Então eu to grávida mesmo

Primeiro de tudo, depois que fiz os testes da farmácia, achava que tinha que ir no hospital fazer exame de sangue pra confirmar. Não tem essa historia no Brasil de fazer exame de sangue ne? Sempre ouvi dizer. Aí liguei pro hospital da universidade em Berna e me disseram que não, que se apareceu positivo no exame da farmácia, eu tava grávida mesmo e o próximo passo era marcar uma consulta na 8a semana de gestação, que foi calculada baseada na data da minha última menstruação. Não tinha exame de sangue nenhum. Aí tá. Só que como estava me mudando pra Zurique, marquei no hospital da universidade de Zurique. ao invés de Berna.

Levei um susto quando liguei - tanto no hospital de Berna quanto no de Zurique - pra marcar consulta, pedir uma orientação, saber o próximo passo e tal, quando eu disse que tava grávida, me perguntaram: "Voce vai manter o bebe?". Fiquei uns 5 segundos sem resposta, acho que não entendi a pergunta...
- "..err, se vou manter o bebe?"
- "sim. é uma boa gravidez para voce? ou voce vai interrompe-la?"
Bom.... nem tinha passado pela minha cabeça essa possibilidade. Mas a realidade na Suiça é que aborto é totalmente legal e faz parte do procedimento no hospital perguntarem se voce vai manter ou interromper a gravidez, e aí dependendo te encaminham pro setor apropriado. Aborto pode ser feito até 12 semanas de gestação.

Fui encaminhada então para o Geburtshilfe, que é o setor que ao pé da letra significa "ajuda de parto", e lá marquei a consulta. 8 semanas de gestação, lá fui eu numa quarta-feira sozinha com o iPhone me guiando no google maps adivinhando onde é a Frauenklinik da universidade de Zurich. Meu Deus, como era difícil subir uma ladeira. Eric estava trabalhando e eu achei melhor ir sozinha. Cheguei lá totalmente perdida, peguei minha senha, fui atendida, primeira consulta, preenchi um formulário e mais um monte de coisa e esperei minha vez. Controle, pressão, urina, peso, e... a ultrasom que mudou minha vida de vez. Um centímetro de bebe e um coração batendo derreteram qualquer sombra de preocupação e medo. Chorei feito uma criança e saí da consulta a caminho do trabalho outra Liana.

Até então eu ficava preocupada em como me comportar em convites para um happy hour, uma cerveja, e me irritava facilmente com qualquer coisa. De alguma forma era difícil de aceitar da noite pro dia essa mudança na minha vida, mas depois dessa consulta, fui caindo mais na real. Passei a prestar mais atenção à minha alimentação e recusar sorrindo os convites para sair a noite. Por mim tava ótimo sair do trabalho e ir pra minha cama. No máximo, dar uma passada no mercado antes.
Os primeiros 3 meses foram então de muitas descobertas e mais mudanças ainda. Passados os primeiros 3 meses, voltei a ser eu. Mais energia, menos sono, mais disposição. Todo mundo diz que é a fase que mais pode se aproveitar da gravidez, porque voce não está mais tão enjoada nem assustada com o início de tudo, nem está tão pesada e com dificuldade de andar pra aproveitar as coisas. E assim está sendo graças a Deus.  A preocupação com o trabalho depois da licença maternidade que era uma das minhas maiores preocupações também foi resolvida, mas isso eu conto depois. A ultra de 12 semanas mostrou um bebe de 8cm na minha barriga e meus 5kg a mais começaram a aparecer.
Nessa mesma consulta das 12 semanas, fiz o teste da síndrome de down que é recomendado nessa fase, onde mostra as chances que o bebe tem de ter essa doença. O exame consiste de um exame de sangue meu e uma análise na ultra de um nódulo atrás do pescoço do bebe. Se o nódulo for maior que 2.5cm ele tem grandes chances de nascer com anomalia. Qualquer valor abaixo disso é considerado normal. O meu estava com 1.3, o que já garante 80% que o bebe é livre de síndrome de down, o resto dependia do meu exame de sangue, que dias depois confirmou o restante e meu bebe é saudável. Eric e eu comemoramos. Fomos fazer um passeio no Gurten em Berna, e no Uetliberg em Zurich, que eu conto em detalhes depois.
Lembro que nessa época eu comecei a ficar com a digestão muuuuuuuuuuuuuito lenta. Almoçava meio dia e 7 da noite eu ainda estava arrotando o almoço, um desconforto muito chato. Por conta disso e de uma dormência na minha perna direita, minha médica recomendou tomar magnésio em pó 2 vezes por dia. Comprei na farmácia, aliás a maioria dos remédios aqui não precisamos pagar se estivermos com a receita médica. É só passar o cartão do plano de saúde que é coberto pelo plano. Ainda bem porque o plano não é nada barato. Então saí da farmácia com 2 caixas de magnésio, mas pouco depois de 1 semana tomando, tive uma desinteria péssima que me afastou do trabalho um dia, e a médica mandou suspender o magnésio. Voltou a digestão lenta mas a dormência na perna passou. E a desinteria também. Então adeus magnésio.

