Despedida de Berna

Meus últimos dias em Berna foram de muita correria e arrumação. Entre organizar a mudança, arrumar uma companhia de mudança, encaixotar as coisas e preparar tudo no apartamento pra entregar pra corretora, eu queria aproveitar o tempo com amigos que eu não ia ver mais com tanta frequência e também me preparava pra umas últimas feriazinhas de verão, no sul da França, com o Eric.

Arrumar uma mudança na Suiça é caro. Serviços aqui em geral são muito caros e mudança entre cidades é bem caro mesmo. Normalmente as pessoas chamam amigos pra ajudar, alugam um caminhão e fazem tudo sozinhas pra economizar. Eu até faria, mas como a minha empresa ia me ajudar a pagar uma parte, contratei uma empresa e me responsabilizei "apenas" por encaixotar minhas tralhas e desmontar o que desse. A mudança é paga por hora e número de homens trabalhando então quanto mais eu adiantasse, menos teria que pagar. Encaixotei tudo que deu e as coisas maiores e mais difíceis como minha cama, deixei que eles fizessem. E é claro, o transporte do antigo apartamento pro caminhão e do caminhão pro novo apartamento em Zürich.

Minha casa ficou uma zona por muitas semanas. Daí vc tira também porque eu deixei o blog um pouco abandonado nos últimos meses....

Alles klar. Eu ainda tinha que trabalhar 8, 9 horas por dia então o tempo que tinha "livre" eu tentava aproveitar arrumando alguma coisa pra mudança, antes da viagem com o Eric. Além disso, um happy hour com amigos, só um passeio na cidade antiga já deixava aquele clima de despedida no ar. Meus últimos dias em Berna se aproximavam.

Todos os dias ver aquela linda paisagem do rio Aare pelo trem era bom mas dava ao mesmo tempo já uma saudade...

Eu cheguei em Berna em julho de 2009 pra trabalhar numa organização internacional e não conhecia nada de lá. Tinha ido a Berna uma vez em maio pra fazer a entrevista e pronto. Cheguei sem conhecer nada nem ninguém, na cara e na coragem, apenas em busca de uma vida melhor, uma nova experiência de trabalho. Não sabia se ia dar certo. Entreguei tudo que tinha no Brasil e vim. Podia ter desistido depois de algum tempo, podia ter dado errado. Mas passaram-se 6 meses, 1 ano, 2 anos. Em Berna, morei 3 anos da minha vida, troquei de emprego, troquei de permissão, e chegou a hora de trocar de cidade também.

Berna
Minha principal razão e base de estar e continuar aqui é meu emprego. É a base de tudo, é através dele que posso usufruir da vida melhor que tanto almejei, é através dele que pude viajar o mundo, ver coisas novas, aprender um universo de coisas, melhorar finalmente meu Alemão e, é claro, me aperfeiçoar ainda mais na minha profissão, enfrentar novos desafios, crescer. Tanta, mas tanta coisa aconteceu nesses 3 anos.

Zürich
Eu amo Berna, ali passei maravilhosos anos, lindos momentos, momentos difíceis também, sim claro, nem sempre é tudo perfeito. Mas sempre valeu a pena o esforço. E continua valendo. Quando mudei de emprego pra poder aproveitar ainda mais minha vida aqui, sabia que meus dias em Berna estavam contados. Por sorte ainda passei mais 1 ano em Berna no emprego novo e só às vezes tendo que ir a Zurich a trabalho. Mas no início desse ano fui promovida, mudei de projeto e recebi novas responsabilidades. Com isso, o trabalho mais de Zurich do que de Berna. Resultado? Trem nosso de cada dia.

Foi uma luta conseguir dar conta de tudo e achar um apartamento nessa cidade foi uma loteria, nem te conto... mas é muito bom olhar pra trás, ver que tudo deu certo e voce conseguiu lidar com tudo, atravessou as dificuldades e continua firme e forte.

Como já disse aqui muitas vezes, adoro Zürich, mas Berna tem um lugar especial reservado no meu coração. Eu adoro aquela cidade. Pode ser lenta, pode ser boring as vezes, pode ser pequena, mas é uma das cidades mais bonitas que conheço e nunca me senti verdadeiramente entediada ali. Eu quero é ver agora é se Zürich consegue superar tudo isso... 

Marcadores: , , , ,