Gravidez na Suiça

Desde que fiquei grávida, já ouvi de vários lados uns pedidos pra esclarecer como é a gravidez, o prenatal e todo o acompanhamento dessa fase na vida uma mulher aqui na Suiça.

Apesar de já ter comentado uma ou outra coisa no post dos primeiros três meses ou do segundo trimestre, ou aquele que falei que as roupas não cabiam mais, como foi pra contar no trabalho, e que disse que era um menino e etc e tal, os posts são sempre bem pessoais e contando mesmo minha experiência, minhas reações, enfim é o meu relato. Agora, que a coisa está ficando mais clara, estou chegando na reta final e estou entendendo melhor como é o esquema de acompanhamento da gravidez (parto ainda não ne, que ainda to me informando e me preparando, mas da gravidez já dá pra falar), resolvi então resumir tudo num post só. Então vamos lá, ver se eu aprendi a lição direitinho.


O início
Bom, o início acho que deixei bem claro mesmo no primeiro post quando anunciei que tava grávida aqui. Em suma é assim: desconfiou? Faça o teste. Deu positivo? Marque a primeira consulta do seu pre natal. Ponto. Não tem exame de sangue, segundo exame de urina, nada pra confirmar. Se voce chegar no hospital, vão fazer o mesmo teste de farmácia. Então se o exame de farmácia deu positivo, ligue pro seu médico ou pra Frauenklinik (clínica de mulheres) da sua cidade (normalmente pertence ao hospital principal da cidade. Aqui em Zürich, é o Hospital da Universidade ETH). Aliás, me enganei, pra marcar o seu pre natal não, primeiro decida se quer continuar a gravidez ou não. É, aqui na Suiça aborto é legalizado e quando voce ligar pra Frauenklinik vão te perguntar se voce vai continuar a gravidez ou não. Se sim, voce é encaminhado pro departamento de Ajuda ao Parto (Geburtshilfe) aonde, agora sim, vai fazer o seu pre natal. Ou então, faz o pre natal todo mesmo com o seu médico ginecologista/obstetra. Se não quiser continuar com a gravidez, vão tomar as providências para agilizar o aborto.


Consultas
Bom, eu fiz (estou fazendo) o acompanhamento no hospital da Universidade, que é onde meu bebe vai nascer. É a policlínica então os médicos são um grupo de pessoas que estão de serviço em dias diferentes, então nem sempre toda consulta é necessariamente com o mesmo médico. No meu caso, o que eu fiz foi quando simpatizei com a médica que me atendeu a primeira vez, só marquei consulta no dia que ela estava, assim ela sempre me atende. As consultas com a médica são descomplicadas. Ela esclarece minhas dúvidas, me examina dependendo da semana que estou, prescreve vitaminas, controla peso, conversa. Voce recebe um cartão de consultas e a cada 4 semanas tem uma nova consulta.

Recepção da Policlinica
Na primeira consulta, normalmente com 8 semanas de gravidez, a conversa é beem longa, muita coisa a ser esclarecida, a médica te dá vários livrinhos sobre a gravidez, amamentação, etc. E voce recebe também o Mutterpass, que é um pen drive ainda com mais informações (em vários idiomas) e onde a cada consulta são salvas novas informações e também as fotos das ultras que voce leva pra casa.

A policlinica inicia o expediente cedo e fecha cedo também. Nunca fiz consulta a tarde e uma vez quando liguei lá as 16h já estava fechado. As consultas normalmente são pela manhã e sempre começam com exame de urina, pressão e verificação do peso com uma enfermeira numa sala só para paciente. Depois, volto pra sala de espera e sou chamada novamente pra ser atendida pela médica, ou pela médica da ultrasom em dias de ultrasom, e depois que vou pra médica.

Eu não tenho com o que comparar porque nunca fiquei grávida no Brasil e nunca fiz pre natal lá, mas apesar de aqui ser tudo bem organizado, já tive algumas pequenas coisas que não gostei lá na policlinica, como muito tempo de espera, ultra marcada numa consulta e teve de ser remarcada porque estava overbooked, mas foram poucas vezes e poucas coisas. No geral, o atendimento é muito bom, as consultas são demoradas, atenciosas e todo o protocolo parece ser seguido muito bem.



