Domodossola, Italia

Um dos trens que vai da Suíça (Berna) até Milão tem uma baldeação numa cidade chamada Domodossola, oficialmente território já italiano, mas geograficamente bem na fronteira de um país com o outro. É uma cidade pequena, com menos de 20 mil habitantes e não tem nem comparação com Milão em termos de compras, opções de coisas a fazer, vida noturna, museus, enfim. Domodossola fica no pé dos alpes italianos e tem uma localização bem estratégica mesmo para eixo e conexões ferroviárias, se você for olhar no mapa. E seja pelos alpes, pela influência deles na meteorologia ou seja lá pelo que for, o norte da Itália tem um clima consideravelmente melhor que o da Suíça. Talvez a parte italiana da Suíça, o Ticino, seja o que mais se aproxima do clima de lá, já que lá o tempo está ensolarado muito mais frequentemente que aqui em Berna, por exemplo.


São apenas 180km de distância de Berna para Domodossola, mas fazendo essa distância já diferença no clima, foi motivação suficiente para me mandar pra lá numa sexta-feira que eu tinha livre no trabalho, quando a previsão do tempo aqui na parte alemã da Suiça indicava volta do frio e muita chuva, enquanto em Domodossola a previsão era de sol e 18 graus!

Isso em meados de Abril, quando já é primavera, e já sobrevivemos um inverno que é sempre difícil, uma previsão do tempo de frio e chuva é terrivelmente assustador. Eu pelo menos programo nossos passeios baseada na previsão do tempo hehehe. Coisa que aprendi com os suíços e vivendo aqui mesmo. Sendo assim, fomos eu e o Edi fugir do frio, ou melhor, num trem até Domodossola, conhecer então a cidade aparentemente pouco atraente.


Domodossola é minúscula, de fato. Andamos até o centro que é a principal atração da cidade. Eu já tinha ouvido falar que muitos suíços vão até Domodossola no sábado para a feira que acontece aos sábados ali no centro, mais precisamente na Piazza del Mercato, e voltam no fim do dia. No dia que eu fui não tinha feira, mas tinha bastante gente e tava acontecendo alguma coisa lá no centro também que eu não sabia o que era. Por isso tenho a impressão que está sempre acontecendo alguma coisa ali.

A cidade pode ser pequena e desconhecida, mas tem uma bagagem histórica importante. Domodossola era por exemplo a cidade chefe dos celtas quando os romanos conquistaram a região em 12AC. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi palco de uma rebelião contra os alemães, e apesar de terem perdido, foi um capítulo importante na história de movimentos anti-fascistas na Itália até o fim da guerra. Além disso, a cidade é local de encontro de peregrinos religiosos por conta do Monte Sacro de Domodossola.


Turisticamente falando, a cidade resume-se ao centrinho, que dá pra ver apenas em um dia mesmo. Não há grandes museus nem grandes monumentos. Visitamos uma igreja, tirei muitas fotos e depois paramos num restaurante na praça numa mesa no sol e comemos uma pasta, como devidamente deve ser quando se está na Itália, e eu tomei um drink típico italiano, já desejando o verão, o Aperol Spritz. Aliás, mesmo já sendo Itália, por ser bem na fronteira, até a validação do bilhete do trem é dada apenas como se fossem percorridas apenas ferrovias suíças, isto é, eu tenho o passe de trem da Suíça e não paguei nada a mais por estar na Itália.

Valeu muito a pena. Passamos um dia diferente, estar na Itália é sempre bom, e ainda aproveitei o dia com bastante sol e temperaturas mais elevadas. Bem diferente do cenário que encontramos quando voltamos para Berna, quando estava frio, nublado e uma tempestade de chuva pronta para cair a qualquer minuto. Domodossola é uma opção de passeio para quem está na Suíça ou no norte da Itália, e procura algo diferente e interessante.

Marcadores: , ,