Para a digestão, a própria médica recomendou tomar coca cola, que ô santo remédio. Sei que não é muito saudável, mas qualquer outra bebida piorava demais minha digestão e com coca eu conseguia comer melhor. Então passei a tomar uns 3 copos por dia. Ora, meu organismo estava muito ocupado formando um bebezinho pra se preocupar com a minha digestão.

Tempo passando, 4 meses de gravidez, riscos já são menores e bebe já está firme, formado e crescendo. Hora de tornar a notícia conhecimento de todos. Aos poucos, fui contando pra um amigo ou outro, meus avós pelo telefone, e no trabalho eu não queria contar de um em um porque primeiro não tenho tanta intimidade assim, depois não queria ninguem sabendo primeiro que ninguem, com exceção do meu chefe claro. Então como contei no outro post, organizei um café da manhã numa sexta-feira no escritório e contei pra todo mundo.
Foi uma ideia bacana e satisfatório ouvir dos colegas que não tinham percebido nada, quando eu achava que todo mundo já tinha desconfiado, apesar de eu sempre ter tentado dar o máximo de mim mesmo com sono, com enjôo, etc.

Passei a sair menos, a jantar melhor, cozinhar mais e descobrir que não posso comer uma série de coisas. Eric estava exausto de trabalhar em Berna e estar aqui em Zurich comigo quase sempre, ô como eu conheço isso.... então ele começou a olhar empregos aqui em Zurich e considerar pra valer a possibilidade de se mudar pra cá. Pra quem morou a vida inteira numa cidade, achei uma enorme iniciativa. Nem eu nem ele nunca moramos com namorado/a, então pra evitar conflitos nessa mudança súbita, ele resolveu por enquanto se mudar com uns amigos aqui em Zurich e ter outro ponto de apoio além da minha casa e eu to achando ótimo assim.

Às 17 semanas de gravidez, quase metado do caminho já, eu tive que admitir que minhas roupas não davam mais. Simplesmente não davam. Ponto. Não tinha mais uma calça que fechasse mais, e com o frio chegando não dava pra ficar indo pro trabalho com calça legging e de coton. Então pela primeira vez saí em busca de roupa de grávida.
A seção de gestante da C&A e H&M foram a salvação da pátria. Ou então eu ainda preciso aprender onde comprar isso, porque a verdade é que não rodei muito não. O cansaço do primeiro trimestre passou mas não totalmente. Não aguento andar por horas e horas então fui só nessas lojas que já estava acostumada a comprar roupa e para a minha sorte, a seção de gestante me serviu e muito! Uma pena descobrir que a Zara acabou com a moda gestante, mas a C&A e a H&M resolveram meu problema. Ah que maravilha ir pro trabalho sem nada apertando minha barriga.

