Gouda

Eu conhecia esse nome "Gouda" do queijo que vejo pra vender no supermercado aqui na Suíça. Eu sabia que não era suíço e imaganava que fosse holandês mesmo, e achava que possivelmente seria um lugar na Holanda de onde vem esse queijo. Acertei. Gouda, que se fala "Cauda" é uma cidadezinha no sul da Holanda que ficou ainda mais conhecida pela popularidade do queijo de mesmo nome. Então quando estava planejando minha viagem pelo interior da Holanda no feriado da Páscoa, Gouda sempre vinha como possível opção de destino.
No mínimo de pesquisa que fiz sobre a cidade já me convenci que seria sim uma ótima opção de passeio para conhecer mais do que eu estava buscando. Uma cidadezinha holandesa fofa, pequena, com uma feirinha acontecendo na pracinha do centro, com uma igreja e casinhas típicas. Gouda parece mesmo uma cidade cenográfica. E no dia que fui ainda estava mesmo acontecendo a feirinha que acontece uma vez por semana na praça central com... adivinhem? Bastante queijo Gouda! Hahahaha. Queijo de todos os tipos, cortados de diversas maneiras. Não podia ser mais típico que isso.
E a pracinha do centro também não é qualquer pracinha. A prefeitura do centro de Gouda que está lá na praça é do século 15! É um charme a parte. A cidade foi tomada na Idade Média por famílias que construíram fortalezas e sites históricos. Incêndios e pragas destruíram parte da cidade no passado e ela já passou por diversos períodos de recuperação. Depois da Guerra a cidade expandiu muito e triplicou de tamanho. Então se você for em Gouda hoje verá como ela é pequena. Imagine como ela era originalmente!
Eu tive ainda o prazer de ir a Gouda com uma amiga que já conhecia há algum tempo "virtualmente", do projeto Mamães Pelo Mundo o qual eu fiz parte. Hoje nem eu nem ela estamos mais no grupo, mas continuamos a amizade além do projeto, e conhecer a Ju e o Liam pessoalmente foi uma alegria imensa, e passar um dia com eles em Gouda então. Foi um dia muito gostoso, porque pra começar fazia sol! Só isso já seria bom demais ne. Mas nós conversamos bastante, batemos perna, paramos em um restaurante para almoçar, Edi tava tão relaxado que dormiu no fim do passeio. A melhor foto que conseguimos tirar de nós quatro foi essa aí de baixo.
Gouda é uma cidade muito agradável de passear. Além da fama do queijo que por si só já atrai turistas que vão a Holanda afim de conhecer além Amsterdã, é uma cidade história e o centrinho histórico vale a pena a visita. É verdade que dá pra dar uma voltinha na cidade em uma tarde. Mas se quiser passar mais tempo, pode ir ao Museu Gouda com a história e artes da cidade, entras nas igrejas, ou gastar o tempo na feirinha observando os produtos e bem, os queijos. É uma cidade para se aproveitar sem pressa.
Conhecendo o interior da Holanda, não tem como não comparar com a grande capital Amsterdã. E andando por Gouda pude perceber que a cidade não tem obviamente a pompa e os museus e sites famosos de Amsterdã mas é uma miniatura dela. Pude observar clichês holandeses que são sim evidentes e são uma fração da cultura holandesa, isto é, pontes, canais, bicicletas por todos os lados, canteiros floridos, atmosfera relaxada e tranquila das ruas. Tudo isso parece comum e com o costume pode virar algo transparente e invisível aos olhos de quem passa, mas como turista e viajante, percebi que não, faz parte da cultura deles.
Foi demais conhecer um pouco mais da Holanda através da pequena Gouda. Recomendo muito a quem queira conhecer um pouco mais do país. Nós fomos de carro com a Juliana mas a cidade fica a apenas 20km de Roterdã, 30km de Den Haag e 60km de Amsterdã. No dia seguinte da nossa viagem ainda aproveitamos para conhecer mais, e fomos a Utrecht e Roterdã. Assuntos para os próximos posts.

Marcadores: , , , ,