Fim de semana em Ticino

Se não fosse o meu antigo emprego do qual eu já reclamei taaanto no final do meu aviso prévio mas ao qual eu sou muito grata, eu não teria conhecido a Simona, uma das minhas grandes amigas aqui na Suiça. Ela é da parte italiana da Suiça, Ticino, que já falei aqui várias vezes e através dela tive a oportunidade de conhecer essa área da Suiça que acho que se não fosse ela mesmo, ia passar batido.
Primeiro porque é longe de Berna, onde eu morava, é longe de Zurique, onde eu moro, e no trabalho sempre tive mais contato com alemães e suiços-alemães. Conheci poucos da parte francesa, mas a parte francesa tem tanta coisa legal pra ver que mesmo assim terminei conhecendo muita coisa de lá. Não que a parte italiana não tenha, mas digamos que se a parte francesa já é "distante" emocionalmente falando da parte alemã, imagine a italiana. Poucas pessoas aqui que são da parte alemã tem contato com a parte italiana, a não ser esporadicamente pra ir passar férias no Lago Maggiore ou coisa do tipo. É verdade que muita gente ainda vem de lá pra parte alemã pra trabalhar, mas ainda assim, a quantidade é pouca.
Mas eu com a minha querida amiga, já conheci Bellinzona, conheci o interior e tive um Natal inesquecível há 2 anos atrás. Não é pra minha surpresa, mas do grupo de amigos que terminei formando no meu antigo trabalho, quase todos saíram do nosso antigo emprego e tomaram novos rumos na vida. A Simona foi uma delas e voltou a morar em Ticino. Obviamente comigo também me mudando e tanta mudança na vida de todo mundo, o contato diminuiu, e depois de muitos emails e mensagens, conseguimos encontrar um fim de semana de verão que desse certo pra todo mundo ir a Ticino passar o fim de semana por lá.
Ticino tem muita coisa interessante pra ver: a represa de Verzasca (uma dos posts mais acessados desse blog), o próprio vale de Verzasca que é uma coisa paradisíaca, cidades interessantes como Locarno e Bellinzona que falei antes, além de tradições que valem a pena conhecer. Desta vez, a cidade escolhida foi a maior de Ticino, Lugano, da qual eu falarei no próximo post. Mas o dia estava tão bonito que até fomos de novo ao Vale Verzasca e demos mais uma volta por Bellinzona.
A parte italiana é uma fatia importantíssima da Suíça e quem mora aqui não devia ignorá-la. Eu tenho muita vontade de aprender italiano, mas como a vida é uma questão de prioridade e as minhas mudaram ultimamente, ainda não chegou a hora, mas espero um dia poder aprender mais e usufruir ainda mais dessa belíssima região do país que não é só queijo, alpes e chocolate.

Marcadores: , , ,