Durrës

Durrës é a segunda maior cidade da Albania. Fica a 30km da capital Tirana e é famosa por suas praias e orla. A cidade é antiga e tem história que vai desde a sua fundação com os gregos, passa pelos conflitos e disputas de território com os sérvios e vai até a decadência pós comunismo onde Durrës era nada mais que o principal porto de emigração de albaneses, de onde saíam os navios para fora do país.
O litoral com o mar adriático tem seu charme, mas a cidade demorou a se reerguer no meio do anarquismo e da falta de controle que tomou conta da região no colapso da ditadura de Enver Hoxha que comentei em posts passados. 
A minha visita a Durrës nada mais foi que uma conveniência. Bem, é até meio contraditório falar isso, porque foi só chegar lá que a chuva finalmente me alcançou. Mas tirando o tempo, que até Kruja colaborou imensamente com o meu passeio, foi só chegar em Durrës que caiu todo o toró que a previsão vinha avisando há dias, o passeio mesmo assim valeu a pena. Ainda deu pra visitar o antigo anfiteatro romano e dar uma volta pela cidade.
Era chuuuuva!!! 
É ne, fazer o que, quem viaja tá sujeito a isso mesmo. Mas por causa da chuva, o passeio foi encurtado e não visitei o museu arqueológico que estava programado. Terminei o dia andando só pela orla da cidade no meio do maior temporal que quase leva meu guarda chuva embora. Mas olha, mesmo assim foi bom ver o mar e pisar na areia...
Mesmo debaixo de chuva, meu maravilhoso guia tava lá ainda me escoltando e me explicando todo o background histórico pra eu não me perder nem esquecer aonde estava. E mesmo sendo uma visita rápida, deu pra ver que Durrës é um charme e deve estar fazendo muito sucesso agora no verão europeu, quando o clima é sempre muito ensolarado e beeem quente por lá!


E assim Durrës encerrou meus maravilhosos dias na Albania.

Marcadores: , , ,