Comigo e com o Eric morando em Zurich, e com tanta mudança em nossas vidas, era hora do encontro com a família dele. Nervosa eu. Preparei um jantar com duas opções de prato, que caiu justamente num fim de semana que eu estava lotada de trabalho e tive que trabalhar no sábado e no domingo! E também foi justamente no fim de semana que nevou! A "famosa" neve de outono deste ano. Imagine aí eu cozinhando sexta feira a noite, e saindo do trabalho as 4 da tarde no sábado nevando e indo fazer outro prato porque achei o primeiro pouco. Fiz um creme de galinha e um escondidinho de batata com carne moída e graças a Deus todo mundo adorou. Primeira vez recebendo os tios do bebe aqui em casa, então muita coisa pra contar, muita história e muito legal essa reaproximação.
Foi tudo muito agradável, muito legal, mas no domingo seguinte eu ia trabalhar. Acordei super cedo pra estar cedo no trabalho e quando acordo minha varanda está assim:
Eu não tinha nem tirado a roupa de inverno do porão ainda, não tinha nem bota de neve pronta pra usar, e lá estava aquele frio de -3 graus batendo o queixo. Esse fim de semana foi cansativo.
Mas nada como um dia após o outro. Aqui não tem essa história de saber o sexo através de exame de sangue. De acordo com a médica, até tem mais custa 2 mil francos e o plano de saúde não cobre. Ou é isso ou a gente espera até as 20 semanas ver se consegue saber na ultra morfológica. Com as 20 semanas chegando, a barriga crescendo, começei a me interessar por revistas e sites de grávidas e bebes. Mas é incrível como o sexo faz diferença, porque um detalhe rosa ou lilás na roupinha já dá indício que é de menina. Então resolvi não comprar nada até saber se o que eu to esperando é menina ou menino.
Nomes é outra novela. Eric sugere nomes alemães e escandinavos que minha família no Brasil não consegueria pronunciar de primeira nem a pau. Então ainda estamos vendo um em comum dos dois lados. Tem muita coisa pra "se preocupar" enquanto isso...

Por sorte e por grande ajuda de uma amiga, terminei ganhando várias coisinhas pro bebe que serão muito úteis. Carrinho, cadeirinha, banheira, mantas. Uma série de coisas que ela não usa mais será muito bem utilizadas aqui por essa nova pessoinha que está para chegar. E ela ainda põe laços de fita pra presente...
E ainda deu aulas de como dar banho num recem nascido... existe?
Sou muito abençoada de ter reencontrado essa amiga aqui na Suiça. Falei num post duma viagem que fizemos juntas que estudamos juntas em Recife em 1999 e fomos nos encontrar aqui de novo. E agora ela tá aqui me dando coisas pro meu bebe. Essas coisas lindas da vida, sabe. Agora minha casa tá aqui já com uma cara diferente, se preparando pra chegada do mais novo membro.

Que aliás, semana passada, completando 20 semanas, descobrimos que bebe é.......



................................................... UM MENINO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tanta gente me perguntava se eu preferia menina ou menino, se sentia se era menina ou menino. Gente, eu juro. Não sei que grávida sou eu mas eu não tinha preferência nenhuma, muito menos "sentia" alguma coisa. Como é que sente isso pelo amor de Deus? Sei que na última consulta da quarta-feira, fomos eu e Eric ansiosos na ultra morfológica que é um exame detalhado do bebe, onde mede os membros e ve se está dentro do normal e tal. E aí, apareceu mais um membro pra medir. Bebezinho é um menino!!!

Eram duas médicas examinando, Eric apertando minha mão e eu lá deitada olhando pra tv mostrando a ultra. A médica lá examinando aqui, examinando acolá, daqui a pouco ela olha pra mim e pergunta "então voce quer saber o sexo?", olhei pro Eric, balançamos a cabeça e eu disse que sim. Ela disse "it´s a boy!"... nossa, eu comecei a chorar descontroladamente, não sei porque. A médica me perguntou se eu queria um menino e eu disse que não, quer dizer, tanto faz! Acho que estaria emocionada do mesmo jeito se ela tivesse me dito que era uma menina. Sei lá. Só em saber que é um menino (ou se fosse uma menina) parece que torna tudo instantaneamente tão mais real, que acho que foi por isso que chorei tanto.
Meu menininho lindo está em perfeito estado, de acordo com a ultra morfológica lá. Está com 23cm e 350g. Como cresceu!!! Comecei a senti-lo mexer há 1 semana e tem hora que mexe tanto que fico rindo sozinha. Ainda não dá pra sentir de fora colocando a mão, então Eric fica louco. Toda hora que eu digo tá mexendo, ele dá um pulo vem correndo por a mão e não sente nada bichinho... hahahahaha. Mas a médica disse que em breve os movimentos vão ficar ainda mais fortes e aí dá pra sentir sim. Por enquanto eu fico aqui sentindo e imaginando o que ele deve estar fazendo.

Estou entrando então no quinto mês de gestação e contando. Minha vida que até então era uma, agora tá se preparando pra receber mais um integrante. Senão o principal? Não sei, não consigo ver essa ultrasom nem mesmo as fotos sem me emocionar. Dizem que mãe é mãe desde o primeiro instante e eu to aqui babando pela cria, contando os meses pra ver sua carinha de perto. Se eu achava que era feliz, agora então...

Marcadores: , ,