/

Marcadores: , , , , , , ,