Ucrânia

Você que lê esse blog com frequência já deve ter percebido que eu não escrevo muitos posts começando do nada ne. Tudo tem sempre uma história, um background, um motivo, uma razão, um início. E por mais resumido que seja, eu sempre começo assim. Esse post é sobre a Ucrânia, 36° país que eu visitei na minha vida, e não vai ser diferente, vou começar do começo.

Bom, quando eu cheguei a Suiça e comecei continuei a estudar Alemão numa escola aqui em Berna, conheci gente de tudo quanto é lugar na minha sala. Sim, uma era da Ucrânia, a Yuliya. Quando tínhamos que fazer tarefa em dupla, eu só a chamava de Júlia porque não entendia, o nome dela e I-Ú-LI-A parecia muito difícil de pronunciar. Só mantínhamos contato nas aulas, mas quando eu mudei de emprego e passei a trabalhar na Swisscom, adivinhe quem eu encontrei por lá na cafeteria? Tivemos a maior surpresa de esbarrar uma na outra e era como se fôssemos velhas conhecidas, quando na verdade estávamos nos dando conta que tínhamos muito em comum. Duas expatriadas morando na Suiça em busca de uma vida melhor.
Ela é de marketing e eu sou de TI e claro, a gente vem de lugares totalmente diferentes, mas a vida de expatriado mesmo assim pode no fim ser muito mais semelhante do que parece e o melhor de tudo, aproximar muita gente, afinal a cultura suiça é nova pra gente. E assim nos aproximamos e viramos amigas. Saídas sexta a noite, jantares, drinks, passeios no fim de semana, até um convite pra conhecer a terra dela, Kiev.
Uau! Eu conhecia Kiev de nome, quando comecei a aprender a toca piano há anos atrás, quando meu sonho era fazer o solo de Renaissance. Fui procurar saber onde ficava essa cidade de nome esquisito, ouvia essa música e imaginava Kiev tão longe, tão fria e cheia de neve. Uma visão bem diferente da imaginação que começou a passar pela minha cabeça quando comecei a levar a sério convite de ir a Ucrânia com uma ucraniana e um suiço em plena Eurocopa, em pleno verão!
A Ucrânia é mais um país do Leste Europeu, esse que eu já insisti tanto em explorar, seja sozinha, seja acompanhada, me submetendo a aventuras únicas e situações pra conhecer as curiosidades de uma área ainda pouco explorada, mas com tanta coisa interessante pra se ver. 

Ainda mais especial ainda, a Ucrânia é antiga colônia da União Soviética, já inclinando para minha imensa curiosidade de conhecer mais da Rússia, o que torna tudo ainda mais atraente pra minha pessoa. Sendo assim ne, não tinha opção a não ser aceitar o convite. Isso tudo foi conversado entre a gente com meses e meses de antecedência, então eu tive muito tempo pra comprar um guia da cidade, comecei a ler sobre o país, toda vez que a gente se via trocava mais uma ou outra informação, até que chegou Junho, e lá fomos nós.
A Ucrânia faz fronteira com a Rússia, a Polônia, a Bielorrússia, a Hungria, a Romênia e Moldova. Daí só conheço a Hungria. Nada melhor pra aguçar ainda mais meu espírito aventureiro e me preparar para 5 dias em Kiev. A viagem de avião Zurique-Kiev é curtinha, menos de 3 horas e eu só tenho coisas boas pra falar dessa viagem.
Andar por Kiev é, acima de tudo, cenários de contrastes atrás do outro, com prédios antigos, reconstruções, transportes caindo aos pedaços e construções brilhando de novas. Por várias vezes, a Yuliya e o irmão dela comentavam sobre os prédios que eles eram "muito soviéticos".
A Ucrânia foi parte do império russo e passou por maus bocados pra conseguir independência no século passado. É de colocar qualquer aulinha de história da Europa no chinelo o que os ucranianos passaram. De um genocídio devastador com histórias de partir o coração a guerra civil, passando por crise econômica e acidente nuclear, a Ucrânia ainda consegue manter uma rica história de cultura e tradições infelizmente ainda escondidas e meio apagada diante do mundo.
Sério. O que eu vi, ouvi, aprendi e comi nesses meus dias em Kiev colocaram a Ucrânia no topo da lista entre países com cultura e história pra ver e conhecer. Ainda tô na dúvida entre a Ucrania e India, pra falar a verdade... mas enfim. Pra voce ver como eu to falando sério. A Ucrânia não tem nada a ver com a Índia, mas em matéria de cultura e tradições, preenche todos os requisitos e ainda sobra. Andar por Kiev levanta lembranças de uma época difícil de domínio russo, invasão nazista, e ainda mais com ucranianos do lado me contando histórias reais do sistema de despopulação lamentável liderado por Stalin


Enquanto historiadores ainda discutem sobre se a Famine foi uma consequência de problemas econômicos e sociais da época quando a União Soviética se industrializava, já foi concluído que o lider soviético tinha a intenção de destruir a Ucrânia como nação e entidade econômica, deixando milhares de pessoas sem comida e levando-as a morte. Apesar de os "suspeitos" já estarem longe dessa dimensão, a Ucrânia ainda lembra com dor dessa época quando não podiam deixar o país e sobreviver ali era vencer uma guerra. A Yuliya e o Taras, irmão dela, contaram histórias de seus avós de me deixar fascinada... eles são antes de tudo sobreviventes!
Eu não queria nem escrever sobre isso aqui, porque é uma pena gastar tempo e energia lembrando coisas ruins, mas essa dor faz da Ucrânia hoje uma nação a ser descoberta e admirada. Um país que só conseguiu sua independência oficialmente em 1990, gente, há 22 anos atras! Depois de tudo que passou, e tão recentemente, conseguiram ainda estabelecer princípios de democracia e atingir um nível aceitável de independência econômica e política. 
Hoje o sentimento "anti-russo" ainda mostra de leve a mágoa que os ucranianos carregam em si por toda essa história, e isso é visivelmente perceptível, como por exemplo na Eurocopa mesmo, de todos os ucranianos que perguntei (e não foram poucos!) pra quem estavam torcendo no jogo Polonia x Russia e TODOS disseram Polonia. A razão? "Não sei, não consigo torcer para a Russia..." era a resposta mais comum.


Hoje a Ucrânia pode ainda viver sobre a sombra da USSR, e não tem como falar da Ucrânia sem falar da Rússia, mas caminhar a passos lentos é melhor que não sair do lugar. Kiev é uma cidade linda, ótima de andar, ótima de fazer turismo, explorar, conhecer, e eu amei meus 5 dias por lá. Infelizmente como a maioria dos países do Leste Europeu, é um país pouco valorizado, carente de informação e sistema organizado de turismo, mas definitivamente vale a tentativa. Eu to aqui pra contar minha experiência.


Claro, conto mais no próximo post.

Marcadores: , , , , , ,