Vitaminas
Grávidas ficam mais debilitadas em seu organismo e precisam de suplementos. Formar um bebe dentro de voce "suga" muitos nutrientes que precisam muitas vezes ser recompostos além da alimentação normal. Ferro, calcio, pode esperar que é normal precisar tomar vitaminas na gravidez.

Inicialmente me foi recomendado pela médica tomar um composto de vitaminas com ácido fólico importante para o desenvolvimento do cérebro do bebe. A caixinha de Elevit vem com 100 tabletes e tomo um todo santo dia.

Depois do exame de glicose na 27a semana, foi identificada uma pequena baixa na minha taxa de ferro e aí me foi passado mais um medicamento pra tomar todo dia também pra ajudar a levantar o ferro. Mais pra frente falo melhor do plano de saúde, mas o plano normalmente cobre os remédios comprados na farmácia. Neste caso das vitaminas, não cobre o Elevit, mas cobre o do ferro. Assim, na farmácia mesmo imprimem uma etiqueta com os dados da pessoa e ainda a frequencia que se deve ser tomada colada na caixa.




Ultrasom
A médica que faz a ultrasom não é a mesma que te examina. A sala da ultrasom é uma só, é super disputada e normalmente é uma médica só pra fazer ultrasom e uma assistente na sala. Todos dizem que o plano cobre 3 sessões de ultrasom, mas lá no hospital fazem 4, sem custo a mais pro paciente. Ultra normal 2D e 3D incluídas. Isso eu sei que não é como no Brasil que o plano não cobre a ultra 3D. Aqui cobre.

A primeira ultra é a transvaginal na primeira consulta com 8 semanas, quando só dá pra ver um pontinho de nada mas já dá pra ver o coração batendo, e mesmo assim é emocionante.

Na 12a semana, tem mais uma ultra e tem também a primeira Ultra 3D, mas o feto ainda é muito novo e não tem cara de humano. Não é bonito e não vale a pena fazer ultra 3D tão cedo.

Depois com 20 semanas, é quando normalmente se faz a ultra morfológica, na metade da gestação quando o bebe é grande e formado o suficiente pra ter seus órgãos e membros medidos. É normalmente aí que se descobre o sexo. Sim, o sexo do bebe é descoberto na ultra. Aqui não tem exame de sangue pra descobrir sexo, e muitas suiças nem querem saber o sexo antes do bebe nascer. É comum deixar pra ter a surpresa na hora do parto.

E depois, mais pro final da gravidez, com 30 semanas, é feita a última ultrasom, quando o bebe já pode estar virado de cabeça pra baixo e aí pode ser mais difícil ver a carinha dele.



Plano de saúde
A história do plano de saúde é um assunto longo e chato aqui na Suiça. Como tem gente que gosta de passar horas discutindo as várias possibilidades de planos, combinações, diferenças de preços entre cidades, etc. Eu não sou uma delas. Bem, aqui na Suiça, não existe sistema de saúde público. Todo mundo tem que ter plano de saúde, eu disse TODO MUNDO. Não é barato e desde que eu mudei de emprego que tive que pagar o meu (pois antes estava coberto pelo meu outro emprego), que todo mês reclamo quando chega a conta. Dá dó pagar quando voce não está usando. Agora que estou usando pago com gosto e não reclamo mais.

