Swissminiatur

Minha nossa, eu juro que não tinha percebido até agora, como eu tinha feito programas para o Edi nos últimos meses! Hahahahaha! Ia começar esse post com "aproveitando o embalo", mas ne, já foi a deixa do penúltimo post! hahahahaha... Êta vida de mãe! Ok ok, vou escrever este e prometo que o próximo será algo mais neutro pra intercalar aqui o assunto, hahahaha to morrendo de rir aqui. Se bem que, tá aí, eu falo que os posts das coisas que faço com Edi não são só para crianças, mas também para adultos e este aqui de verdade é o melhor exemplo disso.
Imagine você poder andar por toda a Suíça em miniatura. Uma Suíça com prédios, ruas e objetos em escala bem menor do que na realidade são, de maneira que você possa andar entre eles abaixo de voce, e ver tudo assim bem de pertinho ao seu alcance, vários monumentos ao mesmo tempo, um bem próximo do outro. Esse lugar existe e é o Swissminiatur.
A Suíça em miniatura! Viu só, eu disse que esse post seria interessante e para gente de qualquer idade. É claro que o Edi amou e qualquer criança amaria ver prédios da sua altura ou um sistema ferroviário altamente fera que ele quase pudesse brincar com ele. O Swissminiatur é o museu a ceu aberto de miniaturas da Suíça, um dos museus mais legais que eu já fui. Fica em Lugano, no Ticino, a parte italiana, ao sul da Suíça e funciona desde 1959. É o único do seu tipo e olha, é o maior barato!
Os 120 modelos e réplicas em miniaturas de monumentos suíços que ali estão são autênticos e muito bem feitos. Inclui por exemplo a miniatura do lindíssimo Castelo de Chillon em Montreux, a Bundeshaus, ou o Parlamento Suíço que fica aqui em Berna, o Zytglogge que é a torre do relógio aqui de Berna também, o aeroporto de Zurique!, os castelos de Bellinzonam a vila da Heidi, em Maienfeld, entre vários outros que inclusive muitos já visitei pessoalmente e escrevi posts aqui no blog. São os principais pontos turísticos e monumentos da Suíça em miniatura. É de deixar qualquer um de queixo caído com tanta perfeição.
Há miniaturas de monumentos não suíços também, como a famosa Duomo (catedral) de Milão, mas o foco mesmo são os monumentos suíços. Além de 18 modelos de mini trens usados de norte a sul do país funcionando lá nos quase 4km de mini trilhos, e essa foi a parte que o Edi mais curtiu!! Ele ficava dando tchau quando o trem passava por ele! Hahahaha! Gente, tem até o Matterhorn, a montanha mais famosa da Suíça que fica em Zermatt, com miniaturas de teleférico funcionando e tudo mais.
Impressionante. O Swissminiatur é um prazer de ver e um recreio para as crianças que também se impressionam com o que vêem. O parque é razoavelmente grande, com 14 mil metros quadrados, rodeados de árvores e a propósito fica no cantão mais ensolarado da Suíça, então um dia de sol ali é o que há de melhor.
O parque tem uma infra estrutura muito boa, alem de restaurante com menus diferentes, self service, preços accessíveis. Um programa para se fazer com a família, amigos, e passar o dia inteiro ali. Muito legal! A entrada para adultos custa 19 francos, mas quando fomos num domingo no início de outubro, todo mundo pagava 12 francos que é o valor que crianças entre 5 e 12 anos pagam, e crianças até 5 anos entram de graça.
Eu já tinha ouvido falar nesse museu mas era difícil organizar uma ida lá, pois morando eu em Berna, um passeio bate e volta até lá é praticamente inviável já que Berna-Lugano de trem é uma viagem de 4 horas. Mas num fim de semana prolongado que fomos passar no Ticino na casa de uma amiga, foi a melhor oportunidade para enfim conhecer o lindissimo Swissminiatur. 
Foi muito muito bacana! Voltarei lá mais vezes assim que possível.
Mais informações aqui: http://www.swissminiatur.ch/

Marcadores: , , , , ,