Nazaré

O segundo dia em Israel, terceiro dia de viagem, começou em Nazaré, que hoje é habitada tanto por cristãos quanto por muçulmanos palestinos.
O tour que eu reservei para este dia foi este aqui. Era Nazaré, Tiberias e Mar da Galileia. Aconteceu tanta coisa nesse dia que eu preciso dividir os posts senão vão ficar grande demais.
A vantagem de reservar esses tours é que você não se preocupa com nada. Eles vão te buscar no hotel, te leva, te traz de volta na porta do hotel, e todos que eu fiz foram ótimos, graças a Deus! Tudo organizadinho, visitando os lugares que eu tinha interesse, foi muito bom. Pesquisei muito no TripAdvisor, em blogs, sites de viagem e Facebook, e ainda bem que o tempo que eu gastei investindo nessa pesquisa toda valeu a pena.
Assim que entrei no ônibus, o casal que sentava atrás de mim falava Português. Pensei putz ne, até indo pra Nazaré!! Tinha acabado de sentar no ônibus e justamente atrás de mim!! Mas tudo bem, fiquei na minha. Algum tempo depois, chegamos em Nazaré e como tínhamos que andar muito..., ou melhor, nem tanto, esse foi um tour que nem se compara ao tanto que já tinha andado nos dias anteriores em Jerusalem e Petra, na Jordânia. Mas enfim. Assim que chegamos, a guia - era uma mulher dessa vez - disse que ia parar logo numa loja de souvenir porque parar depois ia ser complicado.
Aí paramos, eu tava muito disposta, então comprei várias lembrancinhas pequenas, pus na mochila, e já tava na hora de ir.
Nazaré!
Nazaré é famosa por, além de ser onde Jesus passou sua infância, ser a cidade onde aconteceu a Anunciação, ou seja, onde o Anjo Gabriel anunciou a Maria sobre a chegada de Jesus Cristo. Bom, eu estudei em colégio de freiras na infância, então eu aprendi várias musiquinhas católicas, e uma delas foi Maria de Nazaré. Pra ser sincera, esse foi o motivo imediato que fez eu me interessar por esse tour. Quando eu for a Natal de novo, vou lá contar isso as freiras, elas vão morrer de felicidade! Depois lendo, claro, fui aprendendo mais o quanto a cidade é importante e entendi o que "realmente" deve ter acontecido por ali.
A cidade sofreu muito na mão dos Romanos, durante as revoltas dos Judeus que contei aqui, mas refloresceu, embora hoje não tenha tanta infra estrutura pra receber tanto turista. O interesse nessa cidade foca-se na Basílica da Anunciação, uma grande e moderna igreja construída no lugar onde fica a caverna onde aconteceu a Anunciação, onde o Anjo Gabriel apareceu a Maria.

Evangelho de São Lucas.
26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37. pois para Deus nada é impossível”. 38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.
Quantas vezes eu fui a missa e ouvi esse Evangelho...
Não imaginei que chegaria ao tal lugar onde a Mãe de Jesus foi anunciada do milagre. Era uma emoção muito grande. A igreja foi construída ao redor da caverna, pra conservar o lugar, e a caverna tá lá ainda, as pedras, agora com um altar, mas do mesmo jeito, no mesmo lugar.
Nossa Senhora de Nazaré é um dos tantos títulos dados a Maria. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré é muito forte em Belem, no Pará, expressa até no Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas não só do Brasil, mas do mundo inteiro.
No andar de cima da Basílica construída, tem de fato a Igreja, onde missas são celebradas, com bancos, etc. e ao longo das paredes, muitos dos títulos de Nossa Senhora mundo afora, inclusiva a Padroeira do Brasil. Depois de ter aprendido a rezar o Ofício de Nossa Senhora e rezei tantas vezes, parece que cada palavra ali daqueles títulos e orações tem um forte significado.
Depois de já ter passado pelos passos de Jesus em Jerusalem, onde ele carregou a cruz, onde morreu e ressucitou, em Belem, onde nasceu, estar agora aí em Nazaré, pisando com meus próprios pés onde Jesus cresceu, mais um lugar tão sagrado, de tanta importância na sequencia do entendimento dessa história toda, por onde passaram os fatos mais importantes da humanidade, olha, foi assim, um incremento muito bem vindo. Mais um ponto pra dificultar ainda mais definir o quão especial, ou qual o mais especial lugar que eu visitei em Israel. Gente, olha quanto tempo se passou, e os lugares estão aí! É incrível!

Além da Basílica da Anunciação, em Nazaré fica também a Igreja de São José, construída apenas em 1914, mas de grande importância, pois é onde acredita-se que tenha sido a Carpintaria e a casa de José.

Já de volta ao ônibus, seguimos nosso caminho até Tiberias, e engraçado que no caminho passávamos por lugares importantes que eram conhecidos por ter sido onde Jesus realizou alguns milagres, como Cana, onde Jesus transformou água em vinho.
Mas o mais engraçado aconteceu quando no ônibus a guia foi passar um papel para escrevermos nossos dados, e eu escrevi minha nacionalidade, passei o papel pra trás, daqui a pouco o casal de brasileiros me cutuca super surpresos por ter visto no papel uma brasileira naquele tour! Realmente! Não, mas não pára por aí. A partir daí, passamos o resto do tour conversando e conversa vai, conversa vem... a maior coincidência do mundo: a Carla estudou no mesmo colégio que eu em Brasília em 1995, éramos vizinhas de sala na 7a série, dá pra acreditar??!! Ah, aí foi festa! O Brasil daquele tamanho! Nossa!! Conhecíamos várias pessoas em comum, professores, lugares, situações, etc. Difícil era lembrar dos nomes, depois de tanto tempo, nem nos lembrávamos uma da outra, mas era fato, com certeza a gente já se cruzou nos corredores lá em Brasília, e depois ir se cruzar de novo em Nazaré!!!! Olha, sei não hein esse mundo! Ahahahahaha.

Marcadores: , , , ,