Em suma, os valores dependem de vários pontos: primeiro, a franquia. Se voce tem franquia de 300 francos por exemplo, o valor que voce vai pagar por mês vai ser mais alto do que uma pessoa que tem uma franquia de 1000 francos. Porem, se voce precisar fazer um tratamento que custa 800 francos por exemplo, vai pagar os primeiros 300 francos e os outros 500 são cobertos pelo plano. Isso voce continua pagando a mensalidade, claro. Já a pessoa que tem a franquia de 1000 francos, se precisar passar por um tratamento de 800 francos, vai ter que pagar a mensalidade (menor que a sua, pois a sua franquia é mais baixa), mas em compensação terá que pagar todos os 800 francos do tratamento, pois ainda não atingiu a franquia mínima do seu plano escolhido, entendeu? Quanto maior a franquia, menor o custo mensal. Vale se voce souber que não vai precisar usar, mas quem sabe ne? O meu é o da franquia de 300 francos, o valor que pago por mês é alto, mas pelo menos agora só pago os primeiros 300 francos do pre natal (incluindo remedio, consulta, qualquer coisa) e o resto todo é coberto pelo plano. E olha, não é barato. As consultas aqui são cobradas pelo tempo mínimo. Digamos que o normal de uma consulta é meia hora. Ok. Cada 5 minutos a mais que voce passar no consultório, é cobrado a mais, e, de novo: não é barato. Ah, e a história da franquia é por ano. Vira o ano, zera tudo e voce precisa pagar a franquia mínima de novo se usar.

Outra coisa, o valor da mensalidade varia por cantão. A mensalidade do mesmo plano é mais cara em Berna do que em Zurique.

Normalmente tratamento odontológico não está incluído no plano básico, também é preciso incluir, e aí bote mais uns 30 francos por mês.

Há também diferentes tipos de plano como Privat, Halbprivat (meio privado) e Allgemein (generico), que é como se fosse enfermaria e especial no Brasil, eu acho. Não sei direito a diferença entre Privat e Halbprivat, mas normalmente aqui todo mundo é Allgemein porque o Allgemein já é bem caro e é o mais barato dos três. No entanto, se voce precisar ser internado por exemplo e tiver plano Allgemein, voce não vai ficar num quarto só pra voce, vai dividir com outras pessoas. Já se tiver Privat, o quarto é seu. A cobertura também é mais extensa, mas normalmente no Allgemein voce já é bem coberto na Suiça inteira, Europa, e mais internacionalmente vai depender, as vezes é preciso pagar uma taxa extra dependendo do lugar. Também em alguns planos dependendo se voce tem Privat ou Allgemein voce só pode ser atendido por uma certa lista de médicos, mas eu mesma nunca tive problema com isso.
Sala de atendimento de emergência

Em emergências também tudo está coberto. Eu quando tive minha crise nos rins fui tantas vezes a noite ao hospital de emergência e tudo foi coberto pelo plano, amem. E na emergência, fazem tudo quanto é exame, até uma ultrasom extra é coberta. E tem até chazinho, comidinha...


Tipos e locais de parto
Aqui na Suiça a questão do parto é encarada bem diferentemente do Brasil. Aqui se voce não tiver nenhuma complicação, nenhum risco, nada, seu parto provavelmente será normal. Desde a primeira consulta, a médica já vem com um papo encorajador de que é uma experiência necessária para a mulher se sentir mãe, embora eu pessoalmente não ache que ninguém é mais mãe porque teve um parto normal do que uma outra que teve cesárea, mas aí já é outra discussão. Tudo isso é pra dar forças e tirar o medo da grávida de passar pelo parto normal. Há meios para minimizar a dor como a PDA (epidural), a anestesia durante as contrações, mas só durante as contrações! Que fique claro que a comunidade aqui gosta de dizer que se a mulher tiver com a epidural na hora H, não saberá como fazer força direito, então a epidural até é aplicada (se for pedida), mas na hora de empurrar, vão fazer com que voce não esteja anestesiada pra sentir realmente a necessidade de PUSH! Oh, god...

Uma parteira uma vez disse que a PDA era para mulheres "intolerantes a dor".... .......... fácil falar deve ser ne. Vamos ver, vamos ver...

Onde ter seu filho? Aqui na Suiça é bem comum ter filhos em Geburtshaus, que são casas de parto, só com parteiras (Hebamme), onde todo o trabalho é levado de maneira bem tradicional, sem pressa, sem anestesia. Eu até simpatizo com essas casas de parto, mas o problema é que se acontecer alguma emergência, não ter uma UTI ou um médico por perto pode ser crucial. Então prefiro a outra opção: ter meu filho no hospital mesmo que é equipado o suficiente e capaz de atender a qualquer urgência de última hora.

