Como, Italia

Tá então vamos mudar um pouco aqui o assunto. Já falei de museu de brinquedo, de miniatura, de feira de brinquedo, hahahha. Muito assunto para quem tem filhos e tem que arrumar o que fazer. Mas hoje venho falar de um passeio para qualquer idade nessa linda cidade no norte da Itália, pertinho da fronteira com a Suíça, na região da Lombardia: Como.
Capital da Província de Como, Como é famosa turisticamente falando por conta do Lago di Como, o terceiro maior lago da Itália, o lago de origem glacial, isto é, dos alpes. A cidade é assim popular desde os tempos dos aristocratas, durante o Império Romano. A região próxima a fronteira entre a Suíça e a Itália é rodeada de alpes lindíssimos e enormes, fazendo com que Como seja uma cidadezinha privilegiada no que diz respeito a belezas naturais a sua volta. Isso sempre atraiu gente a procura de um belo lugar para relaxar. Mesmo assim ela se mantem ainda fora da rota principal de turismo europeu e conserva a atmosfera de cidade pequena.
Ainda assim, Como  ficou famosa também entre celebridades e artistas, há uma área só com mansões de gente conhecida como George Clooney, Madonna, Ronaldinho e Sylvester Stallone. Mas olha que nem precisa estar numa mansão para apreciar o que a pequena cidade de Como tem de melhor. Mesmo tão pequena com menos de 90 mil habitantes, Como é a quarta cidade mais visitada da região da Lombardia, depois de Milão, Bergamo e Brescia. 
Dessas outras duas cidades não posso falar porque ainda não conheço. Mas enquanto Milão está para moda, compras e baladas, Como está para tudo que diz respeito a relax. A minha ida a Como foi totalmente despretensiosa. Na nossa ida a Ticino, a parte italiana da Suíça, num fim de semana, nos animamos de cruzar a fronteira e fazer um passeio diferente. Queríamos ir a uma montanha lá perto de Lugano, mas como estava fechada, fomos a Como, e que surpresa boa. Fomos de carro, cruzamos a fronteira tranquilamente, ninguém pediu documentos, embora eu estivesse com o meu passaporte e o do Edi a postos, e nossa documentação suíça. Mas não precisou.
A uma hora de Bellinzona de carro, é notável a diferença da atmosfera ao entrar na Itália. Não sei, as ruas, os prédios, as calçadas. Eu percebo a diferença da atmosfera suíça, mesmo de Ticino, onde a influência italiana já é forte e notável. Ah, mas como eu amo a Itália. E Como como eu disse, foi uma belissima surpresa. Se eu tivesse me programado direitinho, gostaria de ter passado mais tempo lá do que apenas um bate e volta.
Não fizemos nada demais. Apenas chegamos, estava um dia lindissimo de outono, não precisava de casacos então saí arrancando o meu e o de Edi, e fomos andar ao redor do lago, conhecer o centrinho da cidade. Depois paramos para almoçar, Edi estava bem cansado, sentamos numa mesa na calçada de um restaurante no centro no sol, e que coisa maravilhosa! Almoçar uma pasta na Italia no solzinho de outono em frente ao lago de Como.
Depois só um gelato para fechar. Ou melhor, para fechar mesmo melhor foi dar uma passada no supermercado e aproveitar os preços de algumas coisas beeeeem mais baratas que no mercado da Suíça hahahahaha! Brincadeira, eu não comprei quase nada. Mas é uma grande vantagem para quem mora próximo a fronteira com a Italia. Bem, nós voltamos para a Suíça no finzinho da tarde, Edi dormia no meu colo e assim finalizamos mais um passeio memorável.

Marcadores: , , , ,