Utrecht

No blog do querido Daniel ele recomenda vários passeios bate e volta de Amsterdã. Para aquelas pessoas que se encontram com tempo sobrando em suas viagens, é possível conhecer mais da Holanda nas cidades menores. Utrecht é uma cidade exemplo para isso. Foi lá que fiz minha conexão no trem da Alemanha para Den Haag na chegada, mas fiz questão de voltar e gastar umas horas ali.
Utrecht é a 4a maior cidade da Holanda e tem um centro histórico lindo de morrer. É diferente de Gouda que é mais fofa do que qualquer coisa, Utrecht é uma cidade realmente anciã, com vários prédios e estrutura que datam da Idade Média e uma bagagem histórica de valor. Utrecht era a principal cidade durante o século de ouro dos Países Baixos (século 16), quando a Holanda tornou-se a principal potência capitalista do ocidente. Foi nesta época que floresceu a cultura holandesa, que o comércio e a ciência no país deram um boom, reconhecido mundialmente, porém depois o centro disso tudo foi transferido para Amsterdã.
Utrecht tem sido o principal centro religioso da Holanda desde o século 8, e apesar da fama e concentração de gente estar hoje em Amsterdã, é lá que ainda está a maior universidade do país, a Universidade de Utrecht, e depois de Amsterdã é lá onde acontecem os maiores eventos culturais do país. O Lonely Planet determinou em 2012 uma lista de lugares pouco reconhecidos mas que mereciam mais atenção do mundo, e adivinhem, Utrecht estava entre as 10 primeiras cidades.
Foi apenas uma manhã em Utrecht, o que deu para eu sair da estação (fui de trem eu e o Edi, a partir de Den Haag), e ir até o centro, atravessar os canais e chegar à Domkerk, que é a catedral da cidade. Foi basicamente isso. Entrei na catedral lindíssima que aliás tem uma torre (Domtoren) que é uma atração a parte porque é muito alta, e depois fiquei dando voltas na praça, tirando fotos e observando o ambiente.
Fazia um friozinho no dia e a previsão era aquela de dia instável da primavera que a qualquer minuto pode cair um toró. Então eu checava a previsão a cada meia hora pra saber se as chances da tempestade estavam aumentando ou diminuindo para eu correr pra estação. E foi assim mesmo. Aproveitei Utrecht até o limite. Quando começou a choviscar, fui para estação e peguei outro trem até Rotterdam, que é tipo 20, 25 minutos de viagem apenas. Sempre fugindo da chuva. Cheguei em Rotterdam com sol. Mas isso é assunto pro próximo post.

Marcadores: , , , ,