No próprio hospital, as salas de parto são enormes com banheiras, cordas, bolas, todos os artefatos pra ajudar na hora das contrações e voce pode passar horas e horas ali até a hora H de fato. Então pra mim não faz muita diferença da casa de parto, até porque no parto normal, mesmo no hospital, quem faz o parto é a parteira, e não o médico. E, sim, já respondendo sua dúvida, a médica que acompanha voce no pre natal não faz seu parto.

Na hora de ir pro hospital, é só se dirigir ao Gebärabteilung, que é o departamento de nascimento mesmo, a maternidade em si, e aí as Hebammes vão tomar conta de voce. Nada de contato previo, afinidades antes vistas, a pessoa que vai te ajudar a parir provavelmente será uma desconhecida, o que aqui na Suiça é totalmente normal, afinal ela é uma profissional 100% confiável e não há problema nenhum com isso.

Noite da Informação sobre o parto
Apesar de não ter tido meu pequeno ainda, a gente aprende muito durante a gravidez com as consultas, na preparação, conversando com pessoas e lendo revistas e sites. Além disso, os hospitais oferecem uma vez por mês a "Noite da Informação", ou a Informationsabend, onde os futuros pais vão lá num auditório ouvir uma espécie de palestra da chefe da maternidade e parteiras todas as informações importantes e necessárias que todos querem saber. Como é o quarto? Quando é a hora de uma PDA? Parto na água? A apresentação tem bastante foto e as pessoas fazem várias perguntas, então foi uma ótima ajuda ter participado.


Parteiras
Ou Midwife, em Inglês. Hebamme, em Alemão. Uma profissão muito nobre e reconhecida aqui na Suiça. As parteiras dominam a maternidade, uma vez que a maternidade é dominada por partos normais, e partos normais não são feitos por médicos e sim por parteiras. A não ser que haja uma necessidade, uma complicação, aí sim o médico de plantão é chamado no quarto, mas senão, a parteira é capaz de dar conta do recado. Ou mais de uma.

Depois do parto, elas são essenciais na Wochenbett que é o confinamento no hospital depois do parto antes de ir pra casa. São elas que vão ajudar a nova mãe a trocar uma fralda, a amamentar, a dar banho. E depois que voce for pra casa, tem direito a uma visita da parteira na sua casa por dia até 10 dias depois do parto, coberto pelo plano, que é quando ela vai vendo se está tudo bem com o bebe, se ganhou peso, se perdeu. E voce precisa achar e agendar uma parteira pra cuidar de voce em casa depois do parto com antecedência, porque elas são muito requisitadas.


Prioridades
Aqui na Suiça grávida não tem prioridade pra nada. Filas, ônibus, tram. Aqui só se levantam pra ceder o lugar pra pessoas idosas e olhe lá. Para grávidas não é o caso. Grávidas são tratadas igualmente como qualquer outra pessoa. Apesar da visão da barriga "incomodando" os outros, são poucos os que se sensibilizam de diminuir o passo pra voce acompanhar ou oferecer ajuda.


Cursos preparatórios
O hospital da universidade oferece vários cursos preparatórios em vários aspectos da gravidez. Tem curso preparatório pro parto, curso para maneiras com o bebe (trocar fralda, dar banho, etc), ginastica para grávidas, yoga para grávidas. Todos são pagos, com exceção da ginástica que é do governo, embora o plano de saúde cubra parte de alguns.


Bem, com certeza deixei de falar muita coisa até porque não sei muita coisa, sou mamãe de primeira viagem, mas acho que por ora está de bom tamanho. Agora nas minhas últimas semanas vou juntando mais informações pra depois registrar por aqui, assim como depois escrevo também sobre licença maternidade, creches e tudo o mais.

Marcadores: , , , , , ,