Verão Suíça 2015 pegando fogo

Eu sabia que ia ser só eu tirar esse post do rascunho que ia ter dar uma diminuída no calor... desde ontem que só chove hahahaha! mas vamos lá que eu acho que o verão ainda não acabou #oremos... Aqui na Suíça no inverno faz tanto frio por tanto tempo seguido que dá até vergonha de reclamar do verão. Não, não é bem reclamação. Acho que é meio que uma indignação, surpresa, lógica! Nunca na história desde a minha chegada à Suíça em 2009 eu vi um verão tão quente por tanto tempo como este de 2015.

É, faz calor, quando passa de 35 graus, ave maria ninguem aguenta. Mas o verão deste ano está surpreendendo porque está vários dias seguidos fazendo muuuito calor. Normalmente aqui quando faz calor, é sabido que logo em seguida vem chuva, trovoada, tempestade, chuva de granizo, uma louca no tempo e a temperatura cai. Este ano continuamos tendo sim tempestades mas depois de uma semana inteira de temperaturas acima de 30 graus.

É aquela coisa, ninguém consegue ficar muito tempo em casa ou trabalhando. Aparecem as Sommerfests (festas de verão) de tudo quanto é grupo. É churrasco do trabalho, é evento de verão na creche do Edi, é churrasco com os amigos, é piscina depois do trabalho. Ô clima bom, é uma festa. Saiu até no jornal que Genebra chegou a registrar 39.7 por lá, imagine! É outra Suíça!


Aqui é bem menos úmido que no Brasil mas o calor seco é abafado. A infra estrutura para o verão é praticamente inexistente. As piscinas são lotadas. E no escritório no trabalho, ficamos morrendo pingando de suor porque no meu novo emprego nem ventilador tem, ar condicionado nem pensar, e o prédio que eu trabalho fica de tarde de frente pro sol, pense.

Quem me acompanha no Snapchat (elaeamericana) já deve ter visto meus snaps com uma colega reclamando do calor lá. Realmente... teve um dia que estava marcando 36 graus, e a gente tudo de roupa social tendo que derreter no trabalho. Sem condições. Os suíços não ficam, não se submetem a isso, a não ser que seja muito preciso, eles vão embora. Minha chefe mesmo outro dia foi embora às 14h porque "estava muito quente, vou pra piscina".
Não só no trabalho mas várias lojas e prédios não tem mesmo ar condicionado. "Não vale a pena" instalar um sistema para funcionar alguns dias ao ano. Realmente. Só que esse ano tá sendo um pouco mais que "alguns dias". Nos transportes públicos alguns ainda oferecem ar condicionado, não todos. Às vezes você entra num ônibus que tá mais quente que lá fora, pense no desconforto sufoco. Já quando o ar condicionado do tram tá funcionando dá vontade de pular a sua parada e dar mais uma volta lá dentro só pra ficar no geladinho. Falar em gelado, haja sorvete hein!

Em casa eu só tenho um ventilador. Fica no quarto de Edi pra ele dormir melhor. Quem sabe eu compre outro no próximo verão se for assim também... Já estamos em Agosto e as temperaturas ainda foram bem altas essa semana que passou, apesar de ter caído uma chuva com vento pesada na sexta-feira que derrubou até uma árvore na minha rua. Sem problemas, a polícia chegou em pouquíssimo tempo para resolver. Agora o sol não fica altão até 9, quase 10 da noite. Às 20:30 já começa a ficar escuro, já estamos perdendo luz do sol mais a cada dia, que pena. E a cada vez que chega uma tempestade, é certo que elas estão levando o calor embora.
O Embora eu ainda não tenha me acostumado a ir dormir com o sol forte lá fora, gosto de ter o sol até mais tarde, aproveitar mais a varanda, usar roupas mais leves, tomar um banho mais frio, acordar e ter o sol ao abrir a janela batendo forte. Dá um ânimo, bem diferente do inverno, quando é tudo tão escuro e a luz do sol quando tem dura tão pouco num dia. Ai ai, não se pode ter tudo, não é mesmo? Aqui a gente tem as estações bem definidas e tem um pouco de cada. Já já o calorzão vai embora e chega o outono e rapidinho tem o inverno de novo aqui com a gente. Para de novo a gente criar uma grande expectativa para o próximo verão.

Marcadores: , , , ,