Prizren

Longe da capital Pristina, o Kosovo é um mix de etnias e culturas. Vilarejos de origem bósnia, albânia, sérvia e bastante natureza. O país sobreviveu muito tempo de agricultura, e pode não ser o lugar mais atraente do mundo para turismo, mas Prizren sempre está na lista de quem visita o Kosovo.
Prizren é a jóia do Kosovo, um must-see para qualquer visitante. Prizren tem o maior número de construções otomanas preservadas do país. A cidade não só tem a arquitetura e a atmosfera da era do império Otomano, mas também várias influências turcas, seja na culinária, seja no dialeto falado por lá. Algumas escolas lá até ensinam turco, algumas rádios são em turco, e há um jornal turco circulando também.

O municipio de Prizren tem cerca de 240 mil pessoas, mas a cidade em si tem 50 mil habitantes e a população lá é jovem. É a segunda maior cidade do Kosovo e ela meio que escapou da guerra do Kosovo dos anos 90 sem muitos danos, porem sofreu bastante na década seguinte com saques e badernas de albaneses querendo expulsar os sérvios remanescentes.

Prizren fica ao sul do Kosovo, perto da fronteira com a Albânia, com várias montanhas que fazem parte da paisagem cartão postal principal do centro da cidade. O centro da cidade limita o que tem pra conhecer por lá e é cortado pelo rio Lumbardhi e as ruas de paralelepípedo remetem mesmo a gente à era antiga. 
Totalmente diferente de Pristina que é turbulenta, confusa, suja e mal organizada, Prizren é bem arrumadinha e bem preservada. São quase 2 horas de uma cidade a outra de carro, 77km, as estradas são ok. Um ou meio dia é suficiente para conhecer a cidade.
Se você quiser conhecer o castelo que é um museu e mostra partes da história antiga da cidade, ele fica no topo de uma montanha, então reserve mais tempo. Nós não fomos ao castelo porque a única maneira de subir é andando, então abri mão da vista que se deve ter lá do alto por causa de Edi.
Mesmo assim valeu a pena conhecer Prizen. Por um lado a cidade me lembrou muito Kruja que é a cidade de maior resistência a tomada do império otomano na Albânia, no século 15 e a cidade mais turística de lá. E por outro, acho que pela ponte sobre o rio Lumbardhi, Prizren me lembrou Sarajevo. É uma cidade histórica. Mesmo sem visitar o museu no castelo e passando apenas uma tarde por lá, uma volta pelo centro é suficiente pra te passar a atmosfera do ritmo da cidade.

Marcadores: , , ,