Paradeplatz

Se a Bahnhofstrasse é a área mais conhecida de Zurique, a Paradeplatz é o coração da cidade. É a praça na própria Bahnhofstrasse onde várias linhas de trams se juntam (2, 6, 7, 8, 9, 11 e 13) e onde o metro quadrado é um dos mais caros da Suiça.
É onde fica a sede de bancos suiços famosos como UBS, Credit Suisse, a chocolateria mais famosa da Suiça, a Sprüngli, ali perto fica também o famoso restaurante suiço, o Zeughauskeller, além de hoteis de luxo e relojoaria. Ou seja, não poderia ser mais suiço que isso... A Paradeplatz é sinônimo de riqueza e os estabelecimentos ali fixados são tão importantes economicamente falando, quando no turismo.
Afinal, ir a Zurique, tem que dar uma volta na rua mais famosa da cidade, e lá, ir ao ponto mais famoso. Desde os tempos antigos, a Paradeplatz foi ponto de mercado e apesar de hoje as paredes dos prédios da praça serem tomadas por nomes de marca e luxo, têm um que de medieval em algumas esquinas que torna tudo ainda mais interessante.

Eu já passei tantas vezes por ali e assim como as pessoas que moram aqui, terminam "taking for granted" e não dão muita importância aonde estão pisando. Até receber os amigos de outras bandas da Suiça e ver o interesse, a curiosidade e as fotos. Então, me dei conta que nunca tinha falado da praça aqui no blog... voilá!
Vindo da Bahnhof pela Bahnhofstrasse, passando por lojas e mais lojas, após alguns minutos, chega-se a Paradeplatz. Uma parada para conhecer mais um ponto muito famoso da cidade. Continuando o caminho e seguindo em frente, chega-se a Bürkliplatz e ali a frente está-se no lago, sim aquele onde se faz o passeio de barco que falei no outro post. Como se pode ver, em apenas um passeio por uma rua, pode-se ver o "must" de Zurique, o básico de todos que visitam a cidade e ao mesmo tempo o típico dessa cidade e o clichê da Suíça: Bahnhofstrasse, lojas, chocolateria, bancos suiços, restaurante típico, e o lago ao final. E mesmo pra quem não é turista, esse passeio continua sendo incrível.

Marcadores: , , , , , ,