Lugano

O guia da Folha de São Paulo da Europa, na região da Suiça, só reserva meia página para a região de Ticino, e dois parágrafos para a cidade de Lugano, enquanto cidades como Berna, Zurique, Lucerna, Genebra e os alpes merecem páginas inteiras. Daí da pra tirar como a parte italiana é meio que subestimada aqui na Suiça, porque é mesmo. Quem vem a Suiça a turismo só quer conhecer Genebra e Zurique. Se tiver mais um pouco de tempo, escolhem sempre algo mais central como Lucerna.
Lugano, Locarno e Bellinzona sempre são mais esquecidos e mais deixados de lado, quando na verdade é o tesouro "que os turistas pouco conhecem" da Suiça. É ainda a parte menos explorada turisticamente falando, apesar de ser lindíssima com paisagens igualmente de tirar o fôlego como no resto do país.
Locarno que fica na extremidade norte do Lago Maggiore ainda é mais conhecida internacionalmente por causa do Festival de Cinema que acontece lá uma vez por ano. Já às margens do lago, está Lugano, a maior e mais importante cidade da parte italiana, podemos dizer.

Economicamente falando e com um atraente centro histórico, Lugano é encantadora. Em toda a parte italiana da Suiça, há obviamente a semelhança da arquitetura com a italiana e é bem notável as diferenças nas construções de lá com Berna e Zurique por exemplo. Mas os ângulos que se têm num bonito dia de sol a beira do lago são fantásticos. Não é uma cidade grande nem referência de muitas indústrias, mesmo assim Lugano ainda é provida de com belas arcadas com lojas variadas e é capaz de prover bons momentos num passeio no centro histórico ou na beira do lago. E a noite, principalmente no verão, a promenade vira uma festa com vários quiosques, música tocando e uma vibe muito bacana.
Assim, no fim de semana que passei com uns amigos em Ticino, gastamos algumas horas pra explorar o principal da cidade. Uma volta na Piazza della Riforma, uma visita a Cattedrale San Lorenzo, além de horas e até altas horas na beira do lago, que no verão, é difícil de superar.

De Zurique, há trens direto para Lugano - o ICN ou o EC - que duram quase 3 horas e é direto, não precisa trocar em nenhum lugar. Segunda classe tarifa cheia sai por volta de 60 francos por trecho. Em real, uns 120 reais. Já de Berna não tem trem direto, é sempre preciso trocar pelo menos uma vez ou em Zurique ou em Lucerna e a tarifa cheia de um trecho na segunda classe sai por volta de 95 francos, ou quase 200 reais.

Marcadores: , , ,