Ticino, a parte italiana da Suíça

A Suíça é dividida em 26 cantões que são como se fossem estados, com diferentes idiomas, leis e tradições. Já comentei aqui no blog diversas vezes, que os idiomas da Suíça são: Alemão, Francês, Italiano e Romanche, nesta ordem de importância e uso. Sempre morei na parte alemã, que é a região que tem mais empresas, indústrias, empregos e mais gente. A parte francesa, assim também como a parte alemã, é lindíssima e de importância fundamental no país. O romanche é uma minoria no cantão de Chur, a leste da Suíça, uma mistura de Alemão com Italiano bem estranha. E a parte italiana é conhecida como Ticino (Tessin, em Alemão), tem esse nome devido ao rio também chamado Ticino que passa por lá, e é a região mais ensolarada da Suíça, a mais alegre, até eu diria.
Lugano
Ascona


Talvez uma coisa tenha a ver com a outra, isto é, sol e alegria. A Suíça é bem pequena, são apenas 8 milhões de habitantes, sendo a região ao sul, a parte italiana, esta com 350 mil habitantes e tendo como capital a cidade de Bellinzona, a qual eu já tive a oportunidade de visitar diversas vezes. O cantão de Ticino possui 8 distritos e em todos o idioma falado é obviamente o Italiano, ou melhor, o suíço italiano. Assim como nas regiões alemã e francesa, a Suíça italiana também tem seus dialetos. As cidades mais importantes do Ticino são Lugano, Locarno e a capital Bellinzona. Mas há muito mais o que se ver por lá.
Vale Verzasca
Vale Verzasca
Bellinzona
Bellinzona
Este blog possui diversos posts de passeios que fiz em Ticino, procure por "Ticino" na busca do blog e vai ver quantos posts aleatórios eu já escrevi. Foram fins de semana com amigos, aventuras, festas. Então por isso resolvi sumarizar aqui até agora os principais posts que dizem respeito a esta região.

Cidades:
- Ascona
- Bellinzona
- Locarno
- Lugano
- Nante

Pontos de interesse:
- Lago Maggiore
- Vale Verzasca: 2 posts - aqui e esse aqui do verão

A região hoje denominada no cantão de Ticino foi na verdade um anexo de cidades italianas do século 15 por várias forças suíças, nas últimas expedições que resultaram em conquistas de territórios para a Confederação Helvética, estabelecida em 1798, isto é, a Suíça.

25% da população do cantão do Ticino é de estrangeiros. Em grande maioria são italianos que cruzam a fronteira para vir trabalhar na Suíça e ter um salário mais alto que na Itália, pois como comentei no outro post, apesar do Euro valer mais que o Franco Suíço, os salários na Suíça são mais altos que na Itália. Aliás este assunto gera sempre muita polêmica em discussões, principalmente depois que o cantão votou em sua maioria a favor da redução de imigração na Suíça, sendo a grande razão essa aí que falei acima.
Nante
Nante
Airolo
Setor terciário, comércio, turismo e atividades financeiras, nesta ordem, são os principais ramos que movimentam a economia do cantão mais ensolarado da Suíça. Aliás repito isso e gosto de enfatizar, porque é verdade e tenho como provar. Existe um tunel ferroviário, o Gotthard (São Gotardo, em Português), que tem 15km de extensão por dentro dos alpes e basicamente separa a Suíça alemã da Suíça italiana. De um lado tem a cidade de Göschenen, no cantão de Uri, na parte Alemã ainda, imediatamente na entrada norte do túnel, e ao sair dele, você está na cidade de Airolo, já no cantão de Ticino. E é incrível como várias vezes que fiz esta viagem de trem, em Göschenen o dia estava cinzento, nublado, frio, e quando entra no túnel ficamos lá sem ver nada pela janela obviamente, e depois que saímos do túnel e estamos na parte italiana, está quase sempre fazendo sol em Airolo, o dia aberto e até mais quente.

Locarno
Há explicações para isso, as influências dos alpes influenciam na metereologia de alguma forma, mas seja como for, durante os 365 dias do ano, o Ticino tem certamente mais dias de sol que o resto da Suíça. Acredito que a Italia também já mais ao sul também tenha mais dias mais quentes e mais sol do que a Suíça, mas enfim. Lá também tem inverno. Aliás tem montanhas lindas e lá em cima no inverno tem muita muita neve!


Os ticineses não gostam muito de ser comparados com os italianos. Tenho uma amiga de Ticino que já conheço há bastante tempo, conheço toda a família dela, namorado e alguns amigos e posso afirmar que eles gostam mesmo é de serem vistos como suíços. Eles têm hábitos suíços e o Ticino apesar de ter a influência italiana tem sim características e regras com cara de suíças, porém não se pode negar que primeiro a questão do sol já os faz diferente, depois o idioma aproxima as pessoas, como uma boa ramificação do latim.


Ascona
Entre os suíços aqui da parte alemão e da parte francesa, o Ticino é visto como uma região "de férias". Não há tantas empresas com sede em Ticino, há bem menos empregos que no resto da Suíça, muitos ticineses vão a Suíça francesa ou Alemão estudar e trabalhar, quando adultos. Além disso, ok, é o mesmo país, mas algumas coisas funcionam diferente. Tirando Lugano, nas outras cidades do cantão italiano, o transporte público não funciona com tanta frequência, isto é, os ônibus transitam em horários regulares sim, mas o espaço entre as conexões é bem grande, fazendo com que seja muito mais viável e prático para os ticineses terem um carro, do que contar com a eficiência do transporte público. Coisa que aqui na parte alemã é bem diferente pois o transporte é bem frequente, além de onibus tambem temos trams e dá pra se virar no dia a dia tranquilamente sem um carro. Sendo assim, os suíços alemães e suíços franceses terminam indo ao cantão de Ticino para passar férias mesmo. Uma viagem de Zurique a Lugano de trem demora 3 horas, são pouco mais de 200km, mas com muitos alpes no meio, então há túneis e muitas subidas e descidas, fazendo, por outro lado, uma experiência incrível, pois as paisagens ao redor são mesmo encantadoras.


Bellinzona
Há uma obra de um Túnel Base do São Gotardo pela empresa nacional ferroviária da Suíça, a SBB, que inaugurará em Junho de 2016 e encurtará a viagem até o Ticino em cerca de 40 minutos. Sendo assim, quem sabe, diminua um pouco a distância não só física entre os suíços alemães e franceses e os suíços italianos. Sempre que eu comento que vou passar o fim de semana em Ticino, me perguntam se vou de férias. Porque não é prático fazer passeios bate e volta até o Ticino. Porem um fim de semana é sim bem praticável, viável e ok vai, umas "mini ferias".
Ascona
Bellinzona
Lugano
Eu sempre fico admirada como a Suíça pode ser tão pequena e tão rica em cultura e diversidade. Um país com apenas 41 mil km quadrados de extensão territorial, cabe duas vezes no estado de Pernambuco e ainda sobra... ter 4 idiomas oficiais. Atravessar um tunel e ter todo mundo falando outra língua, é muito incrível isso, gente. Toda vez que vou a Ticino aprendo um pouco de Italiano e da cultura de lá, conheço um pouco mais dessa Suíça linda, que me fascina mais a cada dia. Sou muito feliz por isso e mais ainda de poder registrar e compartilhar aqui no meu blog para quem quiser, assim como eu, aprender e conhecer sempre um pouco mais.

Marcadores: , , , , ,