Zürich Hauptbahnhof - principal estação de trem de Zurique

"Principal estaçao de trem" - nunca falo isso. Hauptbahnhof é muito mais fácil, ou somente Bahnhof, ou HB, no dia a dia. A Bahnhof é tão batida no dia a dia de quem mora aqui que termina passando desapercebida sua importância. Então escrevendo tantos posts de coisas em Zurique, até sobre como andar em Zurich, me toquei que sempre dava direções de como chegar ao local partindo da estação principal. Sim, mas quem não mora aqui não sabe, o que é, onde e como é a estação central de Zurique?
Bom, no momento um lado da fachada da estação está em reforma. Aliás, há anos já, então do lado está com vários stands de reforma. Por dentro, tudo em ordem. E é por dentro que importa. Com 18 plataformas de trens regionais, inter cidades e internacionais e plataformas subterrâneas para linhas de S-Bahn, isto é, Strasse Bahn, que é o trenzinho que vai aos arredores de Zurich, é a maior estação de trem da Suiça.
É bem verdade (tipo BEEEMMM verdade) que os trens aqui são os mais pontuais da Europa e o sistema ferroviário um dos mais eficientes do mundo. A SBB leva muito a sério sua reputação, o site da SBB e o app no celular é o mais acessado/baixado do país. Com uma facilidade dessas, aumenta na Suíça o número de pessoas que mora numa cidade e trabalha em outra. Simplesmente porque é possível e fácil fazer isso, é possível se programar com precisão o seu dia e contar com a pontualidade dos trens. Se o seu trem parte às 18:59, não chegue às 19h!
Com quase 3 mil trens passando por lá por dia, a HB de Zurich é o ponto principal da cidade que conecta tudo. É de lá que são dadas direções, pontos de referência, é a base da cidade. As entradas principais dão para um grande vão, onde voce precisa andar um pouco até chegar às plataformas, de onde saem os trens. Ao redor, Burger King, restaurantes, bares, loja de conveniência, caixas eletrônicos, balcão para comprar bilhetes e máquinas, informações ao turista e troca de dinheiro com moedas do mundo inteiro. Abaixo, um mundo! Desça um andar e estará no andar onde há os armários e guarda volumes. Desça mais um e estará quase que num shopping. Lojas, mercado, assistência técnica. Aliás, o único lugar comercial que abre aos domingos na cidade. Então, já sabe, se tiver entedidado no domingo, vá a HB de Zurich, lá é sempre movimentado! Ou então, já sabe que não ficará sem ter o que fazer enquanto espera seu trem. Nem que seja um cafezinho! Aqui mais informações.
Nas plataformas, os visores informativos com horário de partida, principais paradas, indicações de 1a e 2a classe, tudo é bem claro, assim como no visor principal, bem no meio da estação, depois do vão. Mas mesmo assim, se for sua primeira vez e voce estiver perdido, tem um balcão de informações bem na frente das plataformas finais (lá pra 14, 15, 16), e obviamente, falam Inglês.
A estação de Zurich é uma das que eu mais gosto, porque é ampla, clara. A de Berna por exemplo acho escura, mal iluminada, esquisita nas plataformas, e o teto muito baixo. Morando aqui, passamos por tantas estações por tantas cidades, que voce termina assim como eu, fazendo comparações e escolhendo uma preferida. Ainda bem que moro aqui, porque a de Zurique é a que eu mais gosto mesmo.
Daqui, além de trem pra todo canto da Suíça, partem trens para vários países da Europa, principalmente os vizinhos como Áustria, Itália, Alemanha e França. Isso não é possível de outras estações na Suíça. Geralmente uma conexão grande como Zurich - Amsterdã, só aqui mesmo. Porem para Paris, por exemplo, ou para Milão, dá pra partir de outras cidades também, como Berna ou Genebra. Mas partindo daqui, pode ficar certo que dificilmente voce ficará na mão. Seja por falta de conexão ou atraso ou desorganização.
Depois do aeroporto, é o principal ponto de entrada no país, então nada mais justo que ser mega organizada e bem equipada. Além disso, a Bahnhof é geralmente centro de feiras e exibições no vão que comentei no início do post. Então não se assuste se voce chegar e não ver vão nenhum. Porque se for no Natal, por exemplo, voce vai se deparar com uma enorme árvore de Natal da Swarovski e a feira de Natal. Para conhecer outras estações na Suíça e informações gerais sobre conexões, horários, preços e compras de bilhetes, o site do SBB é a principal fonte.

Marcadores: , , , ,