Weihnachtsfeier e etc. e tal

Ho ho ho! Frohe Weihnachten!

Não to no minimo clima de Natal. Mesmo com a chegada da neve e a Suiça toda enfeitada pro Natal, não to com a minha familia pra me empolgar pra alguma coisa. Essa é uma das desvantagens de morar aqui, by the way. É o preço que se paga às vezes por ir atrás de seus objetivos. Mas minha mãe está chegando amanhã e aí já tá de bom grado. Seja qual for a programação pra noite de Natal, pra mim essa data passou a ser uma festividade que eu tenho que passar por ela. Não é chato, não é desagradável, é apenas incomum.

Ano passado foi muito agradável na casa da minha amiga suiça-italiana, fui muito bem tratada, me diverti a beça e pude conhecer o outro lado da moeda. Mas não é simples, ne. Claro que voce pensa na sua família. Mas já faz tanto tempo que eu moro só que já que é assim, eu prefiro ficar de bem com as regras. E eu acabei de passar férias tão maravilhosas no Brasil e na Argentina que não tenho nem o direito de choramingar.

Por aqui as tradições não são nem as mesmas, não tem Papai Noel, ou melhor tem "o menino do Natal" que vem no dia 6 de Dezembro ver as crianças, as famílias não são nem essas coisas toda de unidas. Apesar de as cidades estarem decoradas, ilumindas e tal, não sinto tanto a pressão da celebração não.

Esse ano não tivemos amigo secreto entre amigos como no ano passado, pois com a mudança de emprego terminei me afastando de algumas pessoas, outras se mudaram de cidade, e cada um meio que foi pro seu lado, apesar de ainda mantermos contato. Mas como a festividade faz parte do calendário, tivemos uma festa de natal no trabalho.

É a primeira festa de natal que participo na empresa nova, pois faz 9 meses que troquei de emprego. A festa só contou com gente da Suiça ou da Alemanha que trabalha aqui. Claro, seria impossível juntar todo mundo dos escritórios de Londres e Stockholm, por exemplo. E alguns clientes foram convidados também.

Dia normal de trabalho em Zurique, aperitivos mais tarde, cervejas, vinho quente, salsicha. Tinha tudo pra ser um feierabend comum e ninguém nem ia saber que é época de natal. Não estava nem nevando ainda. E a decoração não estava lá com muita cara de natal não.

Só que um colega que é bem nerdão (no bom sentido da palavra) resolveu querer incrementar os preparativos pra festa de natal, e desenvolveu uma aplicação para iPhone pra ser usada na hora da festa.

De início parecia uma bobagem só. Ora, imagine voce uma aplicação que quando voce vai tirar foto, reconhece o rosto da pessoa na câmera e aplica enfeiteis de natal como chapéu e barba de papai noel, uma gravatinha enfeitada, asinhas de anjinho e uma auréola bem em cima da sua cabeça, além de backgrounds e molduras na foto com temas de natal.

Pois bem. Ele resolveu tirar horas extras de trabalho pra desenvolver a ideia dele e sem ser pago a mais por isso, a aplicação ficou pronta no dia da festa! Todo mundo que tinha iPhone ficou portanto incumbido da tarefa de usar o programinha no celular durante a festa, tirar fotos das pessoas que estivessem lá e a aplicação mandaria automaticamente as fotos pra um site, e as fotos do site seriam passadas num telão pra ficar passando lá e todo mundo ficar vendo.

Contando assim talvez não tenha o mesmo efeito. Ou talvez eu que seja nerd demais que tenha achado muito legal. Mas olha, se não fosse a aplicação dele... tudo bem que a árvore de natal tava até bonitinha, mas tava tão escondida no canto que se não a procurasse não daria mesmo pra dizer que era natal. A tal aplicação fez o maior sucesso. Todo mundo adorou.

Aqui na Suiça quase todo mundo tem um iPhone, então era um bocado de gente com o telefone na mão tirando foto e esperando sua foto aparecer no telão.

Só o fato de fazer a graça de ficar lá procurando a melhor moldura, a melhor máscara de natal que se encaixava na pessoa terminou sendo o grande barato da festa, deixando o ambiente mais descontraído e caracterizou mais o tema do evento.

O cara que desenvolveu foi a sensação da festa, pois todos queriam saber quem teve tal ideia e pos pra funcionar por conta própria, saber detalhes de código, detalhes técnicos, etc. Nossa, ele arrasou.. Tenho certeza que ele vai ganhar alguma promoção por isso. Merecida ne.

Em primeiro lugar, a empresa vai comprar a aplicação dele e vai vender na Apple Store. Só isso aí é um grande barato.

Isso é o legal de trabalhar em empresa de tecnologia. Ninguém dava nada pelo cara, até ele por essa ideia pra funcionar em pouquissimo tempo e agora ele é o rei do pedaço. Achei arretado! Terminou sendo um belo presente de natal.

A festa durou horas e horas, terminou com karaoke e marcou no trabalho o final de 2011, ano de muitas mudanças, novos desafios, novas conquistas, muito trabalho. Que venha muito mais em 2012.

Marcadores: , , , ,